Apagão deixa todo litoral do Piauí às escuras e sem água


12.02.2013 - A queda de três postes na cidade de Parnaíba (334 km de Teresina) deixou todo o litoral piauiense sem energia elétrica por quase 14 horas. A falta de energia também acarretou na falta de água porque os conjuntos de motobombas deixaram de funcionar por algumas horas.

Uma ventania derrubou os postes e deixou cerca de 200 mil pessoas no escuro na noite dessa segunda-feira (11). A população passou a madrugada de calor. A energia só foi restabelecida no fim da manhã desta terça-feira (12).Os postes fazem parte do sistema de energia elétrica 69 KV que fornece energia para os municípios de Parnaíba, Luis Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia e Camocim, localizados no litoral do Piauí.

De acordo com a Eletrobras Piauí, os ventos fortes contribuíram para a queda dos postes que estavam com as bases desprotegidas devido às obras de escavação e terraplanagem de um terreno a qual será construído um condomínio em Parnaíba.

A companhia energética informou que os postes estavam com as bases a cerca de um metro de profundidade diferente de como foram colocados pela empresa, que seria de três metros de profundidade para não ocorrer acidentes.

A empresa de energia elétrica informou que vai acionar a Justiça para responsabilizar a construtora pela queda dos postes e arcar com os prejuízos causados a Eletrobras.

A Eletrobras Piauí informou que a execução dos trabalhos de substituição dos postes foi complexa e por isso houve demora em restabelecer o sistema elétrico. Os postes que caíram ficaram danificados e tiveram de ser substituídos por novos. Quatro equipes participaram dos trabalhos, que envolveram 20 pessoas, entre engenheiros e técnicos.

Efeito dominó

Por causa da falta de energia, o bombeamento nos sistemas de abastecimentos de água para as cinco cidades operou com deficiência. A Agespisa (Àguas e Esgotos do Piauí S/A) informou que ativou quatro grupos de geradores para reforçar o abastecimento de água no litoral e que já havia preparado um esquema de plantão para agir com rapidez para não comprometer o fornecimento de água para a região.

Fonte: UOL noticias

=========================================

Leia também...

Parecia mais um twister ou tromba-d'água, diz leitor sobre nuvem em BH

São Paulo: Aumenta incidência de descargas elétricas nas cidades da região

Vendaval provoca uma morte e deixa feridos em Santa Catarina

RS: Temporal com ventos de mais de 120 km/h provoca estragos na Capital e no Interior

Sinal dos Tempos: Uruguai e Argentina registram estragos com tornados

Destruída por Tornado, cidade de Ponte Alta SC, busca forças para se reconstruir

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne