Forte temporal com ventos de 119 km/h, devasta ruas de Porto Alegre, chegando a virar famoso barco que há décadas realiza passeios turísticos pelo Guaíba


30.01.2016 - Um dos ícones de Porto Alegre, o barco Cisne Branco, que há décadas realiza passeios turísticos pelo Guaíba, afundou devido à força do temporal.

n/d

Na manhã deste sábado, ainda era possível ver a lateral da embarcação sob a água turva. 

n/d

Proprietária do barco há 38 anos, Adriane Hilbig estava no Farol de Santa Marta, em Santa Catarina, quando um de seus marinheiros telefonou apavorado, por volta das 22h de sexta-feira. O fundo da estrutura — de 40 metros de cumprimento, três andares e capacidade para 200 passageiros — estava cheio d'água. O marinheiro relatou que ondas fortes batiam contra o casco, balançando a embarcação. Ele deixou o local e conseguiu se salvar, mas não foi possível evitar o desastre. 

— Nunca tinha acontecido nenhum acidente com o barco. É uma grande tragédia, mas a gente vai fazer de tudo para recolocar o barco no lugar — disse a proprietária.

Porto Alegre amanheceu no sábado impressionada pela dimensão do estrago provocado pelo forte temporal, com ventos de até 119 km/h, da noite de sexta-feira. O impacto mais visível da destruição era a quantidade de árvores, galhos e placas de lojas caídos nas ruas e moradias.

n/d

n/d

Quem precisou se deslocar na cidade, enfrentou dificuldades. Além de galhos e árvores bloqueando diversas ruas, os semáforos não funcionavam. A tempestade também provocou a queda do sistema da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) da Capital, dificultando os atendimentos. O estrago foi tamanho que a companhia admitiu que não tinha como dimensionar os efeitos. Integrantes de CEEE, EPTC, Defesa Civil e outros órgãos da prefeitura se reuniriam na manhã de sábado para traçar um plano conjunto de ações.

n/d

n/d

n/d
 

Meteorologistas têm diferentes explicações para o fenômeno.

Instituições de meteorologia têm diferentes explicações quanto à classificação do fenômenos que atingiu a capital gaúcha. Segundo o Inmet, houve uma tempestade violenta formada pela combinação de calor excessivo da atmosfera e pressões muito baixas. Para o Metroclima, formou-se uma supercélula de tempestade devido ao calor que chegou a 39,3ºC em Porto Alegre. O temporal atingiu a cidade por volta de 22h de sexta-feira. O Metroclima destacou que o fenômeno foi incomum pela violência e longa duração — quase uma hora.

É considerada uma das mais intensas das últimas décadas no município.

Duas portas grandes de vidro do Shopping Praia de Belas foram arrancadas com o vento e partes do telhado desabaram. Ficaram feridos cinco funcionários da segurança e um jovem que estava no local e tentou ajudar a segurar as portas. Ele precisou levar 20 pontos nos braços e nas pernas.

n/d

n/d

Os efeitos da violência da tempestade se impôs nas conversas de quem estava na Capital. A artesã Silvia Lucena, de Taquara, que participa da feira junto ao Parque da Redenção contou que se assustou com o impacto da destruição:

— Nunca tinha visto nada assim na Redenção.

Perto dali, dois feirantes conversavam, tentando definir o fenômeno responsável por tantos estragos.

— Foi vento, né? — comentou um deles. 

— Vento? Foi um tufão! — respondeu o artesão Douglas Menezes.

Postes de energia pegam fogo durante o temporal que atingiu Porto Alegre.

Fonte: Jornal Zero Hora

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Meteorologistas disseram que é considerada uma das mais intensas (tempestades) das últimas décadas no município.

Isto não é nada comparado ao que está por vir, pois...

"Porque só vejo violência e discórdia na cidade. Dia e noite percorrem suas muralhas, no seu interior só há injustiça e opressão". (Salmos 54, 11)

Então...

"Povos, escutai bem! Nações, prestai-me atenção! Pois é de mim que emanará a doutrina e a verdadeira religião que será a luz dos povos. De repente minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, (meu braço fará justiça aos povos), as ilhas em mim terão esperança e contarão com meu braço. Levantai os olhos para o céu, volvei vosso olhar à terra: os céus vão desvanecer-se como fumaça, como um vestido em farrapos ficará a terra, e seus habitantes morrerão como moscas. Mas minha salvação subsistirá sempre, e minha vitória não terá fim. Eu sou o Senhor teu Deus, que revolvo o mar e faço rugir as ondas; eu me chamo o Senhor dos exércitos". (Isaias 51)

"Os homens colherão o que semearam em seus corações: Visto que semearam ventos, colherão tempestades". (Oséias 8, 7)

"Nosso Deus vem vindo e não se calará. Um fogo abrasador o precede; ao seu redor, furiosa tempestade. Do alto ele convoca os céus e a terra para julgar seu povo". (Salmos 49, 3-4)

A noite mais escura e tenebrosa ainda está por vir...

Lembrando do artigo: Porto Alegre a noite mais escura e tenebrosa da tua existência chegará as tuas portas, porque Deus se lembrou das suas injustiças

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne