Com 1,2 mil casos, Paraná tem epidemia de dengue em 5 cidades


22.01.2013 - O Paraná possui cinco cidades com situação de epidemia de dengue devido à grande quantidade de casos registrados nos últimos meses. O último município a entrar na lista foi Paranavaí, na região noroeste do Estado, com 245 casos confirmados e 519 notificados. Também foi registrado em Paranavaí o primeiro caso autóctone (com origem no local) do tipo 4 de dengue em todo o Estado. Os outros municípios em situação de epidemia são Fênix, São Carlos do Ivaí, Japurá e Peabiru. Até o momento, uma morte por dengue foi registrada neste ano, na cidade de Peabiru. A vítima foi um advogado de 75 anos.

As regiões noroeste e central do Paraná são as mais afetadas pela dengue em 2013. A Sala de Situação da Dengue, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registrou 1.269 casos confirmados de dengue entre agosto de 2012 até a semana passada. A notificação chegou a 7.668 casos. A dengue atingiu 68 municípios paranaenses, que já registraram casos confirmados da doença. A notificação ocorreu em 208 das 399 cidades do Estado.

De acordo com Sezifredo Paz, superintendente de vigilância em saúde da Sesa, a situação no Paraná é de alerta. "Estamos com mais de 200 municípios com infestação e o esforço é para que nenhum outro entre em situação de epidemia. Além das regiões noroeste e centro do Estado, nos preocupa as regiões de Londrina e Foz do Iguaçu. Nestes dois casos, a incidência não é alta diante o total da população, mas preocupa pela infestação", comenta.

O governo do Paraná determinou que equipes da Defesa Civil vão para os municípios em situação crítica para auxiliar na mobilização da população contra o mosquito da dengue. A Sesa também vai repassar R$ 4,2 milhões para o combate a dengue em 32 municípios. "Neste ano, os índices de infestação estão maiores em relação a 2012. Tem o fator climático e também casos em que o trabalho de prevenção sofreu alguma deficiência diante da mudança da gestão municipal", explica Sezifredo Paz.  O governo do Estado também está preocupado com a circulação do vírus 4 da dengue, o que deixa toda a população paranaense vulnerável a este tipo da doença.

Fonte: Terra noticias

---------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)

Leia também...

EUA: Grave surto de gripe faz cidade declarar emergência

Virus do Fim do Mundo: Pandemia catastrófica poderá dizimas milhões brevemente

Sagrada Escritura: O APOCALIPSE em fatos e notícias – por Dilson Kutscher

Nova cepa de norovírus se dissemina pelo mundo

Sinal dos Tempos: Reino Unido sofre de gripe de estômago

Médicos britânicos alertam para uma pandemia de Zoonose que poderá matar milhões

Sem controle: Surto de Meningite nos EUA já atinge 18 Estados

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne