Sobe para 47 número de mortes pela gripe A no Rio Grande do Sul


26.07.2012 - A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou nesta quinta-feira que subiu para 47 o número de mortes provocadas pela gripe A no Estado em 2012. Segundo o boletim divulgado hoje, foi confirmado um novo óbito, ocorrido em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. A vítima era uma criança de 10 anos.

O número de casos da doença no Rio Grande do Sul subiu para 340. Segundo o relatório da secretaria, há ainda 8 mortes que estão sob investigação no Estado.

Até o dia 21 de julho, o País havia registrado 210 mortes por gripe A no ano. Na última sexta-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou que não há risco de uma nova epidemia no Brasil. Conforme o ministro, o que existe hoje é uma maior circulação do vírus e uma maior estrutura para a sua detecção.

O Ministério da Saúde reforçou nesta quinta-feira a recomendação para que o antiviral oseltamivir (de nome comercial Tamiflu) seja receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe residentes em estados onde há alta circulação do vírus Influenza H1N1, como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Por meio de nota, a pasta ressaltou que a orientação é válida inclusive para pacientes que estão fora do chamado grupo de risco, que inclui gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, idosos, profissionais de saúde e índios.

O ministério também destacou que o medicamento deve ser administrado até 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas, sem que se necessite aguardar resultados laboratoriais ou sinais de agravamento da doença. Ainda de acordo com o comunicado, todos os estados e municípios do país estão abastecidos com o oseltamivir.

Este ano, foram repassadas às secretarias estaduais de saúde 418,8 mil caixas do remédio, cada uma contendo dez comprimidos, suficientes para um tratamento completo. A gripe é caracterizada pelo surgimento simultâneo de febre e tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, muscular ou nas articulações.

Com informações da Agência Brasil  e Terra noticias

=======================================

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)

 

Leia também...

EUA confirmam caso de doença da vaca louca na Califórnia

Bactérias resistentes desafiam Congresso sobre doenças infecciosas

Misteriosa doença Zumbi afeta crianças de Uganda na África

Cientista: Brasil não está preparado para epidemia mortal

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne