Obsessão de violência aumenta cultos satânicos na Colômbia, assegura exorcista


05.11.2007 - BOGOTÁ - O exorcista colombiano, Pe. Jaime Vélez Correa, assegurou que o "maior em satanismo é os Estados Unidos, o segundo no mundo a Itália, e terceiro a Colômbia"; e que a atual "obsessão de violência" produz o surgimento de cultos e ritos satânicos.

O presbítero, ordenado há 50 anos e exorcista há onze, indicou que o alarmante é a maneira em que as pessoas se separam de Deus, do cristianismo, e caem em vazios de credo, optando pelo satanismo que representa a negação do bem.

Em Bogotá, o eixo cafeeiro e outras cidades da Colômbia se tem conhecimento da existência de cultos satânicos, assinalou o Pe. Vélez em uma entrevista a Caracol Radio e adicionou que "dois ou três casos recebo diariamente" entre eles alguns jovens que decidem apartar-se e renunciar a seitas satânicas. Embora nem todos os casos sejam possessões, há muito também de traumas psicológicos ou patologias clínicas, explicou o presbítero.

Depois de advertir que o procedimento de exorcismo é muito perigoso, o sacerdote afirmou "peço ao Senhor antes de entrar" em seguida terá que "repreender, dirigir-se diretamente ao diabo, lhe diz, dialoga-se com o diabo" e se "ameaça-lhe em nome de Deus. Além disso terá que rezar o credo, uns salmos, parte do evangelho e algumas ladainhas".

Em seguida manifestou que leva em sua maleta "um crucifixo, água bendita, a Bíblia e ornamento sacerdotal, a estola" e acrescentou que nesta luta contra o mal "os operários de Deus" obtêm importantes trunfos, mas o fundamental é retirar as atitudes negativas do pensamento e os corações.

Em outro momento o Pe. Vélez assegurou que logo depois de um exorcismo sente "alegria por que se faz o bem, e fica um cansado" entretanto em seguida tem que esquecer o que viu e ouvido porque a gente estaria por aí "refletindo com essas coisas. Do contrário me tornaria louco".

Fonte: ACI

------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Teólogo do Papa fala sobre a ação do demônio

Por sua ação contra o homem, "devemos tomar o demônio muito a sério", mas sem esquecer em nosso caminho a confiança no amor de Deus --um amor "mais forte que tudo"--, cuja misericórdia "vence todo obstáculo", explica o cardeal Georges-Joseph Marie Martin Cottier, O.P., teólogo da Casa Pontifícia.

Acontecimentos como o de 24 de julho de 2004, na catedral de Santiago do Chile, o padre Faustino Gazziero foi assassinado por um jovem que proferia gritos satânicos, isso quando o sacerdote acabara de celebrar a Eucaristia-- suscitam a questão da influência maligna na pessoa e na sociedade.

Nesta entrevista, o cardeal Cottier aborda a ação real do demônio no mundo, suas causas, conseqüências e o motivo de esperança para o homem.

Neste grande mistério do mal, quanto conta a ação do diabo e que parte tem ao contrário a responsabilidade do homem?
O diabo é o grande sedutor porque tenta levar o homem ao pecado apresentando o mal como o bem. Mas nossa falta responsabilidade conduz à queda porque a consciência tem capacidade de distinguir o que é bom e o que é mal.

Por que o diabo quer induzir o homem ao pecado?
O diabo quer arrastar consigo o homem porque ele mesmo é um anjo decaído. A queda do primeiro homem esteve precedida pela queda dos anjos.

É uma heresia afirmar que também o diabo forma parte do projeto de Deus?
Satanás foi criado por Deus como anjo bom porque Deus não cria o mal. Tudo o que sai da mão criadora de Deus é bom. Se o demônio se converteu em mal é por sua culpa. É ele que fazendo mal-uso de sua liberdade se fez mal.

Haverá alguma vez redenção para o demônio, como afirma algum teólogo?
Propomos uma premissa: o homem caiu no pecado porque o primeiro pecador, ou seja, o demônio, arrastou-o a seu abismo do mal. De que se trata sua substância? De rejeição de Deus e, sobretudo, da oposição ao Reino de Deus como projeto de providência sobre o mundo. Esta rejeição que nasce da liberdade de uma criatura como o diabo é uma rejeição total, irremediável e radical, como se diz também no catecismo da Igreja Católica.

Então nenhuma esperança de que ao final a misericórdia de Deus possa vencer o ódio do diabo?
O caráter perfeito da liberdade do anjo decaído faz que sua eleição seja definitiva. Isto não significa pôr um limite à misericórdia de Deus, que é infinita. O limite está constituído pelo uso que o diabo faz da liberdade. É ele que impede a Deus de cancelar seu pecado.

Por que o diabo, que é espírito inteligentíssimo, usa dessa maneira essa liberdade que é em qualquer caso sempre um dom de Deus?
Aqui estamos ante o mistério. O mistério do mal é antes de tudo o mistério do pecado. Somos golpeados justamente pelos males físicos, mas existe um mal muito mais radical e mais triste que é o mal do pecado. O diabo se estabeleceu em sua rejeição. Também o pecado do anjo é sempre mais grave que o do homem. O homem tem tantas debilidades em si que de alguma maneira sua responsabilidade pode ficar velada; o anjo, sendo espírito puríssimo, não tem desculpas quando elege o mal. O pecado do anjo é uma eleição tremenda.

Parece impossível que um anjo criado na luz de Deus tenha podido eleger o mal...
Quando falamos de um anjo decaído por causa do pecado enfrentamos um tema muito grave e, portanto, devemos tratá-lo com grande seriedade. Na tentação do homem temos quase um reflexo do que foi o próprio pecado do anjo. Eis aqui a sedução suprema: pôr-se no lugar de Deus. Inclusive Satanás não reconheceu sua condição de criatura.

Por que o demônio é chamado príncipe deste mundo?
É uma expressão do Evangelho de João. Significa que o mundo, quando esquece de Deus, é dominado pelo pecado. A ação do demônio está guiada pelo ódio para com Deus e pode fazer graves danos quando seguimos suas tentações. O mal principal do demônio é o mal espiritual, o do pecado. Esta ação toca tanto o indivíduo como a sociedade.

Deus não teria podido impedir tudo isto?
Sim, mas permitiu que tanto o demônio como o homem tivessem a liberdade de atuar e, às vezes, de pecar. É um mistério tremendo. São Paulo diz: "Tudo é para o bem dos que amam a Deus". Quando, portanto, estamos com Deus, inclusive o mal contribui a nosso bem.

Difícil de aceitar...
Pensemos nos mártires. No extraordinário bem espiritual que, à luz da fé, deriva-se de uma tragédia como um martírio. Santo Agostinho, comentando a Paulo, diz: "Deus não teria permitido o mal se não quisesse fazer deste mal um bem maior". Há bens que a humanidade não teria conhecido se não tivesse estado na presença do pecado e do mal. É difícil afirmar isto, mas é a verdade.

Como o diabo atua na realidade de todos os dias?
Podemos compreender isso por algumas expressões do Evangelho de João, ali onde se diz que o demônio é homicida desde o princípio. Ou seja, é destruidor e faz morrer, tanto em sentido próprio como espiritualmente. Por isso é chamado o grande tentador.

Referimo-nos ao diabo quando no "Pai Nosso" dizemos "não nos deixes cair em tentação"?
Sim, pedimos a Deus resistir à tentação. É errado pensar que toda tentação venha do demônio, mas as mais fortes e mais sutis, as mais espirituais, têm certamente sua contribuição. E são tanto tentações individuais como coletivas. O demônio atua sobre a história humana. Sua influência é negativa. A morte, o pecado, a mentira são sinais de sua presença no mundo.

Diz-se que nem todas as tentações vêm do demônio. De que outra coisa devemos nos guardar então?
A tradição cristã nos diz que as fontes de tentações são três. A mais terrível, certo, é a do demônio. Depois está o mundo, a sociedade. E finalmente está na "carne", isto é, nós mesmos. São João da Cruz diz que destas três tentações a mais perigosa é a última, ou seja, nós mesmos. Para cada um de nós o inimigo mais pérfido é si mesmo. Antes de atribuir as tentações ao demônio e ao mundo, pensemos em nós mesmos. Aqui encontramos também a importância da humildade e do discernimento. O Espírito Santo nos dá o dom do discernimento e nos preserva da soberba de confiar demasiado em nós mesmos.

Qual é a atitude mais correta que o cristão deveria observar frente ao mistério do maligno?
Não se esquecer que a paixão e a morte de Jesus triunfaram para sempre sobre o demônio. Isso é uma certeza, São Paulo diz. A fé é a vitória sobre o pai do pecado e da mentira. Isto quer dizer que o demônio, sendo uma criatura, não tem um poder infinito. Apesar de todos seus esforços o demônio nunca poderá impedir a edificação do Reino de Deus, que cresce pese a todas as perseguições. O cristão, graças à fidelidade na fé, vence o mal.

Em conclusão...

Devemos levar o demônio muito a sério, mas não devemos pensar que seja onipotente. Há gente que tem um medo irracional do demônio. A confiança cristã, que se alimenta de oração, humildade e penitência, deve ser, sobretudo, confiança no amor do Pai. E este amor é mais forte que tudo. Devemos ter conhecimento de que a misericórdia de Deus é tão grande como para vencer todo obstáculo.

Fonte: ACI


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne