Situação Preocupante: Falta de chuva ameaça abastecimento em 200 cidades de São Paulo


13.05.2014 -

n/d

Pelo menos duzentas cidades paulistas, além da capital, estão com o abastecimento ameaçado em razão da estiagem prolongada no Estado. Apesar disso, apenas seis municípios adotaram oficialmente o racionamento. Além da capital e de outras 30 cidades da Grande São Paulo, a crise no abastecimento é mais grave nas regiões de Campinas e Piracicaba. Os rios Jaguari, Piracicaba e Corumbataí, que abastecem essas regiões, estão com o menor nível em décadas.

O Corumbataí tinha vazão de apenas 1,63 metros por segundo nesta segunda-feira (12), em Rio Claro. As águas são usadas também para abastecer Piracicaba. O rio Atibaia registrava 5,49 m3/s de vazão no trecho em que as águas são captadas para abastecer Campinas. Normalmente o rio tem o triplo de vazão neste período. Em Valinhos, o nível estava um pouco melhor, com vazão de 6,34 metros.

A vazão de 16,93 metros cúbicos do Rio Piracicaba é considera muito baixa por conta da extensão do manancial. Nesses rios, a qualidade das águas piorou em decorrência da queda no nível causada pela estiagem. O índice médio de chuvas este mês não chegou a cinco milímetros na região, quando já deveria estar próximo de 50 milímetros. Cidades de grande e médio portes, como Campinas, Piracicaba e Rio Claro, estão em vias de iniciar o racionamento. O nível baixo do Rio Jaguari causa preocupação aos moradores de Limeira, mas a concessionária garante que o racionamento será evitado, já que a água é captada também no Ribeirão Pinhal, que está com nível melhor. A cidade tem um dos mais baixos índices de perda de água tratada do país, com 14,8%.

O problema se repete em outras regiões do Estado. Na região de Sorocaba, o problema é mais grave em Itu, onde a água é captada em mananciais superficiais que estão secando. Os moradores enfrentam racionamento drástico desde fevereiro. Em Salto, a prefeitura chegou a decretar emergência por causa da seca, mas o racionamento foi suspenso.

n/d

Indaiatuba lançou campanhas para economia de água.

Em Sorocaba, as represas do Ipaneminha e do Éden, que abastecem cerca de 240 mil habitantes, estão com nível preocupante. O Serviço Autônomo de Água e Esgotos estuda recorrer a represas particulares para suprir a falta de água. A cidade está sem chuva há 29 dias. A estiagem deve perdurar até o final de agosto na região.

Bairros de Bauru, na região central do Estado, ficaram sem água no final de semana. O Departamento de Água e Esgoto atribuiu o problema ao rompimento de uma adutora, mas o nível do rio Batalha, que abastece quase a metade da cidade, está com o nível baixo. O mesmo ocorre com o Rio do Peixe, um dos mananciais que abastecem Presidente Prudente. Para compensar a escassez de água, foi ampliada a captação no rio Aguapeí.

Em Marília, quatro dos oito mananciais que abastecem a cidade entraram em nível de alerta, com menos de 50% da capacidade, segundo o Departamento de Água e Esgoto de Marília. Uma campanha pede à população economia de água. Em razão da crise, serão perfurados oito poços para complementar o abastecimento.

O nível baixo do rio Jaguari causa preocupação aos moradores de Limeira, mas a concessionária garante que o racionamento será evitado, já que a água é captada também no Ribeirão Pinhal, que está com nível melhor. A cidade tem um dos mais baixos índices de perda de água tratada do país, com 14,8%. Na captação que abastece a cidade de Ourinhos, no sudoeste paulista, o rio Pardo está com o nível mais baixo dos últimos dez anos. A cidade está em campanha por economia de água. A medida foi adotada também em Botucatu, que se abastece do mesmo rio.

Fonte: R7

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Sinal dos Tempos: Falta de água começa a ser sentida no Mundo

Pela primeira vez na história, reservatório que abastece SP fica abaixo dos 9%

Fenômeno El Niño deve frustrar governo de SP e prolongar estiagem do sistema Cantareira

Fontes de água secando: Reservatórios do Centro-Oeste e Sudeste chegam a níveis

Operador Nacional do Sistema Elétrico admite propor corte de luz no Brasil

O baixo nível da represa do Rio Jundiaí revela paisagem incomum e surpreende moradores

Previsão da Sabesp: Regiões de São Paulo podem ficar até 5 dias sem água

Especialistas alertam para grande risco de faltar água em São Paulo

Bacia do Rio Paraíba que abastece o Estado do RJ pode secar em 8 meses

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne