O corredor cheira a morte é um inferno, diz irmã de paciente em hospital no RJ


06.01.2016 -

n/d

Com anemia e necessidade de ser submetido a sessões de hemodiálise, Afonso, 48, irmão de Cristiane Pereira, 33, aguarda há dois dias no corredor do HGNI (Hospital Geral de Nova Iguaçu), na Baixada Fluminense.

Segundo a família, ele está sem banho e em condições que "parecem o Titanic". "É a lei da sobrevivência. Meu irmão está em um corredor que parece um inferno", afirmou Cristiane, que voltou ao hospital nesta quarta-feira (6) na tentativa de retirá-lo da unidade, à revelia.

n/d

"Quero levá-lo para outro lugar. Não quero que ele morra sem atendimento, sem emergência, sem os cuidados que ele está precisando no momento."

A irmã do paciente afirma ironicamente que, durante a visita, teve a sensação de que estava, na verdade, entrando no IML (Instituto Médico-Legal). Ela declarou que outros pacientes também estão possivelmente sem banho. O odor é descrito como insuportável.

"O corredor cheira a IML. Parecia o IML. (...) Questionei uma enfermeira sobre a falta de banho, mas ela respondeu: 'Já que ele esperou desde segunda, que espere mais, pois estou atendendo outra pessoa'. Só não a culpo porque estou vendo realmente que está um inferno lá dentro", disse Cristiane.

n/d

O Rio de Janeiro vive uma grave crise na saúde pública, em virtude do atraso no pagamento de salários e da falta de materiais e condições adequadas de atendimento. Nos últimos dias, houve relatos de pessoas que receberam alta mesmo com problemas sérios de saúde, além de exames de imagem não serem realizados.

As unidades do Estado são as mais afetadas pela crise. Com isso, as redes municipais também estão apresentando problemas como superlotação e falta de pessoal, em razão do aumento de demanda. O HGNI é de responsabilidade da Prefeitura de Nova Iguaçu. A instituição informou, no entanto, que "a superlotação é uma realidade" e está diretamente relacionada com a crise na saúde pública fluminense, motivada pelo atraso no pagamento de salários e pela falta de materiais e condições adequadas de atendimento.

Angústia da família

Na versão da família, com quadro de anemia profunda agravado por outros problemas de saúde, Afonso terá que passar por pelo menos duas sessões de hemodiálise (método de filtração do sangue por meio de um rim artificial). Apesar de querer a alta à revelia do irmão, ela ainda não sabe onde buscar atendimento.

"Ele é cadeirante e precisa de cuidados especiais. Desde segunda, a única coisa que fizeram com ele foi dar soro e medicamentos para aliviar a dor, pelo menos até que eles tenham um suporte para atendê-lo", disse.

"Perguntei se ele tinha prioridade, mas a resposta foi: não, só se ele estiver morrendo. Só em caso de morte. O que eu vou fazer ou falar? Realmente, isso é visível. Tem pacientes idosos, pessoas de 90 anos, quase cem, e não tem muito isso de prioridade não. (...) Eu não sei nem o que dizer".

Fonte: UOL noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Como se transformou em prostituta a cidade fiel! Antes era cheia de direito, e nela morava a justiça; agora, está cheia de criminosos! A sua prata tornou-se lixo, o seu vinho ficou aguado.
Os seus chefes são bandidos, cúmplices de ladrões: todos eles gostam de suborno, correm atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e a causa da viúva nem chega até eles. 
Pois bem! Ai de vós! - oráculo do Senhor Javé dos exércitos, o Poderoso de Israel. Eu vingar-Me-ei dos meus inimigos e pedirei satisfação aos meus adversários. Voltarei a minha mão contra ti, para te limpar com soda e tirar a tua impureza". (Isaias 1, 21-25)

"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12)

n/d

"Debaixo do sol, observei ainda o seguinte: a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniqüidade ocupa o lugar da justiça". (Eclesiastes 3, 16)

"Pus-me então a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis aqui as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los". (Eclesiastes 4, 1)

n/d

"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!"(Amós 8, 4)

n/d

"Ouvi a palavra do Senhor, príncipes de Sodoma; escuta a lição de nosso Deus, povo de Gomorra: Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. Ai de vós, que ajuntais casa a casa, e que acrescentais campo a campo, até que não haja mais lugar, e que sejais os únicos proprietários da terra". (Isaias 26)

 

Veja também...

Rio de Janeiro: O Deus Altíssimo que assiste a vossa festa na praia para os ricos, também assiste a vossa injustiça e opressão com os mais fracos, humildes e pobres

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne