Seca histórica: Maiores represas do Cantareira viram córrego


26.08.2014 -

n/d

Quase três meses após o início do bombeamento do volume morto, um grande trecho das Represas Jaguari-Jacareí, que representam 82% da capacidade do Sistema Cantareira, virou um córrego. É por um estreito canal que cruza o solo rachado dos reservatórios, entre as cidades de Bragança Paulista e Joanópolis, no interior paulista, que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem sugado a água que resta no manancial.

Na próxima quinta-feira (28) metade dos 182,5 bilhões de litros da primeira cota da reserva profunda já terá deixado o sistema para abastecer cerca de 12 milhões de pessoas na Grande São Paulo e na região de Campinas. Só das duas maiores represas do Cantareira, a Sabesp já tinha retirado até ontem 72,3% do volume morto.

n/d

Segundo cálculos do engenheiro Antonio Carlos Zuffo, diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o uso da reserva profunda deixou o volume útil — água represada acima do nível das comportas — desses reservatórios negativo em 9%.

Com o esvaziamento das maiores represas do sistema e o afunilamento do canal, a Sabesp diminui desde o dia 15 deste mês para cerca de 5 mil litros por segundo a vazão de água retirada de Jaguari-Jacareí, cerca de um quarto dos 19,3 mil litros retirados por segundo do Cantareira para a Grande São Paulo. A diminuição foi compensada com o início do bombeamento da reserva profunda da Represa Atibainha, em Nazaré Paulista.

Até a última segunda-feira (25), segundo o boletim diário do comitê anticrise que monitora o Cantareira, restavam nas cinco represas que formam o sistema 115,9 bilhões de litros, que representam 11,9% da capacidade do manancial, conforme medição feita pela Sabesp. Embora as obras tenham sido inauguradas no dia 15 de maio pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), ao custo de R$ 80 milhões, o bombeamento do volume morto teve início no dia 4 de junho.

No limite

Segundo Zuffo, a estimativa considera a permanência do baixo volume de água que entra no manancial observado nos últimos meses.

— Os cálculos mostram que essa reserva deve acabar entre os dias 11 e 17 de novembro. A partir daí, será preciso captar água da segunda parcela do volume morto", afirma Zuffo. A estimativa considera a permanência do baixo volume de água que entra no manancial observado nos últimos meses.

n/d

Conforme o Estado informou na semana passada, a Sabesp já pediu aos órgãos gestores do Cantareira autorização para retirar mais 106 bilhões de litros do volume morto. Segundo a estatal, a captação só será feita caso seja necessário e ficará restrita às represas Jaguari-Jacareí, que podem ficar com menos de 3% de todo o volume, incluindo o útil e o morto. A Sabesp gastou cerca de R$ 13,3 milhões para comprar mais 19 bombas para o volume morto.

Negócios

O cenário desanima quem trabalha na região e tinha a represa como um grande atrativo, segundo Sérgio José Bacci, gerente de uma pousada em Joanópolis.

— Para todos que ligam a gente logo avisa que aquela represa do site não existe mais porque estamos na área do Cantareira. Ainda não estamos sentindo tanto porque estamos na baixa temporada, mas muita gente já foi prejudicada.

Fonte: R7 noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Pior seca transforma os grandes rios paulistas em caminhos de pedra e areia

Sinal dos Tempos: Cidade paulista de Itu começa comprar água para aliviar racionamento

Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP

Seca sem fim: Desesperados, moradores de Itu usam água de córrego para se abastecer

Governador de SP conta com São Pedro para salvar abastecimento de água

Crise da água: Torneiras em São Paulo já começam a jorrar água suja

Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam

Seca histórica: Racionamento de água é insuficiente para recuperar níveis de reservatórios

A água do rio Paraíba do Sul também está acabando, situação é pior que no Cantareira

Seca encalha hidrovia, quebra safras e provoca desemprego no interior de SP

Crise da água: Vazão menor em usina de SP vai esvaziar reservatório de 3 hidrelétricas

Sistema Cantareira registrou pela 1ª vez na história 15 meses de perda de água

MPF recomenda que governo de SP implemente racionamento de água imediato

Nível do Cantareira cai para 15,9% e cidades no interior de SP furam poços para evitar falta de água

Estiagem no interior de SP faz afluente do rio Tietê secar completamente

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne