A rebelião final contra Deus continua: Revista National Geographic questiona a existência dos Apostólos de Jesus, perguntando se eles eram mesmo reais


12.03.2016 -

n/d

Questionar a existência de um “Jesus Histórico” é uma tentativa recorrente dos ateístas que visa minar a base da fé de mais de dois bilhões de cristãos no mundo.

Diversos livros já foram escritos sobre o assunto. A alegação é que não existe comprovação histórica de sua existência fora das páginas da Bíblia. Os defensores dessa filosofia insistem em ignorar diferentes registros históricos sobre a vida de Jesus e sua influência no primeiro século, alegando não serem “o suficiente”.

Agora a revista National Geographic dá espaço para um novo livro que procura atacar o cristianismo, usando esse mesmo tipo de argumento para afirmar que os 12 apóstolos “nunca existiram”. Rapidamente, diversos meios de comunicação do mundo deram espaço para o assunto.

Intitulado “Apostle: Travels Among the Tombs of the Twelve” [Apóstolo: viagens pelas tumbas dos doze], a obra assinada pelo autor Tom Bissell insiste que os apóstolos originais “são uma mistura de fato e ficção”. Ou seja, foram sendo reunidas histórias reais com relatos místicos sobre eles, que se amalgamaram nas figuras bíblicas que conhecemos.

Entrevistado pelo site da National Geographic, Bissell declarou: “Alguns desses nomes registrados no Novo Testamento são, provavelmente, de pessoas reais. Provavelmente existiu um Pedro e um João; com certeza um Tiago (o irmão de Jesus) e, quem sabe, um Tomé. Mas além dos próprios evangelhos, não há nada de histórico que comprove a existência deles”.

O autor conta que em sua busca para descobrir se os 12 apóstolos são figuras históricas reais ou apenas personagens de ficção, visitou diversos lugares ao redor do globo.

Percorreu o Caminho de Santiago, na Espanha, esteve no local onde Judas Iscariotes supostamente se enforcou em Israel e procurou no Quirguistão por um mosteiro onde os ossos do apóstolo Mateus supostamente foram enterrados. Afirma que foi um esforço que teve pouco resultado.

Contudo, ao analisar o Novo Testamento de uma forma mais ampla, reconhece que existe “uma quantidade razoável de informações sobre Paulo”. Também admite que Tiago, irmão de Jesus, “era uma pessoa real”.

Sua ressalva é que nenhum dos dois estava entre os apóstolos originais. “Sabemos sobre essas doze pessoas que foram os primeiros seguidores de Jesus, mas não há nada sobre eles em qualquer fonte secular, exceto as cartas de Paulo, que mencionam Pedro e João”.

Ele reconhece que “seria um insulto pedir para a maioria dos cristãos considerar o Novo Testamento como uma obra resultante da imaginação humana. Não digo isso no sentido de que é tudo falso, mas sim uma tentativa de colocar o universo em ordem”.

Sua conclusão é que “talvez ser apenas uma história é a melhor coisa que o Novo Testamento pode ser”.

Tom Bissell tenta minimizar seu ataque à fé cristã, procurando destacar a importância dos relatos bíblicos para a formação do mundo ocidental. “As histórias sobre os 12 Apóstolos são uma grande parte de como o mundo ocidental decidiu ensinar sobre o que entendemos por comunidade, verdade, amizade e lealdade”, destaca. Fonte: Gospel Prime

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Como podemos observar estes ataques a fé cristã, a Sagrada Escritura e a DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, vem de longa data.

A razão destes ataques é tentar conseguir tirar a Divindade de Jesus, implodindo assim, a Sua Santa Igreja Católica, tirando também a palavra "sagrado" e a visão de santidade, da mente das pessoas, inclusive dos fervorosos católicos, fazendo-os questionar literalmente, se realmente os fatos narrados no Santo Evangelho são verdadeiros ou apenas devaneios de pessoas que viveram naquela época de Cristo.

A metralhadora destes homens malditos, consiste em disparar sem tréguas, dardos envenenados de "confusão e dúvida" para os nossos corações, afim de nos levar dia após dia à um labirinto de incertezas com relação a tudo que lemos e aprendemos no Santo Evangelho. Na verdade, o que "eles" desejam, é que o povo, principalmente a nossa juventude, comece a questionar se Nossa Senhora, era realmente Virgem e Santa,  depois se Jesus teve mesmo os Seus Apóstolos e por último se Ele realmente Ressuscitou, ou apenas os boatos da época é que poderiam ter criado uma história muito bem planejada. Eles atacam por partes a história de Jesus, pois querem desmoralizar primeiro as paredes que a sustentam, vão provocando uma rachadura ali, outra aqui, até deixarem a parede fraca o suficiente para um ataque final.

A Sagrada Escritura nos alerta para estes homens apóstatas, criadores de suas próprias filosofias, crenças e tradições mundanas.

Diz na Sagrada Escritura:

"Eu me admiro da rapidez com que vos desviais daquele que vos chamou pela graça do Cristo, a fim de passar a outro evangelho. Não que haja outro; há apenas pessoas que lançam a perturbação entre vós e querem transtornar o Evangelho do Cristo. Mas se alguém, mesmo nós ou um anjo do céu, vos anunciasse um evangelho diferente daquele que nós vos anunciamos, seja anátema! Já o dissemos, e agora torno a dizê-lo: se alguém vos anunciar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja anátema! Pois, estaria eu agora procurando o favor dos homens ou o de Deus? Acaso procuro agradar aos homens? Se eu ainda agradasse aos homens, não seria mais servo de Cristo". (Gal 1, 6 -10) (anátema = maldito)

"Cuidai de que ninguém vos leve novamente à escravidão com filosofias falazes e vãs, fundadas em tradições humanas, nos elementos do mundo e não em Cristo". ( Cl 2, 8 )

"Portanto, irmãos, cuidai cada vez mais em assegurar a vossa vocação e eleição. Procedendo deste modo, não tropeçareis jamais. Assim vos será aberta largamente a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Eis por que não cessarei de vos trazer à memória essas coisas, embora estejais instruídos e confirmados na presente verdade. Tenho por meu dever, enquanto estiver neste tabernáculo, de manter-vos vigilantes com minhas admoestações. Porque sei que em breve terei que deixá-lo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo me fez conhecer. Mas cuidarei para que, ainda depois do meu falecimento, possais conservar sempre a lembrança dessas coisas. Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos". (II São Pedro 1, 10-16)

“Por isso, não desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia. Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de DEUS. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de DEUS. Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem, para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de CRISTO, que é a Imagem de DEUS (2 Cor.4,1-4)

“Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em JESUS CRISTO. Toda a Escritura é inspirada por DEUS, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na Justiça. Por ela, o homem de DEUS se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (2 Tm.3,14-17).

Diz ainda na Sagrada Escritura:

"Pois como o relâmpago, reluzindo numa extremidade do céu, brilha até a outra, assim será com o Filho do Homem no seu dia. É necessário, porém, que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração. Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem. Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos. Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (São Lucas, 17, 24-30)

 

Veja aqui a reportagem em inglês da Revista National Geographic

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne