Em meio a protestos, dentro e fora da Catedral da Diocese de Osorno, no Chile, Bispo ligado a Padre pedófilo toma posse


27.03.2015 - Apesar dos protestos que terminaram com três pessoas detidas e uma campanha pedindo que o Vaticano reveja a decisão, um bispo chileno ligado ao padre abusador mais notório do país tomou posse em sua nova diocese no sábado.

n/d

Esta nomeação do Papa Francisco levou muitos analistas a se perguntar quanto ao compromisso do pontífice em abordar casos envolvendo abusos sexuais por parte do clero e responsabilizar as autoridades religiosas que deixaram de agir quando era devido.

Cerca de 4 mil pessoas vestidas de preto em sinal de luto reuniram-se em frente da catedral da Diocese de Osorno, no Chile, para exigir que Dom Juan Barros Madrid, ex-capelão militar, não tomasse posse.

n/d

Um vídeo (ver abaixo) do evento postado na internet mostra a multidão jogando objetos no prelado, empurrando-o e tentando impedi-lo de entrar na Catedral de São Mateus, apesar das fortes medidas de segurança.

“Nunca vi algo assim”, disse ao Crux alguém que estava do lado de fora da Igreja. “Foi triste ver a Igreja na qual eu rezo todo dia reduzida a um campo de batalha entre os que apoiam o prelado e os que não apoiam”.

Pedindo para não ser identificado porque tem relações com a diocese, a pessoa disse que, enquanto Barros estava celebrando a missa, muitos ficaram gritando: “Pedófilo!” e “Saia fora!”. A situação chegou ao ponto em que a cerimônia precisou ser encurtada, pulando a homilia, a Comunhão e outras partes da liturgia.

Barros precisou ser escoltado para fora da Igreja depois da celebração.

n/d

Jornais locais informaram que o chefe da polícia, Leonardo Castillo, disse a jornalistas que, pelo menos, 3 pessoas foram detidas por conduta desordeira.

Desde que a nomeação de Barros foi anunciada em janeiro deste ano ela vem sendo criticada por elementos da comunidade local por causa dos laços que Barros tinha com o Padre Fernando Karadima, sacerdote que o Vaticano condenou em 2011 a uma vida de “solidão e oração” após ser declarado culpado de abusar sexualmente de vários fiéis durante as décadas de 1980 1990.

Três das vítimas de Karadima (Juan Carlos Cruz, James Hamilton e José Andrés Murillo) acusaram quatro prelados chilenos, inclusive Barros, de acobertar Karadima e de estarem presentes enquanto este as abusava.

As vítimas estão travando uma batalha jurídica contra a diocese de Santiago de Chile, exigindo, entre outras coisas, um pedido de desculpas por parte da Igreja e uma indenização financeira de 700 mil dólares.

As vítimas recentemente divulgaram uma nota dizendo que “como sobreviventes dos abusos cometidos por Karadima e pela cumplicidade de Dom Juan Barros Madrid, já estamos acostumados com o tratamento que temos recebido da hierarquia chilena”.

Juan Carlos Cruz, um dos sobreviventes, disse por email ao Crux que “este homem [Barros] viu os nossos abusos. Ele estava lá, testemunhamos isto, e fomos ignorados muitas vezes. Hoje sabemos que ele foi um homem desastroso”.

A cerimônia de sábado contou com a presença de uma dúzia dos mais de 50 bispos do país e quase 20 dos 35 padres da diocese.

O Cardeal Ricardo Ezzati, arcebispo de Santiago de Chile e presidente da Conferência dos Bispos do Chile, não esteve presente por causa de um compromisso anterior.

Em entrevista ao jornal Las Últimas Noticias, na sexta-feira, Barros – que negou todas as acusações através de uma carta pública no começo desta semana – disse que tinha “um forte sentimento de esperança, esperança pelo futuro”.

“Acredito que, no fim, o fato de que todos somos membros da Igreja irá prevalecer, e que todos iremos seguir as palavras do Santo Padre”, declarou Barros.

Nenhum procedimento criminal ou canônico foi iniciado contra o prelado. Até o momento, o Vaticano não fez nenhum pronunciamento em resposta às críticas recebidas após a nomeação.

A Organização de Leigos e Leigas de Osorno está pedindo que o novo bispo se afaste do cargo.
Juan Carlos Claret Pool, líder do movimento, contou ao Crux que bispos devem ter uma autoridade moral sobre o clero, os leigos e sobre a sociedade civil, “coisa que Barros não tem”.

Por isso, disse, ele e outros planejam continuar trabalhando e “mobilizados”.

Fonte: www.sinaisdoreino.com.br

=======================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Video da confusão dentro da Catedral de São Mateus no Chile, no dia da posse do novo Bispo, em 21 de março.

Ao término da cerimônia, Barros teve que “fugir” por uma porta lateral da igreja, protegida por guardas privados.

O novo bispo chileno não pôde presidir primeira missa na catedral, devido aos protestos.

 

Completando a notícia...

MEMBROS DA COMISSÃO VATICANA CONTRA ABUSOS SEXUAIS QUESTIONAM A INAÇÃO DE FRANCISCO NO CHILE

     Sexta, 27 de março de 2015

    Dois membros da comissão vaticana que assessora o Papa Francisco quanto a abusos sexuais na Igreja dizem ter ficado preocupados e surpresos com a decisão do papa de nomear um bispo no Chile acusado de encobrir abusos – e, até mesmo, testemunhá-los – enquanto era padre.

n/d

    Falando ao National Catholic Reporter nesta quinta-feira individualmente, dois membros da citada comissão também afirmaram que alguns do grupo estão considerando viajar a Roma para falar, face a face, com o papa sobre o assunto.

    Dom Juan Barros Madrid foi instalado sábado passado como o chefe da Diocese de Osorno, no Chile, em meio a protestos em frente à catedral onde a cerimônia de instalação foi realizada. Os sobreviventes chilenos acusam Barros de encobrir abusos cometidos pelo Pe. Fernando Karadima, ex-líder espiritual renomado e importante figura da Igreja chilena que foi declarado culpado, pelo Vaticano em 2011, por abusar sexualmente de menores, quando Barros ainda era padre.

    “Estou aqui falando por mim mesmo apenas, mas posso dizer que, como subgrupo de trabalho da comissão vaticana, todos nós estamos bastante preocupados com o que está acontecendo no Chile”, disse Peter Saunders, participante da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores e ele próprio sobrevivente de abusos.

    Referindo-se a diferentes subgrupos da comissão que trabalham para propor recomendações ao Papa Francisco sobre as medidas contra abusos sexuais na Igreja, Saunders disse fazer parte de um grupo de trabalho composto por sobreviventes que, juntos, estão considerando irem a Roma.

    “Eu fiquei bastante preocupado com esta questão”, falou ele, que também é o fundador da Associação Nacional para as Pessoas Abusadas na Infância, com sede na Inglaterra. “Um ou dois de nós estamos pensando em ir a Roma para falar com Francisco ou, pelo menos, com o Cardeal Sean O’Malley”.

    O’Malley, da Arquidiocese de Boston, preside a comissão vaticana citada e é, também, membro do Conselho dos Cardeais, órgão consultivo do papa.

    Durante a instalação de Barros no sábado, cerca de 650 pessoas interromperam a cerimônia vestindo preto e fazendo barulho em protesto. Os sobreviventes dizem que, durante seus anos de padre, Barros não só trabalhou para encobrir os crimes de Karadima, mas também testemunhou alguns deles enquanto aconteciam.

    O bispo, que anteriormente foi o bispo da diocese chilena para as forças militares, nega as acusações, dizendo num comunicado que “nunca soube dos graves abusos que o padre Karadima cometia contra suas vítimas”.

    Em entrevista ao National Catholic Reporter via telefone, Marie Collins, membro da comissão vaticana para assuntos envolvendo abusos sexuais e que também é uma sobrevivente, convidou Francisco a destituir Barros do cargo de bispo.

    “Como sobrevivente, estou muito surpresa com esta nomeação no Chile, pois ela parece ir contra (...) o que o Santo Padre vem dizendo sobre não querer ninguém em postos de confiança na Igreja que não tenham um histórico de 100% de confiança quanto à proteção das crianças”, disse Collins, cidadã irlandesa.

    “Não sei se investigações foram feitas em nome da Igreja, mas sei que, durante as investigações sobre Karadima, os sobreviventes falaram aos investigadores sobre a presença de Barros”, completou.

    “Barros não está sendo acusado de abusos”, disse. “Ele talvez sabia dos crimes e não fez nada. Mas isso já é o suficiente”.

    Perguntada sobre quais recomendações a comissão vaticana está pensando em dar ao Papa Francisco sobre os bispos que encobrem abusos em suas dioceses, Collins disse pensar que a responsabilização dos bispos é uma questão separada da situação de Barros, já que ele não era bispo durante a época em que, supostamente, teria acobertado os crimes de Karadima.

    “Não parece que ele tenha se comportado de forma imprópria como bispo”, disse ela. “A questão é se tudo isso em torno dele o faz alguém apropriado para uma tal nomeação”.

    “Eu acho este caso é um pouco diferente, mas é tão preocupante quanto”, continuou Collins. “O fato é que a Igreja sabia destas acusações. Eu simplesmente não consigo entender como a nomeação foi levada adiante”.

    “Se ele provar que não esteve presente durante os abusos, então obviamente não haverá nada contra a sua nomeação”, declarou. “Mas não sei se ele consegue fazer isso. Parece que são vários sobreviventes dizendo a mesma coisa. Não é apenas uma pessoa acusando ele”.

    Collins disse que Francisco parecia “muito sincero” sobre a proteção das crianças.

    “Isto parece vir contra o que ele vinha dizendo”, continuou ela. “Eu gostaria só de entender melhor tudo isso e saber por que as inquietações em torno deste bispo chileno parecem não ter sido abordadas pelo Vaticano”.

    Saunders e Collins são dois dos 17 membros da comissão vaticana contra os abusos sexuais cometidos pelo clero. Esta comissão foi anunciada em dezembro de 2013, mas só se reuniu, com todos os participantes, em fevereiro deste ano em Roma.

    Collins disse que a próxima reunião do grupo irá, provavelmente, acontecer em outubro.

    Durante uma coletiva em fevereiro deste ano, a comissão pontifícia disse estar focando o seu trabalho na produção de recomendações ao pontífice em 10 áreas, inclusive a responsabilização dos bispos que acobertam abusos em suas jurisdições, e analisando as diretrizes relativas aos abusos sexuais de cada uma das conferências episcopais de todo o mundo.

  Fonte: www.ihu.unisinos.br/noticias

 

VEJA TAMBÉM...

Padres do Fim dos Tempos: Padre italiano afirma ser pedófilo e se enforca na sacristia

Sinal dos Tempos: Padre participou de roubo de bebês no Chile, diz Igreja

Para o Arcebispo de Concepcipon, no Chile, o importante é que somos uma familia muito unida...em direção ao inferno, claro!

Video: Bispos, Cardeal e Núncio no Chile se prostram para o altar e a mesa de demônios

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne