Papa Bento XVI diz que mundo sofre com ausência de Deus


24.01.2008 - O papa Bento XVI afirmou ontem que as divisões entre os cristãos dificultam a propagação do Evangelho ao mundo e pediu que os fiéis continuem rezando pelo restabelecimento da unidade plena. Durante a audiência geral de ontem, o papa disse que o mundo sofre com a ausência de Deus e deseja conhecê-lo.

"Como se pode conhecer o rosto do Senhor se nós, os cristãos, estamos divididos, se um ensina contra o outro, se um está contra o outro?", perguntou. Ele acrescentou que "só com a unidade é possível mostrar ao mundo que ele precisa de Deus".

O papa dedicou a catequese de ontem ao lembrar a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que terminará na próxima sexta-feira, dia da festividade da Conversão de São Paulo. Bento XVI explicou que este ano se comemora o centenário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa promovida pelo sacerdote anglicano Paul Watson, que depois se converteu ao catolicismo.

O papa, que oficiará a cerimônia de encerramento da Semana de Oração na Basílica de São Paulo Extramuros, elogiou a iniciativa, "pela qual cristãos de várias igrejas e comunidades eclesiásticas se unem em uma vocação comum, pedindo ao Senhor o restabelecimento da plena unidade entre todos os discípulos de Cristo".

Ele afirmou que o Concílio Vaticano II deu grande atenção ao tema, especialmente com o decreto "Unitatis redintegratio", que ressalta que a oração "é o elemento central de todo o caminho ecumênico".

Bento XVI explicou que as relações entre as diferentes igrejas cristãs "intensificaram o conhecimento recíproco" e que, "embora os problemas continuem abertos e estimulem as divisões, trata-se de um caminho fértil". Também explicou a importância da "oração comum" entre os cristãos, pois é um momento em que se "toma consciência das contradições geradas pelas divisões" e se "manifesta a vontade da união".

Fonte: Terra notícias

-----------------------------------------------------------------

"Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8)

Rainha Maria - Todos os direitos reservados

PluGzOne