Em Campinas SP, passagem de Meteoro causa estrondo e clarão, assustando os moradores da região, que relataram ter sentido tremor nas casas


15.07.2017 -

Câmeras do Observatório Municipal de Campinas (SP) flagraram a passagem de um meteoro na região na noite desta quinta-feira (13). Os equipamentos captaram o momento em que uma bola luminosa aparece no céu. Moradores relataram ter sentido tremor e ouvido barulho.

"Quando ele cai e ele explode, ele provoca um 'boom' sônico, que geralmente treme parede e treme janela. [...] Quando acontece isso, ele produz um meterorito, que é a 'pedrinha' que vai ficar no chão. Então, se alguém por acaso viu cair, comunique com a gente porque isso tem uma grande importância científica", explica o astrônomo Júlio Lobo.

Segundo o astrônomo, o observatório de Campinas tem atualmente seis câmeras, e este é o maior número de câmeras em um observatório brasileiro, diz ele. Outros, muitos, meteoros foram registrados na noite desta quinta.

"Só esta noite registramos 88 meteoros. Existe uma rede que estuda isso oficialmente", afirma.

O astrônomo confirmou ao G1 que as câmeras que fizeram o registro têm configuração e lente especiais para possibilitar os registros dos meteoros.

"Ele passou a 90 quilômetros de altura, com velocidade de 18 km/s, com duração de 6 segundos, o que para um meteoro é muito tempo, porque normalmente eles são vistos por 0,5 segundo ou no máximo 1,5 segundo", ressalta

Ainda não há relatos de que ele tenha caído em alguma cidade, segundo ele. Se não caiu, virou poeira e está na alta atmosfera. Lobo explica, ainda, que o risco para a população é de 1 em 1 milhão.

Parede e janelas tremeram

Moradores de Sumaré e Hortolândia se assustaram com um barulho seguido de um tremor na noite desta quinta-feira (13), por volta das 23h.

"Senti a parede a janela tremerem do quarto. Foi uma vibração forte, como se fosse um avião passando próximo de casa, alguma máquina passando na rua. Não senti a sensação de balanço, como se fosse um terremoto, mas senti a vibração da parede e da janela", conta a estudante Mariana Costa.

"Eu saí lá na frente para ver quando escutei o estrondo e a janela de casa tremendo", lembra o estudante Lucas Quio Pinto.

No entanto, o observatório não confirma se essas percepções podem ter sido provocadas pela passagem do meteoro.

"A primeira coisa que estamos vendo é a hora. Muita gente está relatando entre 22h15 e 22h40. O que registramos oficialmente com a hora precisa foi 22h30m31s, ou seja, coincide", afirma Lobo.

De acordo com apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, não houve registro de crimes seguidos por explosões, segundo confirmado com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A CPFL, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em Campinas e cidades da região, informou que também não houve nenhuma explosão em subestações. Fonte: Blog Libertar e G1

==================

VEJA A REPORTAGEM:

 

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)

n/d

"Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (São Lucas 17, 28-30)

 

Veja também...

Astrofísico adverte sobre impactos de asteroides devastadores inevitáveis: 1800 objetos potencialmente perigosos foram descobertos até agora

Se a Terra for inesperadamente atingida por um enorme asteroide, não há nada que possamos fazer com isso, afirmou o cientista sênior da NASA Joseph Nuth

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
http://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne