Papa Francisco: Não descartaria que eu passe para a história como aquele que dividiu a Igreja Católica


26.12.2016 -

n/d

Maike Hickson – OnePeterFive | Tradução Sensus Fidei:

DER SPIEGEL, uma influente publicação alemã, publicou um artigo sobre a atual crise manifesta na Igreja, devido a uma crescente resistência às reformas propostas pelo Papa Francisco. No final deste artigo, seu autor, o correspondente de Spiegel na Itália, Walter Mayr, revela um novo vazamento importante:

“Em um círculo muito restrito, diz-se que o Papa Francisco teria se explicado com a seguinte crítica: “Não descartaria que passe para a história como aquele que dividiu a Igreja Católica”. [Im Kreis kleinsten Franziskus soll sich schon tão erklärt haben selbstkritisch “ausgeschlossen Nicht, dass ich die Geschichte als derjenige em eingehen werde, der die chapéu katholische Kirchegespalten.”]

n/d

À luz deste comentário auto-revelador, vale a pena citar algumas outras partes deste artigo que mostra a enorme indignação aberta e ardente que o Papa Francisco causou dentro da Igreja Católica. Mayr descreve a atmosfera no Vaticano com palavras críticas, como segue:

Manhã de sábado na semana passada, pouco depois das oito, na Capela Paulina do Vaticano. Um grupo de cinquenta cardeais que agora vivem em Roma — com elegantes vestes, túnicas e chapéus púrpura, tanto quanto os olhos podem alcançar — aparecem com o fim de homenagear o Papa Francisco com uma missa concelebrada, por ocasião de seu aniversário de 80 anos. Enquanto eles se sentam sob o afresco de Michelangelo retratando a crucificação de Pedro, os dignitários têm seus olhos fixos no poderoso homem à esquerda do altar — e o distanciamento quase pode ser palpável. “Esteja certo de que estamos próximos de você”, diz o cardeal diácono [Cardeal Angelo Sodano] a Francisco — mas esta tranquilidade soa estranhamente vazia.

Como diz também o autor do artigo, Cardeal Walter Brandmüller, que vive em Roma e escusou-se, no entanto, desta celebração devido à sua fragilidade; mas enviara uma carta de congratulação ao Papa Francisco.

Em seguida, Mayr também descreve os acontecimentos em torno das dubia dos Quatro Cardeais, com a decisão do Papa Francisco de não responder à carta contendo as suas dúvidas sobre o seu documento promulgado Amoris Laetitia. O autor ainda considera a decisão do papa em não responder como sendo a sua própria “pena máxima”. Aos seus olhos, o papa Francisco parece sentir-se ferido por todos esses acontecimentos, como se tornou bastante discernível quando falou em seu discurso à Cúria Romana sobre aquela “resistência malévola” que visa acusá-lo pessoalmente por meio de referências que se refugiam nas tradições, nas aparências e nas formalidades.

Com referência a Edward Pentin, conhecido especialista do Vaticano, Mayr diz: “O papa está fervendo de fúria”.

n/d

Mayr também cita o próprio Cardeal Brandmüller, a quem ele próprio visitou em seu apartamento ao lado do Vaticano:

Falando em seu apartamento ao lado da Basílica de São Pedro, o Cardeal Walter Brandmüller disse que, na verdade, “é tudo ou nada”, para falar em termos coloquiais; Ou seja, trata-se do núcleo do todo, do ensinamento da Doutrina”.

Além disso, acrescenta Mayr, o Papa Francisco — juntamente com o Cardeal Walter Kasper — deseja “suavizar os preceitos centrais da Fé Católica e deixar aos bispos e sacerdotes locais a tarefa de interpretá-los para a vida diária das pessoas”. Esta nova abordagem, de acordo com Brandmüller, ataca o próprio fundamento da Igreja Universal:

“Quem pensa que o adultério persistente e a recepção da Santa Comunhão são compatíveis é um herege e promove o cisma.” A Sagrada Escritura, de acordo com Brandmüller, não é um lugar onde todos possam escolher o que gostam: “Nós somos, de acordo com o Apóstolo São Paulo, os administradores dos mistérios de Deus, mas não detentores do direito de disposição”.

Para Mayr, “muita coisa está em jogo”. Para ele, “Francisco parece estar cada vez mais isolado” e também “desgastado”. Um confidente do papa diz a Mayr: “Muitos não reconhecem mais no Francisco do ano de 2016 o homem que elegeram em 2013.” O jornalista também descreve como o Ano da Misericórdia “manteve tudo em aberto” e “não cumpriu as expectativas”. A reforma da Cúria também não avança; e, “de alguns dicastérios, vêm agora relatórios de “caos total.” De acordo com Mayr, a “volubilidade de Francisco causa problemas adicionais”; seus comentários sobre a mídia e sua tendência para a “coprofagia” até causaram indignação entre seus próprios seguidores mais simpáticos.

De acordo com Der Spiegel, o Papa Francisco “ainda está lutando por seu legado”. Ele está trabalhando desde as 5 horas da manhã. “Não há muito tempo para ele”, diz Mayr. Mas, o Papa Francisco ainda pode ter algumas surpresas para nós. E, então, o artigo de DER SPIEGEL fecha com as palavras acima citadas recentemente atribuídas a Francisco: “Não descartaria que eu passe para a história como aquele que dividiu a Igreja Católica”.

Publicado originalmente: OnePeterFive – Pope Francis’ Reported Words: “I Might Go Down in History for Having Split the Catholic Church”.

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Declarou o Arcebispo francês Marcel Lefebvre:

"Não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada durante vinte séculos de tradição da Igreja? Ora, eu acredito sinceramente que estamos tratando com uma falsificação da Igreja, e não com a Igreja católica. Por quê? Porque eles não ensinam mais a fé católica. Não defendem mais a fé católica. Eles arrastam a Igreja para algo diferente da Igreja Católica.

n/d

A verdade e o erro não estão em pé de igualdade. Isso seria colocar Deus e o diabo em pé de igualdade, visto que o diabo é o pai da mentira, o pai do erro.

Como poderíamos nós, por obediência servil e cega, fazer o jogo desses cismáticos que nos pedem colaboração para seus empreendimentos de destruição da Igreja?

n/d

Se acontecesse do papa não fosse mais o servo da verdade, ele não seria mais papa. Não poderíamos seguir alguém que nos arrastasse ao erro. Isto é evidente. Não sou eu quem julga o Santo Padre, é a Tradição. Para que o Papa represente a Igreja e seja dela a imagem, é preciso que esteja unido a ela tanto no espaço como no tempo já que a Igreja é uma Tradição viva na sua essência.

n/d

n/d

Na medida em que o Papa se afastar dessa Tradição estará se tornando cismático, terá rompido com a Igreja. Eis porque estamos prontos e submissos para aceitar tudo o que for conforme à nossa fé católica, tal como foi ensinada durante dois mil anos mas recusamos tudo o que lhe é contrário. 

n/d

E é por isso que não estamos no cisma, somos os continuadores da Igreja católica. São aqueles que fazem as novidades que estão no cisma.  Estou com vinte séculos de Igreja, e estou com todos os Santos do Céu!”

Declarou o Papa São Félix III: "Não se opor a um erro é aprová-lo. Não defender a verdade é suprimi-la".

 

Veja também...

Carta dos Quatro Cardeais é apenas a salva de tiros inicial daquilo que promete ser uma guerra civil dentro da comunidade eclesiástica, uma guerra entre o ensino de todos os Papas e o ensino de Francisco, que quer inverter o ensino da Igreja

Historiador e Jornalista Católico Roberto De Mattei: A Igreja entrou em uma guerra civil religiosa. A situação é tão grave que hoje há uma escolha clara entre a fidelidade à Igreja, ao magistério perene, ou o que significa erros, heresia e apostasia

Cardeal Burke: Um Papa que professa uma heresia formal deixaria de ser Papa. É um pensamento assustador, e espero que não testemunhemos isso em breve

Cardeal Burke: Eu percebo que um espírito mundano, um espírito terreno entrou na Igreja, que divide seus membros em vários campos, liberais e conservadores. Estamos lutando para defender o ensinamento constante da Igreja

As Homilias do Papa Francisco, cheias de Eisegeses, interpretações pessoais da Bíblia, por vezes perigosas

O cardeal Kasper defende a comunhão compartilhada de católicos e luteranos. (Mas a Verdade e o erro não estão em pé de igualdade. Isso seria colocar Deus e o diabo em pé de igualdade, visto que o diabo é o pai da mentira, o pai do erro)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne