Reservatório que abastece SP atinge pior índice da história, com 11,9% da sua capacidade


22.04.2014 -

n/d

Com 11,9%, reservatório atingiu pior índice da história nesta terça-feira.
Governador anuncia cobrança de multa para quem não economizar.

Os reservatórios de água do Sistema Cantareira voltaram a atingir o menor índice de sua história nesta terça-feira (22) com apenas 11,9% da sua capacidade. Nos últimos meses, o Sistema Cantareira vem registrando sucessivos recordes de baixa.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na tarde desta segunda, durante visita a Franca, no interior de São Paulo, que os moradores da região metropolitana abastecidos pelo Sistema Cantareira vão ser multados se aumentarem o consumo de água. A cobrança começará em maio.

De acordo com Alckmin, o consumidor que gastar acima da média no próximo mês pagará conta 30% mais cara. Já para os consumidores que conseguirem economizar 20% receberão desconto de 30%.

A possibilidade de multa foi divulgada pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Mauro Arce, na quinta-feira (17). Em entrevista à Rádio CBN, ele disse que a multa deve começar a ser aplicada entre maio e junho.

n/d

A multa é planejada como forma de incentivar a economia de água em um momento de recorde negativo no nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. O governo do estado diz que não há racionamento e que problemas no abastecimento em alguns bairros são resultados de manobras pontuais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Apesar de moradores de bairros da capital paulista e de cidades da Grande São Paulo relataram falta d'água em períodos do dia, conforme adiantou o G1 no mês de março, o governo nega a existência de racionamento de água. Na semana passada, o governador disse que A Sabesp informou que a falta d´água em alguns bairros da cidade são manobras técnicas pontuais devido à utilização de água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para abastecer áreas atendidas originalmente pelo Sistema Cantareira.

Programa de desconto e taxa extra

De acordo com o secretário Mauro Arce, cerca de 75% dos consumidores conseguiram reduzir o consumo de água desde o início da campanha da Sabesp, em fevereiro. Desses, cerca de metade conseguiu se beneficiar de um bônus (desconto) de 30% por ter economizado 20% da média mensal.

"Há 35% [dos consumidores] que aumentaram o consumo. É para esse conjunto que nós estamos preparando um programa novo de ônus. O que eu gostaria de resultado com esse programa de ônus é que ninguém fosse multado e que todo mundo conseguisse não aumentar o consumo", afirmou o secretário à Rádio CBN.

Arce esclareceu que alguns casos poderão ser exceções. "Alguém que tem um motivo justo: um casal que não tinha filho e teve quíntuplos. Evidentemente, a gente vai analisar caso a caso", disse.

O consumo de estabelecimentos comerciais também poderá ser analisado de maneira diferente pelo governo paulista. A multa para quem gastar demais poderá ficar entre 30% e 35%. "Estamos indo para uma linha em que o ônus ficará igual o bônus em termos percentuais", estimou.

A base de cálculo do ônus deve levar em conta da data da implantação do bônus, em 1° de fevereiro. Em abril, o benefício foi expandido para 31 cidades atendidas pela Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: G1

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

O baixo nível da represa do Rio Jundiaí revela paisagem incomum e surpreende moradores

Previsão da Sabesp: Regiões de São Paulo podem ficar até 5 dias sem água

Especialistas alertam para grande risco de faltar água em São Paulo

Bacia do Rio Paraíba que abastece o Estado do RJ pode secar em 8 meses

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

Falta de chuvas antecipa para julho previsão de colapso em Reservatório de SP

Seca em SP já desencadeia conflito pela água, explica pesquisador

Sinal dos Tempos: Seca histórica agrava disputa por água no oeste dos EUA

Seca histórica faz Rio Grande do Norte decretar emergência em 95% das cidades

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne