Vaticano mantém imóveis vazios, que poderiam ser usados para abrigar os sem teto


07.05.2016 - Hora desta Atualização - 21h35

n/d

Por Franca Giansoldati - para Il Messaggero

Um patrimônio imobiliário muito grande, composto por quase 300 edifícios de elevados valores, apartamentos, prédios, lojas, garagens. Um patrimônio de qualidade, que foi se acumulando lentamente ao longo dos séculos, graças às heranças de generosos benfeitores, convencidos de ajudar os pobres e a Igreja.

Há mais. Dos quase 300 apartamentos, muitos dos quais estão em ruas muito centrais, cerca de 80 não são utilizados por ninguém, quase abandonados, não arrendados. Na prática, vagos. Dos apartamentos ocupados, no entanto, uma boa porcentagem é constituída por inquilinos inadimplentes que não pagam um centavo há anos.

Na prática, removidos todos os impostos aplicáveis na Itália (em um total de mais de 800 mil euros), o tesouro imobiliário da Basílica de São Pedro não só não rende nada ao Vaticano, mas não é sequer disponibilizado para aqueles que dele precisam.

Assim, enquanto o papa Bergoglio encoraja energicamente as paróquias e as ordens religiosas a fazerem mais para dar uma mão aos refugiados e aos sem-teto, pondo à disposição algum apartamento vazio, existe uma fatia do patrimônio do outro lado do Rio Tibre que continua escapando de todo tipo de controle.

Em torno dessa história feia, registra-se o mais estrito sigilo, um silêncio quase total, provavelmente para que não chegue nada aos ouvidos do pontífice. Quem sabe... Como se a velha maneira de gerir as coisas, mais propensa a favorecer as facções familiares e não a adotar critérios transparentes e objetivos, custasse a se desintegrar e a dar espaço para uma gestão mais compartilhada e transparente.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.via Blog Paulo Lopes

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Lembrando o artigo publicado em 20.12.2015

Cardeal italiano que desviou dinheiro da caridade para reforma de seu luxuoso apartamento no Vaticano, doa 150 mil euros após escândalo

n/d

Acusado de usar dinheiro destinado à caridade para reformar seu luxuoso apartamento no Vaticano, o cardeal italiano Tarcisio Bertone doou 150 mil euros (cerca de R$ 650 mil) à fundação católica que teria pago a obra, informou a imprensa italiana neste sábado (19).

Ex-secretário de Estado, cargo que equivale ao de primeiro-ministro do Vaticano, Bertone, de 81 anos, garante que ele mesmo custeou os cerca de 300 mil euros na reforma do imóvel, de frente para a praça de São Pedro.

n/d

Um documento que aparece em um livro publicado em 2015 pelo jornalista investigativo italiano Emiliano Fittipaldi aponta que Bertone teria usado 200 mil euros da Fundação do Ospedale Pediatrico Bambino Gesù, em Roma.

"Reconhecendo que o episódio foi prejudicial para [a Fundação do] Bambino Gesù, o cardeal Bertone (...) fez uma doação por um montante de 150 mil euros", metade do total, declarou hoje a presidente da instituição, Mariella Enoc.

O cardeal foi afastado do cargo pelo papa argentino em 2013, pouco depois da posse de Francisco como Sumo Pontífice.

n/d

A obra começou após o cardeal deixar o comando da secretaria de Estado. Segundo o religioso, o apartamento cedido a ele é de propriedade do Governatorado do Vaticano e sua reforma deveria ser custeada pela própria Igreja. Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Eu poderia escrever "mil" palavras ou linhas, comentando o artigo acima, mas a Sagrada Escritura resumi em poucas palavras e linhas.

Diz na Sagrada Escritura:

“Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará a outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. (São Mateus 6,24)

"Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão". (I Timóteo 6, 10-11)

"Pode o homem enganar o seu Deus? Por que procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganado? E vereis de novo que há uma diferença entre justo e ímpio, entre quem serve a Deus e quem não o serve. Porque eis que vem o dia, ardente como uma fornalha. E todos os soberbos, todos os que cometem o mal serão como a palha; este dia que vai vir os queimará - diz o Senhor dos exércitos - e nada ficará: nem raiz, nem ramos. Pisareis aos pés os ímpios, os quais serão pó, sob a planta de vossos pés, no dia em que eu agir - diz o Senhor dos exércitos". (Malaquias 3, 8, 19-21)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne