Prefeito de Lages SC decreta situação de calamidade pública após granizo


13.10.2014 -

n/d

O prefeito de Lages, na Serra catarinense, Elizeu Mattos, decretou situação de calamidade pública no final da tarde desta segunda-feira (13). A determinação foi motivada pela forte chuva de granizo que atingiu a cidade. Várias casas foram destelhadas e carros ficaram destruídos.

Segundo o gerente da Secretaria do Meio Ambiente, Rafael Pitz Silvério, 60% dos bairros da cidade tiveram prejuízos. "Uns oito bairros, mais nas extremidades, não foram atingidos", destaca.

A Defesa Civil e os bombeiros distribuiram lonas para parte das famílias atingidas, mas os estoques acabaram e foi solicitado mais plástico para cidades vizinhas. Algumas pessoas precisaram sair de casa e foram encaminhadas para abrigos. Às 18h30, uma força-tarefa da prefeitura fazia o cadastro dos afetados que pediam apoio com lonas, telhas e outros utensílios.

A chuva começou por volta das 15h30 desta segunda. Conforme levantamento preliminar da prefeitura, cerca de 5 mil pessoas registraram danos em suas propriedades até 18h. “Telhas e vidros quebraram. Carros ficaram com a lataria amassada, lanternas, faróis e para-brisas quebraram.

n/d

As pedras de gelo eram muito espessas e a velocidade com que caíram também ajudou a provocar prejuízos assustadores. Era um gelo maciço, do tamanho de ovos”, explica o vice-secretário da Defesa Civil municipal, Mushue Hampel. A corretora de imóveis, Cristiane Gamborgi mora no Centro e afirma que busca soluções paliativas em casa. "O telhado ficou todo furado e continua chovendo. A gente só consegue trocar o balde do lugar", afirma a mulher que acionou o seguro para fazer o conserto da residência.

"A gente levantou as coisas do lugar e agora tem que deixar como está. Não tem jeito", complementa a moradora que esperava parar de chover até 18h30. A forte chuva de granizo danificou vários carros que estavam estacionados nas ruas. Alguns tiveram os vidros destruídos pelo impacto das pedras de gelo. Eletrodomésticos também estragaram por causa da chuva que molhou o interior das residências com telhados perfurados pelo granizo.

O governador Raimundo Colombo informou que vai se reunir com o prefeito de Lages, Elizeu Mattos, na manhã desta terça-feira (14) para avaliar os prejuízos na cidade.

Granizo no Oeste e Sul

No início desta tarde, os municípios de Fraiburgo e Videira, no Oeste catarinense, além de Sombrio, no Sul do estado, também tiveram chuva com incidência de granizo. Segundo a Central RBS de Meteorologia, o fenômeno foi de fraca intensidade. Na primeira cidade, de acordo com os bombeiros, pelo menos dez casas tiveram danos nos telhados devido às pedras.

n/d

Pedras tinham tamanho de um ovo.

Ainda segundo os bombeiros, a região de 10 de Novembro, em Fraiburgo foi a mais afetada pelo granizo. A chuva durou cerca de 10 minutos, com início às 14h30. A  guarnição da cidade estava até as 15h20 no local para a distribuição de lonas para ao menos 10 famílias que foram atingidas pelas pedras.

Os municípios de Sombrio e Videira também registraram incidência rápida do fenômeno, por cerca de 10 minutos entre 14h e 15h. Conforme explica a Central RBS de Meteorologia, a combinação de alta umidade do ar e altas temperaturas provoca os temporais rápidos em todo o estado.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (São Lucas 21,11)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

VEJA TAMBÉM...

Visôes do Autor deste Site: Fenômenos Climáticos Intensos no Céu

Granizo com pedras de gelo do tamanho de uma laranja assustam moradores do Paraná

Um grande vendaval nunca visto aqui na cidade, relata moradora de Ouro Preto MG

Tornado destrói cidade: Vento foi de 5 a 93 km em minutos em Porto Murtinho MS

Tornado fecha aeroporto de Brasília, fenômeno foi o primeiro do tipo registrado no DF

Vendaval com ventos de 100 km/h arrasta aviões no Aeroporto de Pres. Prudente SP


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne