Mesmo com novembro mais chuvoso dos últimos três anos, nível do Cantareira chega a 225 dias sem subir


27.11.2014-

n/d

As chuvas que alagaram a capital nos últimos dias ainda não fizeram com que o nível do Sistema Cantareira subisse. Segundo dados da Sabesp, a segunda cota do volume morto passou de 9,2% para 9,1% nesta quinta-feira (27), fazendo com que o reservatório chegasse ao 225º dia consecutivo sem apresentar elevação no total de água armazenada — a última vez que isso ocorreu foi no dia 16 de abril. Com 134,9 mm de água acumulados durante o mês, o índice pluviométrico de novembro indica que esse é o segundo mês mais chuvoso do ano — e o novembro mais chuvoso desde 2011 — perdendo apenas para março, que registrou 193,3 mm.

Ao R7, a Sabesp informou que começou a usar a segunda cota do volume morto do sistema no dia 15 de novembro, data em que a primeira etapa do nível estratégico foi zerada. Há um ano, o volume do reservatório era de 31,7%.

De acordo com o meteorologista Adilson Nazário do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), não chovia de maneira significativa, em São Paulo, desde abril. Como exemplo, o Sistema Alto Tietê, que acumulou 35 mm de água referentes às chuvas da última terça-feira. Em abril, a cidade chegou a acumular chuvas de 37 mm em um dia.

A previsão é de que as chuvas voltem a atingir à capital na mesma intensidade das chuvas registradas na última terça (25). Segundo Nazário, do final do mês até dezembro, São Paulo pode obter registros de chuvas moderadas.

Racionamento

Apesar de registrar mais chuva neste mês, o número de municípios que estão racionando água em São Paulo aumentou. Há um mês, estava em 38, caiu para 30 e, agora, já são 40 as cidades que retomaram o rodízio ou engrossaram a lista nos últimos dias. A estimativa é de que em todo o Estado pelo menos 2 milhões fiquem com torneiras secas em parte do dia.

Fonte: R7 noticias

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

 

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Cantareira precisa de dilúvio, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Seca afeta região do Ceará que antes era beneficiada por fartura de água

Reportagem: Seca histórica transtorna a vida dos moradores de São Paulo

É ouro liquido, dizem moradores desesperados de Itu (SP) que fazem fila em bicas e poços por água

O Rio de Janeiro enfrenta a pior seca dos últimos 90 anos, o rio Paraíba do Sul, que abastece 12 milhões de pessoas está abaixo da capacidade

Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, diz diretor da Sabesp em áudio

Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Onde só passava barco dá para caminhar: O nível de 8 reservatórios que formam o sistema Alto Tietê chegou a nivel critico

Seca em Minas: Rios viram estradas de terra e morador diz que nunca viu algo assim

Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Situação Critica: Sem chuva, água do Alto Tietê só dura mais 2 meses

Grave seca também no Rio de Janeiro pode deixar população sem água

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne