Escorpiões invadem apartamentos no Distrito Federal


26.11.2007 - Moradores de um edifício, localizado em área nobre de Brasília, estão com medo.
Zoonoses afirma que escorpiões encontrados no local são os mais venenosos.

Escorpiões estão invadindo os apartamentos de moradores de um edifício na Octogonal, área nobre de Brasília. Para prevenir a entrada dos aracnídeos, os moradores buscam alternativas e tampam as frestas das portas, lacram lustres e tomadas e colocam telas nas janelas. Mesmo com todas essas medidas, o morador João Luiz Macedo diz que a invasão continua.

Nas últimas semanas, ele capturou vários escorpiões grandes e dezenas de filhotes. “Eles aparecem mais dentro de casa porque, segundo os estudiosos, entram pela tubulação de luz”, afirmou João Luiz Macedo.

Ainda segundo o morador, os escorpiões aparecem com mais frequência depois da chegada das chuvas. Ele disse que pretende deixar o apartamento em breve, já que a vizinha foi picada há poucos dias. “Não tem jeito. Como eu não sou o proprietário do apartamento, eu prefiro mudar para outro local”, afirmou.

O síndico do prédio, que não quis gravar entrevista, confirmou que outros moradores também encontraram escorpiões nos apartamentos. Ele destacou que a Zoonoses já esteve no prédio, mas não soube informar o resultado da visita. Ainda segundo o síndico, a prefeitura da quadra já foi avisada, mas também não soube dizer se tomaram providências.

A Zoonoses, no entanto, não encontrou o relatório da visita dos técnicos ao prédio da Octogonal. Depois de ver algumas imagens dos aracnídeos, a bióloga do órgão, Monique Brito Knox, disse que o escorpião amarelo capturado por João Macedo é o mais venenoso e ficou espantada com a quantidade.

Ela afirmou que pretende fazer uma nova visita aos moradores. “É necessário fazer uma reavaliação para saber o que está acontecendo. Deve estar acontecendo algum problema externo que vem propiciando essa entrada dos escorpiões”, afirmou a bióloga.

Fonte: G1

-------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades.

12.04.2007 - Segundo biólogos, animais estão saindo da mata para viver perto do homem.
De 2001 a 2005, número de picadas passou de 18 mil para 36 mil casos.

Biólogos fizeram o mapa de uma praga que tem se espalhado pelo Brasil, o escorpião, e alertam: esses animais estão se acostumando a viver em grandes cidades, perto do homem. De 2001 a 2005, o número de registros de picadas de escorpião no Brasil passou de 18 mil para 36 mil casos.

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil, do Rio, perceberam um aumento no número de picadas de escorpião em lugares como casas simples, com terrenos grandes, cheios de entulho, principalmente tijolos. Buracos em tijolos são ideais para a reprodução do escorpião.

“Toda vez que as pessoas acumulam entulho, lixo ou madeira, a gente vai ter ambientes onde o animal vai preferir em vez de ficar vivendo na natureza, onde tem de fugir do gavião, da coruja, do lagarto, correr atrás dos insetos”, explica Cláudio Maurício, pesquisador do Instituto Vital Brasil.

Segundo o mapa traçado pelos cientistas, em Minas Gerais e Pernambuco há focos no tanto no interior quanto em Belo Horizonte e no Recife.

Na Bahia e em Alagoas, a maioria dos casos está aparecendo nas periferias de Salvador e de Maceió. O mesmo acontece no Distrito Federal. Em São Paulo, a ocorrência maior ainda é no interior do estado. No Rio de Janeiro, os escorpiões aparecem em quase todo o interior e agora também na Região Metropolitana.

Entre os biólogos, há uma certeza: os escorpiões não deveriam estar trocando a mata pelo asfalto. “Nós estamos criando abrigo para eles”, afirma o pesquisador Cláudio Maurício.

Fonte: Globo.com

Rainha Maria - Todos os direitos reservados

PluGzOne