Jovens elogiam Papa Bento XVI na saída do Pacaembu
10.05.2007 - Como a final de um campeonato de futebol em que um só time compete, o fim da celebração do encontro do Papa Bento XVI com os jovens no estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, nesta quinta-feira (10), foi de um sentimento unânime de alegria.
Até a velha rivalidade entre brasileiros e argentinos cedeu espaço para a confraternização. Foi muito bom, os brasileiros não atrapalharam em nada, disse sorrindo o estudante argentino Carlos Henrique Fuentes, de 17 anos.
Na saída do estádio, nada de empurra-empurra. As primeiras a saírem, assim que o Papa acabou de falar, foram sete meninas da cidade de Aparecida, a 167 km da capital, todas com idades entre 13 e 17 anos.
Elas disseram ter prestado muita atenção no que o Papa falou. Ele é muito carismático, falou que precisamos cuidar da Amazônia, que é nosso patrimônio, disse Thaís Lagoeiro, de 15 anos, a porta-voz do grupo.
Os resistentes que insistiram em permanecer no estádio mesmo após a saída de Bento XVI também sorriam.
Esse encontro com o Papa trouxe esperança e renovação para os jovens. Bento XVI é o promotor da vida, afirmava eufórico frei Marcos Roberto, de 34 anos, que durante o evento coordenou um grupo de 22 jovens carmelitas.
O sentimento era unânime de que a mensagem do Papa havia atingido seu objetivo. Ele se comunica muito bem com a juventude. Deus veio pelas crianças, e ele, o Papa, pela juventude. Agora estamos a meio caminho andado para o céu, disse a estudante de 17 anos, Rita Cássia Novaes.
O Papa sabe das necessidades de cada país e de cada idade. Os jovens são a pedra do reino de Deus. E o Brasil é o país onde mais se podem encontrar essas pedras preciosas, afirmou a freira Maria Mater Pietapes.
Muitos jovens que saíram do estádio após o fim do evento continuaram na Praça Charles Miller rezando e comemorando. A gente está saindo num clima de muita tranqüilidade, felicidade e paz, disse Amanda Lima, de 32.
Fonte: G1