Colômbia: Em Bogotá, igreja de metaleiros reúne jovens de cultura urbana


26.01.2012 -

Na igreja evangélica Pantokrator, de Bogotá, até a oração do Pai Nosso é cantada no ritmo de rock metaleiro. É sábado. São as 17h55 e começam a chegar os fiéis: jovens com o cabelo comprido, vestidos de preto, com acessórios pontudos de metal, tatuagens e botas de couro. O culto começa dentro de cinco minutos.

“Lá em cima há uma festa de loucos”, contam os vizinhos do templo ao contemplarem a entrada de três “cabeludos”, como são denominados de  modo depreciativo os que usam cabelo comprido sem lavar, barba e aparência descuidada.

O templo é escuro por dentro e ocupa o segundo piso de uma casa de esquina. No interior, em caligrafia confusa e letras vermelhas dá para ler o nome da igreja – Pantokrator,  que,  do grego, significa “Deus Todo-Poderoso”.  No teto, uma cruz gigante.

“Boa tarde, irmãos…”, saúda Cristian González, 31 anos, um jovem que parece ser qualquer coisa, menos o pastor. A Pantokrator foi fundada em 2003, dirigida para jovens de cultura urbana. Ela tem por propósito “pregar o amor e a misericórdia do Senhor por meio do Evangelho de Jesus Cristo a pessoas que não tiveram a possibilidade de acercar-se de Deus”, explica o pastor.

Cerca de 100 pessoas participam do culto, sentadas em cadeiras de madeira e de plástico que habitam o salão. Outras 20 estão de pé, a maioria metaleiros. A exceção talvez seja Benedito de León, um senhor de 67 anos, que aprecia a música roqueira que certamente perturbaria qualquer outra pessoa acima dos 60. “Esses hinos são para Deus, Ele merece tudo isso”, diz.

Carlos González participa do culto da Pantokrator pela primeira vez. “Aqui escuto música que me agrada, oramos num ambiente sadio. Em outra igreja diriam que seria satânico” afirma.

A comunidade de metaleiros conseguiu que pessoas dependente e alcoólicas superassem suas dependências. Elas se transformam em boas colaboradoras da igreja, explica um frequentador. A ideia de Pantokrator é que todos se sintam como em casa, comenta a mulher do pastor, Adriana Ardilar

Uma jovem com saia comprida, delineador nos olhos sobe o altar e inicia a primeira reflexão da noite sobre o perdão a Maria Madalena.

“Irmãos, abram espaço para adorar Cristo Senhor”, pede o vocalista do coro, Fernando López. Começa o louvor acompanhado por música, comandada pelo pastor na bateria, mais duas guitarras, enquanto os fieis se movem e cantam “massacre, massacre, massacre a Belzebu”.

“Existem muitos preconceitos sobre a nossa comunidade. Efésio 5,19 diz: ‘Animem-se uns a outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem e louvem ao Senhor com o coração”, explica o pastor. E é isso que a Pantokrator faz. Às 20h termina o culto.

Fonte: ALC  e   http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/

============================================

Leia também...

Acredite se quiser: Conheça a Igreja evangélica Caverna do Rock

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne