Crise da água na Bolívia deixa 70% dos moradores sem água suficiente para beber


15.12.2016 -

A pior seca da Bolívia em 25 anos está tendo um impacto devastador sobre as famílias e a agricultura em uma das nações mais independentes da América Latina.

n/d

A Bolívia passou por uma grande transformação nos últimos anos transformando sua uma vez falha economia, em uma economia das que mais cresce na região. Nos últimos meses, ela também aumentou massivamente os gastos com educação e enfrentou as instituições bancárias de propriedade dos Rothschild. No entanto, todo o sucesso veio em meio a uma grande crise da água, alimentada por ambas as mudanças climáticas e décadas de má gestão. Agora, a crise tornou-se tão grave que o governo boliviano foi obrigado a declarar estado de emergência, como quase 70% dos bolivianos agora sem acesso à água potável suficiente.

n/d

Até mesmo na capital La Paz da Bolívia, a situação não é melhor com 800.000 moradores da cidade com somente acesso à água uma vez a cada três dias por apenas 3 horas. Este racionamento extremo de água foi recentemente declarado ser permanente. As três barragens que abasteciam La Paz com água durante décadas agora estão secando, com sistema operacional em apenas 1% da capacidade, enquanto que as outras duas permanecem em torno de 8%. Mais da metade de todas as outras cidades bolivianas declararam o seu próprio estado de emergência devido à seca. Os cientistas disseram que a principal causa da crise foi o derretimento das geleiras da Bolívia, as quais fornecem água para mais de 2 milhões de bolivianos. Ao longo dos últimos trinta anos, as geleiras da Bolívia diminuíram em mais de 40 por cento e que o problema é esperado piorar. O Ministro do Desenvolvimento Rural da Bolívia, Cesar Cocarico, expressou esse sentimento quando ele advertiu os bolivianos que "o pior está por vir nos próximos meses."

n/d

A economia da Bolívia, que tem experimentado um crescimento impressionante nos últimos anos, também tem sido fortemente impactada pela seca. As indústrias agrícolas e florestais, que empregam 44% dos trabalhadores do país, foram duramente atingidas. De acordo com o governo da Bolívia, 716.605 acres (290.000 hectares) foram gravemente afetados pela seca. Estima-se que $ 390 milhões esperam-se que sejam perdidos como resultado.

A escassez colocou muitos bolivianos no limite conforme os protestos relativos à falta de água tornaram-se comuns. Os moradores de El Alto, perto da capital, prenderam brevemente como reféns as autoridades da água para forçar o governo a explicar seus planos para enfrentar a crise.

n/d

Numa conferência de imprensa, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que a Bolívia tem que "estar preparada para o pior", mas observou que a atual crise é uma oportunidade para "planejar grandes investimentos" para se adaptar aos efeitos da mudança de clima que está acontecendo sobre o  abastecimento nacional de água. No entanto, nem todas as ideias de investimento de Morales têm sido bem recebidas, levando alguns a duvidarem dessas promessas. Além disso, Morales pediu aos governos locais para dedicarem recursos e trabalhadores para o transporte de águas de poços para as cidades, bem como a perfuração de poços. Com a água fresca se tornando um recurso cada vez mais escasso no mundo, apesar de sua necessidade para todas as formas de vida, a situação da Bolívia poderá em breve estar se repetindo em nações ao redor do mundo.

Fonte: www.anovaordemmundial.com

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Veja também...

Como o segundo maior lago da Bolívia desapareceu? Virou um deserto onde não se pode semear nada, nem produzir; não há nada, muito menos vida

Seca e desertificação afetam mais de 70% do território chileno, situação séria e preocupante, declarou Corporação Nacional Florestal

O gigantesco lago africano desaparecendo: O lago já teve 25 mil quilômetros quadrados, nos últimos 50 anos, cerca de 90% da área do lago desapareceu

A seca na Califórnia matou mais de 102 milhões de árvores, o que aumenta o risco de incêndios catastróficos e outras ameaças aos seres humanos

Após seca, igreja do século 16 submersa reaparece no México

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne