Novo balanço da OMS diz que mais de 600 morreram pelo ebola na África


16.07.2014 -

n/d

A epidemia ebola em três países do oeste da África deixou desde janeiro 603 mortos, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de 964 casos declarados em Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Entre 8 e 12 de julho, 52 pessoas morreram em Serra Leoa, 13 na Libéria e 3 em Guiné, totalizando 68 óbitos. Segundo a organização, 85 novos casos foram registrados no período.

A OMS indicou que está procurando o apoio de pessoas influentes e respeitadas dentro das comunidades afetadas para explicar de forma mais eficiente às populações as medidas de proteção para frear a epidemia, a mais grave atribuída ao ebola até o momento.

De acordo com a agência das Nações Unidas, funcionários estão com dificuldades para visitar diversos povoados porque há hostilidade no atendimento, além de isolamento proposital por medo.

O ebola provoca vômitos e diarreia, prejudica as funções renal e hepática e pode causar hemorragia interna e externa. Ele mata até 90% das pessoas infectadas e é transmitido por contato direto com o sangue, fluidos e tecidos corporais de pessoas infectadas. Não há nenhum tratamento ou vacina.

n/d

Veja abaixo perguntas e respostas sobre essa doença:

Como o ebola se manifesta na pessoa doente?
O ebola é uma doença grave causada por vírus. Ela é muitas vezes caracterizada pelo início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia,funções hepática e renal deficientes, erupções cutâneas, e, em alguns casos, sangramentos internos e externos, com interrupção do funcionamento dos órgãos. Exames de laboratório incluem baixa de glóbulos brancos e de plaquetas e aumento das enzimas hepáticas. O período de incubação do vírus pode durar de dois dias a três semanas, e o diagnóstico é difícil.

Como o ebola se espalha?
Seres humanos pegam o vírus por meio do contato próximo com animais infectados, incluindo chimpanzés, gorilas, antílopes e morcegos que se alimentam de frutas. Os morcegos da família Pteropodidae são considerados os hospedeiros naturais da doença. O ebola também passa de uma pessoa para outra, por contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos, ou indiretamente, por meio do contato com ambientes contaminados. Os funerais daqueles que tinham a doença podem ser um risco, se as pessoas presentes têm contato direto com o corpo.

Onde está ocorrendo a epidemia atualmente?
Segundo os últimos números da Organização Mundial da Saúde (OMS) a epidemia na África Ocidental já deixou 467 mortos em Guiné, Libéria e Serra Leoa.  "Trata-se da maior epidemia em termos de pessoas afetadas, de mortos e de extensão geográfica", informou a organização em comunicado. Um fator perturbador é que desta vez o vírus está circulando em comunidades rurais e urbanas. "A tendência atual da epidemia e seu potencial de cruzar fronteiras e ter propagação internacional constituem um problema de saúde pública de grande preocupação", declarou Luis Gomes Sambo, diretor regional da OMS para a África. "O atual surto tem o potencial de se espalhar para fora dos países afetados e além da região se medidas urgentes e relevantes de conteção não forem postas em prática", disse ainda.

A doença pode ser levada de avião a outros países, espalhando a epidemia?
É possível que uma pessoa com ebola viaje de avião, mesmo a lugares distantes, já que a doença pode levar três semanas para se manifestar. No entanto, o professor William Shaffner, da Universidade Vanderbilt, nos EUA, em entrevista ao site americano LiveScience, apontou que não é muito provável que essa doença se espalhe da forma como tem ocorrido nos países africanos se os serviços de saúde agirem de forma a isolar as pessoas contaminadas. “Os serviços médicos ocidentais provavelmente lidariam relativamente bem em ‘capturar' o ebola quando ele chegasse, porque estaríamos cientes de que as pessoas vieram de áreas afetadas pelo ebola”. Ele destaca que para ser contaminado é preciso ter contato próximo com uma pessoa doente, com troca de fluidos corporais. “Estar com a mesma pessoa num só ambiente, por si só, não é perigoso”. A própria OMS, por enquanto, não fez nenhuma recomendação de que se deixe de viajar aos países envolvidos na epidemia.

Por que nos países afetados a doença está se espalhando dessa maneira?
Um problema grave que fomenta a epidemia atualmente é que naquela região há hábitos tradicionais como lavar os cadáveres antes do funeral, o que gera um contato capaz de transmitir o ebola. A OMS já disse publicamente que essas práticas culturais "contribuem fortemente" para a epidemia. Além disso, há muito movimento de pessoas através das fronteiras de Guiné, Libéria e Serra Leoa, o que posssibilitou à epidemia se tornar internacional.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)
 

Veja também...

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Esverdeado e seu Cavaleiro Cavalgam

Terror se espalha na Arábia Saudita por conta de novo virus mortal

Confirmado: Virus mortal Ebola está fora de controle na África, alerta MSF

Alerta: Laboratórios norte-americanos confessam fugas de bactérias mortais

EUA: Cientista cria vírus mortal capaz de resistir ao sistema imunológico humano

OMS pede medidas drásticas contra epidemia do mortal virus ebola e convoca reunião

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne