Em Santa Catarina, menino ganha alimentos para doar as familias carentes, em vez de presentes no aniversário


08.07.2016 - Hora desta Atualização - 16h47

Leonardo não consegue entender como tem uma mesa farta em casa enquanto algumas pessoas passam fome. Quando o irmão caçula Lucas, de 3 anos, pensa em deixar sobras no prato, ele logo ensina: "tu não pode desperdiçar comida, mano, tem gente que não tem nada".

Solidário com os menos favorecidos, ele ficou feliz quando os pais propuseram que nesse aniversário, em vez de presentes, ele ganhasse alimentos para doar. O menino, morador de Quilombo, município no oeste de Santa Catarina, completou nove anos na quinta-feira (dia 7) e arrecadou 70 quilos de cesta básica.

n/d

"A solidariedade é uma característica dele. Nós não precisamos falar para ele dividir o lanche ou os brinquedos com os amigos. É natural. Então, resolvemos estimular essa bondade", conta o pai, Eloir Zuanazzi, de 38 anos.

É possível que Leonardo tenha sido 'contaminado' por uma prática da família. Nas principais datas festivas – Natal, Páscoa, Dia das Crianças –, eles distribuem presentes para famílias carentes. Nessas ocasiões, Leonardo se encarrega de partilhar os donativos.

"Ele adora esses dias. Não menospreza os outros porque têm menos dinheiro. Ele é carinhoso, abraça e beija as pessoas. É um menino fantástico", completou Eloir.

O aniversário de Leonardo foi celebrado com doces, parabéns, futebol e brincadeiras. Mas o que diz ter gostado mais foram os presentes: quilos de arroz, feijão, açúcar e farinha. "Eu entreguei para o hospital e para uma família pobre", disse.

A administradora do hospital São Bernardo, Luciene Basso Meurer, 44 anos, recebeu os alimentos e disse ter se sentido inquieta. "O gesto dele me fez refletir. A gente pensa muito em ter e se esquece da caridade, das necessidades dos outros, que podem ser maiores que as nossas. Se cada um fizesse o que ele fez o mundo seria bem mais bonito", conta.

Fonte: UOL noticias  - Enviado pelo amigo Abel Souza.

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Normalmente, com raras exceções, os filhos tendem a imitar seus pais nas atitudes. Na maioria das vezes, se os pais forem apegados aos bens materiais, não se importando em fazer caridade com os mais necessitados, seus filhos podem igualmente seguir essa atitude egoísta, gananciosa e impiedosa como exemplo de vida. Mas, também muitos pais e demais familiares, podem ser tocados de coração, por atitudes de bondade e caridade, vindas de suas crianças e jovens, pois, a força que emana de um coração caridoso com seu próximo, pode contagiar muitos outros corações por mais duros que ele possam ser. Numa sociedade que tornou-se indiferente ao seu próximo, seu irmão mais necessitado, não só de alimentos, mas de uma palavra de conforto ao coração, uma atitude vinda de um menino, é uma mensagem a todos, que para fazer o bem e praticar a caridade, o amor ao seu próximo, basta ter atitude e um coração bondoso e misericordioso...porque...

"A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.(I Coríntios, 13, 4-8 e 13)

E mesmo que...

"Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada". (I Corintios 13, 2)

Diz ainda na Sagrada Escritura:

"Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe". (São Marcos 12, 29-31)

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus:  É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda...se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)

"Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados". (I São Pedro 4, 8)

"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?
Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras". (São Tiago 2, 14-18)

 

Veja também...

Diálogos de Deus Pai com Santa Catarina de Sena: Quem me ama, procura ser útil ao próximo. Graças ao amor que o une a Mim, ama o próximo, presta-lhe serviços em suas necessidades

Maria Valtorta, mística italiana, que teve Revelações de Jesus: A Caridade é o próprio Deus. Quem dá aos pobres, a Deus dá

Maria Valtorta, mística italiana, que teve Revelações de Jesus: Deus muito perdoa a quem ama. E o amor dos indigentes, que não podem retribuir, é o amor mais apreciável aos olhos de Deus. A caridade, a misericórdia é premiada para sempre

Santo Afonso de Ligório: Ninguém pode amar a Deus sem que tenha amor ao próximo, porquanto o amor de Deus e o do próximo nascem da mesma caridade

Sempre Lembrando: A FOME não tem religião, a FOME não tem cor ou distinção de raça, a FOME não tem idade. A FOME somente tem a indiferença do coração humano, com a falta de amor com seu próximo: Quem é o meu próximo?

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne