Mudanças climáticas podem afundar oito das mais famosas cidades do mundo


07.10.2018 -

Um relatório científico publicado recentemente pela organização Christian Aid indicou as grandes cidades costeiras que correm o risco de sofrer fortes inundações por causa do aquecimento global.

n/d

Os especialistas alertam no documento que, se o aquecimento global for superior a 1,5 graus, o aumento do nível do mar ultrapassará 40 centímetros, fazendo com que algumas famosas cidades costeiras “fiquem extremamente vulneráveis perante tempestades e inundações”.

“Algumas das cidades mais famosas do mundo estão se afundando à medida que as mudanças climáticas fazem subir o nível do mar”, advertem os autores. “Estas metrópoles podem parecer fortes e estáveis mas é uma ilusão”, diz o relatório.

À medida que o nível do mar aumenta, elas estão correndo cada vez mais perigo e ficando mais debaixo de água”, acrescenta o relatório da Christian Aid. Entre as cidades mencionadas na reportagem se encontram oito das mais famosas cidades do Mundo.

A primeira dessas cidades é Jacarta, na Indonésia. Os cientistas destacam que 40% da capital do país asiático já se encontra abaixo do nível do mar e que a cidade está se afundando a um ritmo de 25 centímetros por ano. Em 2050, cerca de 95% do norte de Jacarta estará submerso.

Houston, nos Estados Unidos, é outra famosa cidade que está em risco de afundar. Para o afundamento desta cidade do estado americano do Texas contribui o fato de ser o centro da indústria de petróleo e gás dos EUA. A extração de minerais fez com que uma área de 12 mil quilômetros quadrados de seu território tenha sofrido uma baixa de até 3 metros. Partes desta zona continuam se afundando a um ritmo de 5 centímetros por ano.

A capital britânica, Londres, por sua vez, está se afundando em parte devido ao derretimento das geleiras. A Barreira do Tamisa, inaugurada em 1984 para proteger a cidade de inundações, era utilizada duas ou três vezes por ano. Porém, atualmente é usada seis ou sete vezes.

n/d

O relatório afirma que a cidade chinesa de Xangai “é demasiado pesada para o terreno sobre o qual está construída”. A metrópole está se afundando nos sedimentos devido à infraestrutura pesada, extração de água subterrânea e elevação do nível do mar.

Também a capital da Nigéria, Lagos, está em risco de afundar. Se o nível do mar aumentar 20 centímetros, 740 mil residentes da cidade nigeriana perderão suas casas, alertam os especialistas.

Apesar de a capital filipina, Manila, estar acostumada a tempestades e ao tempo extremo, se afundar apenas 10 centímetros anualmente, a cidade “pode ter os dias contados”.

O Bangladesh é um país onde as mudanças do nível do mar já provocam migração da população. As áreas residenciais de sua capital, Daca, estão entre apenas 6 e 8 centímetros acima do nível do mar e, no golfo de Bengala, no sudoeste da cidade, o processo parece estar aumentando dez vezes mais rápido do que a média no mundo.

Há três anos, o governo tailandês predisse que Bangkok, a capital da Tailândia, estaria debaixo de água em 15 anos. O processo é causado, entre outros, pelos arranha-céus da cidade, cujo peso pressiona o solo.

Mas o aumento do nível do mar não é o único problema que as áreas costeiras baixas enfrentam. Muitas cidades em essas áreas estão afundando também por causa do abatimento do solo, aumentando consideravelmente o risco de inundações.

Esse é o caso de São Francisco, nos EUA, que está afundando ainda mais rápido do que o nível do mar aumenta devido ao aquecimento global: atualmente 3 milímetros por ano e em aceleração.

A capital chinesa, Pequim, é mais conhecida por seu absurdo nível de poluição atmosférica e por ocasionais tempestades de areia. Mas sua maior ameaça ambiental se encontra na realidade no subsolo: a cidade está literalmente se afundando. O efeito é mais significativo em Chaoyang, o bairro financeiro da cidade, que está afundando 11 cm por ano.

Talvez seja tempo de a espécie humana dar mais um salto evolutivo para algo diferente – de preferência, com guelras.

Fonte: Ciberia // Sputnik News / Christian Aid

============================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas" (São Lucas 21, 25) .

"Naquele tempo, um estrondo, semelhante ao bramido do mar, retumbará contra ele. Quando olhar a terra, só verá trevas e angústia, e no céu se estenderão nuvens tenebrosas" (Isaías 5, 30).

 

Veja também...

Cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo na Groenlândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente, isto ameaça áreas costeiras em todo o mundo

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne