Alerta de tsunami causa pânico em praia do Equador


16.08.2007 - Um alerta de tsunami no litoral americano do Pacífico causou pânico na região de Atacames, um dos balneários mais populares da província equatoriana de Esmeraldas, onde metade dos turistas deixou as praias durante a madrugada desta quinta-feira.

Um terremoto de 7,9 graus na escala Richter sacudiu a região litorânea do Peru e, segundo o Instituto Geofísico do Equador, teve intensidade suficiente para causar um tsunami, que poderia ter afetado a costa americana do Pacífico, desde o México até o Chile.

O terromoto reviveu em milhares de equatorianos e turistas que visitavam as praias de Esmeraldas, banhadas pelo Pacífico equatorial, a lembrança do Tsunami que atingiu o oceano Índico em dezembro de 2004.

"Ontem à noite houve uma situação de pânico", disse hoje à Efe o chefe do Comando da Polícia de Atacames, o major Edison Hernández, que calculou que entre 40% e 50% dos turistas da zona deixaram o balneário na noite de ontem.

Apesar da situação caótica, não foi registrado nenhum acidente grave, segundo Hernández, que confirmou que alguns dos que saíram retornaram à praia após a meia-noite".

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)

Rainha Maria - Todos os direitos reservados

PluGzOne