Padre Juan Manuel Rodríguez: O amor é o cumprimento da Lei. A Palavra de Deus é Eterna. Se permanecerdes na Minha Palavra, sereis Meus verdadeiros discípulos; conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará


17.02.2018 - Nota de www.rainhamaria.com.br

Artigo publicado no site em 15.02.2017

n/d

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei”. (Romanos 13, 8-10)

Padre Juan Manuel Rodríguez de la Rosa – Adelante la Fe | Tradução Sensus Fidei:

Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. (João 8, 32)

Queridos irmãos, a Palavra de Deus é eterna. A cada dia, na finalização da santa Missa tradicional, o sacerdote é lembrado ao ler o Prefácio do Evangelho de São João. Este prefácio o lê o sacerdote tendo ainda presente o Calvário, o Cristo em sua alma e na Cruz. Isto me leva à reflexão, que na verdade, é a reflexão do mistério sacerdotal.

Em cada Santo Sacrifício, Nosso Senhor Jesus Cristo exerce Seu Sacerdócio oferecendo-Se ao Pai como vítima propiciatória pelos nossos pecados. Ele é simultaneamente o Sacerdote e a Vítima, e o altar é a Sua Santa Cruz. Em cada santa Missa o Senhor, o Sumo e Eterno Sacerdote, faz a mesma súplica ao seu sacerdote, a mim mesmo, ao bispo, ao cardeal, ao seu próprio Vigário na terra:

Queres tirar-me os cravos? Queres sacrificar-te na Cruz e recolher-me em teus braços? Queres descer-me da dolorosa Cruz e te colocares em meu lugar? Ninguém notará, porque tu sacerdote, tu bispo, tu cardeal, tu meu Vigário na terra, tu padre Juan Manuel, sois outro EU.

Eis aqui, a grandeza e o mistério do sacerdócio católico. O Senhor nos pede para estarmos crucificados para que Ele seja aliviado pela nossa dor. Ele espera que seus sacerdotes sejam o Seu próprio reflexo entre os homens. Nosso sacerdócio é o de Jesus Cristo, não temos outro. A nossa vida é a de Jesus Cristo, não temos outra vida. Nossa palavra é a de Jesus Cristo, não temos outra. Não temos o nosso próprio sacerdócio, não temos uma vida própria, não temos uma palavra própria. Não nos pertencemos a nós mesmos. Estamos obrigados a reproduzir em nós a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, a menos que o atraiçoemos como novos Judas.

Pesado é o fardo do sacerdócio, como pesada é a Cruz de Cristo; imensa é a responsabilidade do sacerdote, como grande é a responsabilidade da salvação das almas, assim como infinitamente incompreensível é o Amor de Deus manifestado na Santa Cruz. Com esforço, com sofrimento, com debilidades, com grande fragilidade, temos de lutar todos os dias para reproduzir em nossa vida a vida de Jesus Cristo, a quem pertencemos. Já não somos os homens que éramos, aquele homem velho morreu, somos outros Cristo, e nesta realidade vivemos e nos esforçamos para refletir a Sua vida em nós.

A cada dia a santa Missa nos recorda o mistério do sacerdócio, que é o mistério da Cruz. A cada dia o Senhor nos chama para nos crucificarmos nela, a vivermos nela, e dela pregarmos Sua Palavra divina. Quando o sacerdote, temeroso, frágil e débil tenta, amorosamente, remover os santos cravos e recolher em seus braços o divino Corpo experimenta sublimemente a presença de Cristo nele. Compreende a onipotência da Palavra de Deus. Compreende a sua sabedoria. Entende como não é possível que nem mesmo um til da palavra de Deus fique sem se cumprir. O sacerdote crucificado é o próprio Cristo que fala com Suas próprias palavras, que opera Suas próprias ações, que vive Sua própria vida. O sacerdote crucificado é o sacerdote livre, porque já não é mais ele, mas o Cristo nele.

O amor é o cumprimento da Lei

A Palavra de Deus é eterna, sabe-o o sacerdote crucificado, aquele sobe à Cruz para aliviar os sofrimentos de Jesus Cristo. Recordemos a palavra de Deus através de São Paulo:

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.

A palavra de Deus é clara: o verdadeiro amor ao próximo consiste no cumprimento da Lei divina. Quem não cumpre a Lei de Deus não ama ao próximo. A Lei é clara: não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás. Esta é a Palavra de Deus, não há alternativas, não há outras vias distintas à claridade e contundência da Lei de Deus.

O que propõe uma alternativa à Palavra de Deus não subiu à Cruz; é o sacerdote que rejeita descer Cristo da Cruz; é o sacerdote que não quer crucificar-se e aliviar a dor de Nosso Senhor. Desobedecer a Sua Palavra é afastar-se de Seu Sacerdócio, é afastar-se do Calvário, é não querer ser cúmplice de Seu Amor crucificado. Não pregar a integridade da Palavra de Deus é renunciar ao sacerdócio de Cristo, à Sua Vida e à Sua Palavra, para continuar sendo o homem mundano e carnal que era.

A Verdade nos libertará

São João diz: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará. O sacerdote que permanece na Palavra de Deus é o seu verdadeiro discípulo, porque conhece a Verdade, e a Verdade torna-o livre para pregá-la. A quem teme ele? A quem temem o sacerdote, ou o Pastor para pregar a verdade? Qual o sacerdote que não é verdadeiramente livre? Aquele que não vive seu sacerdócio no e a partir do Calvário, o que se afastou da Cruz de Cristo; o que não quer remover os santos cravos de Nosso Senhor; o que não quer se crucificar e recolher o Salvador entre seus frágeis e pobres braços.

Da Cruz o Senhor nos fala: Ele é Deus. Ele é o Salvador. Ele é o Mestre. Ele é o Doutor da Lei. Ele é o Sumo e Eterno Sacerdote. Ele é a Palavra que se fez carne. O Verbo eterno, imutável, preciso como espada de dois gumes. Foi na Cruz que Ele quis mostrar a Sua onipotência, a Sua sabedoria, o Seu Amor infinito.

Somente da Cruz de Cristo podemos viver nosso sacerdócio, porque é um sacerdócio crucificado, é um sacerdócio que não nos pertence, porque vivemos o sacerdócio de Cristo. A nossa única razão de ser é refletir fidedignamente o Sacerdócio de Jesus Cristo em nossas vidas. Não temos outra escolha ou alternativa. O que foi feito, feito está. O que foi dito, dito está. O amor é o cumprimento da Lei. A Palavra é eterna. Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.

O Magistério da Igreja que recebemos, fiel à Palavra de Deus, é claro em matéria de moral e sobre o sacramento do matrimônio, o adultério é pecado mortal, e o que comunga em pecado mortal, comunga a sua própria condenação eterna. Não há alternativa para a Lei de Deus.

O amor é o cumprimento da lei.

Ave Maria Puríssima.

Padre Juan Manuel Rodriguez de la Rosa

Publicado originalmente: Adelante la Fe – La inmutabilidad de la Palabra divina

Fonte: www.sensusfidei.com.br  via  www.rainhamaria.com.br

 

Veja também...

Padre Juan Manuel Rodríguez: Agora é o momento, o tempo da Misericórdia Divina, para preparar nossa vida com Deus, para santificá-la se vivemos em pecado. Não coloquemos em risco a salvação de nossa alma

Padre Juan Manuel Rodriguez: Pode qualquer outra crença adicionar algo ao mistério do amor infinito de nossa fé católica? Quem possui o Tesouro mais valioso, vai em busca de um pedaço de latão?

Padre Juan Rodriguez: Onde está a fidelidade a Deus, por seus pastores? Que interesses buscam? Os de Cristo ou dos homens? Temos contemplado atônitos e envergonhados, a estátua do herege Lutero no Vaticano

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne