O Cardeal Marx criticou a iniciativa da Baviera de colocar Cruz em prédios públicos, mas muitos outros discordaram dele


10.05.2018 -

n/d

Por Matthew Schmitz

Acredite ou não, o cristianismo está voltando ao centro da vida pública. Na Polônia, Cristo foi coroado rei. Na Hungria, a Santa Coroa de Santo Estevão foi transferida para o edifício do Parlamento e consagrada em uma nova constituição. Nos EUA, Trump ganhou sua campanha em parte afirmando que os americanos deveriam dizer “Feliz Natal”. E na Baviera, a Cruz está sendo pendurada em prédios do governo. As nações estão se movendo para reconhecer o Reino de Cristo.

Em termos formais estritos, de todas essas jurisdições, nenhuma permanece mais secular do que um país como a Grã-Bretanha, onde o chefe de estado é também o governador supremo de uma igreja estabelecida. Assim, parece um pouco exagerado quando as medidas bastante moderadas da Polônia e da Hungria são denunciadas como iliberais. Se os críticos do “populismo” realmente querem defender o liberalismo democrático, eles deveriam depor a gentil e velha rainha da Grã-Bretanha.

É claro que há uma lógica mais profunda em sua aparente inconsistência. Para o verdadeiro crente liberal, é a trajetória da secularização que realmente importa. Uma nação pode ter uma igreja estabelecida como uma espécie de órgão vestigial - mas não como seu coração pulsante.

Portanto, não foi surpresa quando a iniciativa da Bavaria de colocar Cruz em prédios públicos foi recebida com denúncia. O cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, criticou a ordem como um ato de manipulação política cínica, que "causou divisão, inquietação e coloca as pessoas umas contra as outras".

O cardeal Gerhard Müller adotou uma visão diferente. Em uma entrevista à rádio da Baviera, ele disse que "não importa de quem seja a iniciativa", ele apoiou o movimento: "Eu prefiro políticos que penduram cruzes para aqueles que as derrubam".

n/d

Rudolf Voderholzer, bispo católico de Regensburg, e Hans-Martin Weiss, bispo protestante da cidade, concordaram. Sua declaração conjunta saudou a exibição da Cruz com um comentário necessário sobre a fonte sagrada de toda a autoridade. "Uma sociedade liberal-democrática vive de pré-requisitos e se baseia em fundações que ela própria não pode garantir", escreveram os dois bispos.

"Estabelecer os direitos humanos sem contradição dificilmente é possível sem recorrer à realidade de Deus, como mostra um olhar sobre os estados com outras tradições espirituais (por exemplo, a China)."

O arcebispo Peter Zurbriggen, núncio apostólico na Áustria, criticou diretamente as observações de Marx. “Como núncio e representante do Santo Padre, entristece-se e envergonha-me que, quando se erguem as Cruzes num país vizinho, sejam precisamente os bispos e os sacerdotes que criticam esta decisão. Que pena! Isso não é aceitável ”. Não coincidentemente, ele fez essas declarações na Abadia Heiligenkreuz (Santa Cruz) da Áustria, talvez o estabelecimento mais vibrante e tradicional da Igreja de língua alemã.

Richard Umbers, o bispo mais jovem da Austrália, sugeriu que uma divisão geracional estava em jogo. “Estou impressionado com quantos clérigos (reconhecidamente antigos) se envergonham da nossa identidade católica. Quando renovamos nossa fé durante o rito batismal, dizemos que temos orgulho de professá-lo ”, ele twittou. Pode haver algo para isso. Marx nasceu em 1954, quando o cristianismo e o liberalismo ainda desfrutavam de um relacionamento relativamente pacífico. Umbers nasceu no ambiente bastante diferente de 1971.

Felizmente, o cardeal Marx recuou, dizendo que uma Cruz em um prédio público poderia significar uma sociedade “que está recuperando a confiança em si mesma. Quando a igreja ou mesmo o estado nos convida a recordar estes valores fundamentais, é uma oportunidade maravilhosa para nós reapropriar a visão cristã da humanidade. "

Fico feliz que o cardeal tenha reconsiderado sua opinião. A neutralidade entre verdade e erro, religião e infidelidade é simplesmente impossível. Este é o argumento JHH Weiler - um grande estudioso jurídico e judeu ortodoxo devoto - feito perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em 2011, quando defendeu a exibição de crucifixos na Itália em sala de aula. "A secularidade não é uma categoria vazia, que significa ausência de fé", disse Weiler. “Não se engane: uma parede nua mantida pelo Estado, como na França, pode sugerir aos alunos que o Estado está adotando uma atitude anti-religiosa”.

O homem é religioso por natureza e a religião é por natureza pública. Nenhuma sociedade, por mais que seja escrupulosamente liberal, pode sobreviver por muito tempo sem compartilhar símbolos de crença. Se ele não exibir uma cruz, ele irá içar a bandeira do arco-íris ou cair sob uma lua crescente. Mesmo se uma sociedade pudesse excluir todos os símbolos comuns, isso apenas promoveria um credo exclusivo e ateu. De todos os sinais oferecidos, prefiro a cruz.

Matthew Schmitz é editor sênior da First Things

Fonte: www.catholicherald.co.uk  via  www.sinaisdoreino.com.br

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo" (Filipenses 3, 18).

"Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora" (I São João 2, 18).

"Pois como o relâmpago brilha de um lado ao outro do céu, assim também será o dia do Filho do Homem. Antes, porém, Ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração. Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem" (São Lucas 17, 24 -26).

Disse o zeloso Arcebispo francês Marcel Lefebvre: "Ora, eu acredito sinceramente que estamos tratando com uma falsificação da Igreja, e não com a Igreja católica. Por quê? Porque eles não ensinam mais a fé católica. Não defendem mais a fé católica. Eles arrastam a Igreja para algo diferente da Igreja Católica. Como poderíamos nós, por obediência servil e cega, fazer o jogo desses cismáticos que nos pedem colaboração para seus empreendimentos de destruição da Igreja?"

Disse São Gregório Magno: "A Igreja, nos últimos tempos, será espoliada da sua virtude. O espírito profético esconder-se-á, não mais terá a graça de curar, terá diminuta a graça da abstinência, o ensino esvair-se-á, reduzir-se-á – senão desaparecerá de todo – o poder dos prodígios e dos milagres. Para o anticristo está se preparando um exército de sacerdotes apóstatas".

 

Veja também...

Núncio Apostólico na Áustria, Dom Peter Zurbriggen, declarou: É uma desgraça que bispos da Alemanha se oponham a cruzes em escritórios

A nova Igreja que serve a Sodoma moderna, que agrada aos homens e não mais a Deus: Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinhard Marx, aprova a benção dos casais homossexuais

A Nova Igreja de Bergoglio: Campanha da Quaresma que une este ano a Igreja da Alemanha e da Índia, baniu as noções cristãs de penitência, pecado, jejum, oração, confissão e nem se digna citar Jesus, que foi substituído pelo culto a "mãe Terra"

A rebelião final contra Deus continua: A comunhão é autorizada na Alemanha para protestantes casados ​​com católicos

Não existe apostasia na Igreja, não há desrespeito na Casa de Deus? Na Alemanha, missa com mulheres com saias curtas, dançando diante do Sagrado Altar, e os eclesiásticos aprovam tal profanação

Quando você pensou que tinha visto tudo, do desrespeito com o Sagrado: Na Alemanha, uma Igreja coloca um "altar" decorado, com cabeça de um animal com dois chifres, que lembra o "bode", que os satanistas adoram como Satanás nos seus templos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne