Seca provoca morte de milhares de peixes em rio no interior de São Paulo


16.08.2014 - Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

n/d

Piracicaba (a 164 km de São Paulo) testemunhou a mortandade de milhares de peixes desde a última quarta-feira (13) no rio que leva o nome da cidade. A estiagem, que baixou a vazão do rio para o menor nível em 30 anos, prejudicando a taxa de oxigênio na água, é apontada como causa da morte.

Estimativa da Prefeitura de Piracicaba indica que o total de peixes atingidos esteja entre uma e duas toneladas. É a segunda grande mortandade de peixes registrada neste ano no rio.

Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), na terça-feira (12) foram observados peixes buscando o ar na superfície. Na quarta, começaram as mortes dos animais, especialmente bagres, mandis e lambaris, que foram encontrados boiando em maior quantidade em uma área de aproximadamente mil metros no bairro Nova Piracicaba.

Em fevereiro, uma outra mortandade de peixes, de maior proporção que a registrada nesta semana, causada pelo mesmo problema, atingiu o Piracicaba, matando 20 mil toneladas de peixes.

n/d

O professor Adílson Peres Schiori, 28, que passa pelo rio diariamente para ir ao trabalho e costuma pescar no manancial, tem sido comum ver peixes mortos nos últimos tempos. "Vira e mexe, aparece um ou outro. Nesta semana, foi bem mais. É triste, porque já vi dourados, piaparas, peixes que adoraria pegar, todos mortos", disse. "É uma maldade o que estão fazendo com o nosso rio."

De acordo com a Cetesb, os peixes morreram por falta de oxigênio na água. A instituição afirmou que o trecho onde a mortandade foi registrada tinha 0,3 miligramas de oxigênio por litro de água, quando o mínimo necessário para manter os peixes vivos é de 2mg/l. Abaixo desse valor, os animais não conseguem captar o oxigênio, o que os tornam mais suscetíveis a doenças.

"De maneira geral, valores de oxigênio dissolvido menores que 2 mg/l pertencem a uma condição perigosa, denominado hipoxia, ou seja, baixa concentração de oxigênio dissolvido na água", disse a instituição, afirmando ainda que, para o trecho do rio, o índice costuma ficar entre 6 mg/l e 3 mg/l.

De acordo com a Cetesb, o quadro é causado pela "severa estiagem" vivida pelo Estado de São Paulo. "A vazão do Piracicaba encontra-se muito reduzida e, dessa forma, o rio torna-se muito mais vulnerável, pois apresenta baixa capacidade de diluição dos poluentes, com a consequente diminuição da concentração de oxigênio dissolvido na água".

n/d

O rio Piracicaba apresentou, nesta semana, a menor vazão dos últimos 30 anos na série histórica de medição do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica). A vazão chegou a 10,93 mil litros de água por segundo, com nível de apenas 79 centímetros no trecho urbano de Piracicaba, ambos recordes negativos. A média para agosto é de 55,5 mil litros de água/segundo de vazão e nível de 1,42 metro de profundidade.

fonte: UOL noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

A água do rio Paraíba do Sul também está acabando, situação é pior que no Cantareira

Seca encalha hidrovia, quebra safras e provoca desemprego no interior de SP

Crise da água: Vazão menor em usina de SP vai esvaziar reservatório de 3 hidrelétricas

Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP

Sistema Cantareira registrou pela 1ª vez na história 15 meses de perda de água

Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam

Fato que se repete: Peixes morrendo aos milhares no Rio Itapecerica MG

Sinal dos Tempos: Terra pode estar no meio de onda de extinção, alertam cientistas

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne