Clima do Fim dos Tempos: Cuiabá sofre com calor de 40ºC em pleno inverno


03.09.2015 -

n/d

Com a temperatura elevada e a baixa umidade do ar, os cuiabanos, principalmente aqueles que trabalham expostos ao sol, têm tomado alguns cuidados para se proteger e alteraram a rotina. Durante toda esta semana, os termômetros beiraram ou atingiram a 40ºC.

Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), faz 40ºC na capital nesta quintal-feira (3) e a umidade relativa do ar é de 11%. Não chove há 57 dias.

O trabalhador autônomo Luiz Alberto Martins conta que chegou a tomar 15 banhos por dia para amenizar o calor. "Tomei o primeiro banho às 7h da manhã, mas a água estava quente e, quando cheguei em casa às 16h, comecei a suar e tomei os outros banhos na caixa d'água por que a água estava mais fria", afirmou. Normalmente, dois banhos diários.

O consumo de água também aumentou. Ele trabalha como motorista fazendo entregas de mercadorias nos comércios da cidade e carrega uma garrafa térmica com capacidade para armazenar cinco litros para ele e um funcionário. E, nesta quarta-feira (3), repôs a água quatro vezes durante o horário de trabalho.

O mototaxista Edy Márcio Roberto, por exemplo, tem usado camisa com manga longa todos os dias para proteger os braços. "Tem que vestir camiseta manga longa, usar óculos escuros, boné e beber muita água. Eu tomo mais de três litros de água por dia”, disse.

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, afirma que a temperatura não deve cair, pelo menos nos próximos dias. Também não há previsão de chuva para esta semana. “A temperatura continuará subindo, porque a localização geográfica [de Cuiabá] dificulta na formação de chuva”, explicou. A cidade fica em uma região rodeada de montanhas.

Segundo ele, a cidade não está em estado de emergência, mas é preciso ficar atento. "Estamos em estado de alerta, se a umidade ficar abaixo de 12%, ficamos em situação de emergência. A umidade está baixa, mas a condição não é crítica", citou.

Há quem goste do calor. Para alguns a temperatura elevada é sinal de uma renda maior no fim do mês, como é o caso do vendedor Natal Franzão. Ele vende 'cremosinho' no Centro de Cuiabá e aumentou o lucro em 25%. "É uma maravilha. Não estou dormindo, mas, com o dinheiro do cremosinho, pago a energia que gasto com o ventilador. É muito prejudicial esse sol. O jeito é procurar uma sombra para ficar”.

n/d

Para se hidratar, o contador Antônio Reis conta que toma água de côco todos os dias. “Tomo para refrescar e hidratar. Meu escritório fica perto de onde compro a água côco, então compro todos os dias. Ficar só na água está dificíl”, citou.

Nas escolas, as atividades também tiveram mudanças. A diretora da Escola Estadual Presidente Médici, Patrícia Carvalho, explica que o intervalo era de 15 minutos e, por causa do calor, passou a ser de meia hora. As aulas de educação física na quadra foram suspensas e a alternativa foi permanecer com os alunos em sala de aula.

“Fazem três semanas que os alunos não vão para a quadra. Tem alguns estudantes que passam mal por causa do calor. Não está sendo nada fácil. O rendimento dos alunos caiu”, afirmou. A diretora ainda explicou que a escola optou por preparar uma alimentação mais leve para alunos..

Conforme o coordenador da Defesa Civil, é preciso estar hidratado e ter cuidados com a pele. Ele explica ainda que, se a umidade chegar a menos de 2%, a Defesa emite um alerta para que as aulas sejam suspensas.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Veja também...

Calor e ar seco explodem número de queimadas sobre o Brasil

Sul de Minas: Seca no Reservatório de Furnas, fica difícil encontrar os trechos que ainda é possível ver o lago

Falta de água na grande São Paulo é oficial, declara Governo do Estado, devido a gravidade da situação

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne