Sinal dos Tempos: Os 5 mais ricos do Brasil concentram a mesma riqueza que metade da população brasileira


22.01.2018 -

n/d

As cinco pessoas mais ricas do Brasil têm um patrimônio equivalente a metade da população brasileira, informou nesta segunda-feira (22) a organização não-governamental (ONG) Oxfam, salientando que a riqueza dos milionários nacionais cresceu 13% em 2017.

No relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza“, a confederação de 17 organizações não-governamentais Oxfam (Comissão de Combate à Fome de Oxford) explicou que 50% das pessoas mais pobres do país viram sua parte nos rendimentos nacionais reduzida de 2,7% para 2%.

n/d

Rafael Georges, coordenador de campanha da Oxfam no Brasil, explicou à agência Lusa que os dados da pesquisa, fornecidos pelo banco Credit Suisse, indicam que há uma tendência de aprofundamento da desigualdade social no Brasil.

“A concentração de patrimônio é muito cruel e eficiente para quem está no topo. Se você tem bastante patrimônio, consegue gerar renda e consequentemente mais patrimônio. Quando a economia brasileira começou a esboçar alguma recuperação, esta parcela da população mais rica experimentou um momento favorável”, disse.

n/d

“Já as pessoas que estão na parte de baixo da distribuição patrimonial, ou seja, a metade mais pobre da população, acabou perdendo o pouco que tinha ou aprofundou suas dívidas”, acrescentou Rafael Georges.

Entre 2016 e 2017, o patrimônio dos milionários brasileiros chegou a R$ 549 bilhões, e o número de indivíduos considerados multimilionários aumentou 45%, passando de 31 para 43 pessoas. No entanto, o especialista da Oxfam lembrou que o Brasil experimentou uma perda de riqueza significativa quando comparado com outros países.

“Houve uma diminuição do patrimônio brasileiro na ordem de 6%. Isto significa que todo patrimônio financeiro e não financeiro do país recuou 6%. Avaliamos que isto foi um reflexo da retração econômica vivida nos últimos anos”, afirmou.

Questionado sobre tendências futuras do comportamento da curva de desigualdade no país, o analista da Oxfam mostrou-se pessimista.

“No Brasil acontece um movimento contrário ao que indicamos ser as melhores práticas para a redução da desigualdade. Nos últimos 15 anos houve ganhos, mas estes ganhos – apesar de positivos – não eram estruturais e estão sendo desmontados agora”, apontou Rafael Georges.

n/d

O lançamento do relatório da Oxfam é feito na véspera do Fórum Econômico Mundial, que junta os principais líderes políticos e empresariais do planeta na cidade de Davos, na Suíça, entre 23 e 26 de janeiro, onde Temer estará presente.

Os 5 mais ricos

1) Jorge Paulo Lemann, 77 anos (3G Capital);

2) Joseph Safra, 78 anos (Banco Safra);

3) Marcel Herrmann Telles, 67 anos (3G Capital);

4) Carlos Alberto Sucupira, 69 anos (3G Capital);

5) Eduardo Saverin, 35 anos (Facebook).

Visto em: ciberia.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O Senhor dizia: julgai segundo a verdadeira justiça; cada um de vós tenha bom coração e seja compassivo para com o seu irmão. Não oprimais a viúva nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre...e não trameis em vossos corações maus desígnios uns contra os outros. Eles, porém, não quiseram escutar: voltaram-me as costas, revoltados, e taparam os ouvidos para nada ouvir...

n/d

Endureceram o seu coração como um diamante, para não entenderem as instruções e as palavras que o Senhor dos exércitos lhes dirigia pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos exércitos indignou-se vivamente contra eles" (Zacarias 7, 9-12).

"Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança! Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu" (São Tiago 5, 3-5).

n/d

"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo" (Amós 5, 12).

"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!" (Amós 8, 4)

n/d

"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero.

n/d

Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome. Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo"  (Isaías 65).

 

Veja também...

A triste herança lulopetista: Entre 2015 e 2016, mais de 9 milhões de pessoas engrossaram a fatia da população abaixo da linha de pobreza. Para os autores desse estudo, o fenômeno teve seu início em 2014

Sinal dos Tempos: Crise brasileira multiplica mendigos e até executivos viram sem-teto no Rio de Janeiro

Sinal dos Tempos: Vendi a casa para pagar tratamento do meu filho. Pacientes com doenças raras relatam altos custos com remédios no Brasil

Feliz Ano Novo ao Brasil de paz, justiça e igualdade: Eles buscam nas sobras do lixo da sociedade, sua única refeição diária, para saciar a fome de suas famílias

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne