30 de Setembro - Dia da Bíblia


A  PALAVRA  DE  DEUS    


"Homens inspirados pelo Espírito Santo, falaram da parte de Deus "  (2 Pd 2-,21) 


1. A Igreja Católica costuma dedicar o mês de setembro à reflexão e leitura da Bíblia Sagrada, ou seja, ao livro que contém a Palavra de Deus e sua mensagem de salvação. A Bíblia foi escrita por homens de Deus inspirados pelo Espírito Santo, onde relata a história do Povo de Deus no Velho Testamento; e no Novo Testamento ela assume uma outra dimensão, onde se cumpre a profecia da vinda do Salvador ao mundo, Jesus Cristo, relatando a vida pública d'Ele, seu ministério público de pregação, incluindo também o ministério de evangelização dos Apóstolos de Cristo. A Palavra de Deus é a luz do nosso caminho, mas saiba ler e meditá-la. Não a interprete somente ao "pé da letra", mas reflita antes. É preciso ter  'Sabedoria', um dos dons do Espírito Santo,   para entender as Escrituras Sagradas.  Uma pessoa sem muita cultura e estudos pode também entender a Palavra de Deus à luz do Espírito Santo de Deus, conforme a sua capacidade de entendimento, inteligência e vivência cristã. A prática da oração constante ilumina o 'espírito' e torna-se mais fácil a compreensão dos desígnios de Deus na Sua Palavra.

 

2. As pessoas que pregam e ensinam a Palavra de Deus ficam revestidas do 'escudo invisível da fé', que as protegerão e livrarão das insídias perigosas do mal, mas nem todas têm os predicados, virtudes espirituais e capacidade necessários para evangelizar e catequisar os outros. Antes de tudo, é preciso aprender, ter convicção e viver a Palavra de Deus para que possa convencer e instruir os que ouvem. Muitas vezes se ouve e aprende errado, e o erro não dar para converter ninguém, muito menos construir o Reino de Deus, seja na família, na Igreja, na paróquia, na comunidade, na sociedade, etc..  Há pessoas que têm o 'dom natural da palavra', ou seja, são enfáticas, didáticas, claras em seus raciocínios e sabem se expressar bem com transparência e encadeamento lógico seu pensamento, conquistando a atenção e compreensão de todos os ouvintes. O Espírito Santo pode também se manifestar em uma pessoa durante a leitura ou pregação da Palavra de Deus, fazendo com que todos fiquem atentos e compreendam a mensagem transmitida; mas em princípio, esta manifestação acontece quando existe um "terreno" limpo e preparado espiritualmente por parte da pessoa que lê ou prega. É de se notar que somente falar muito e se estender em idéias e palavrórios, não é falar bem e nem quer dizer que se estar fazendo boas pregações e ensinamentos da Palavra de Deus; principalmente se, se confunde falar de Deus e testemunhar Jesus Cristo com a revelação da própria vida privada/particular do pretenso 'pregador ou evangelizador'.  Percebe?   "Ide, pois, e evangelizai toda a criatura, armados com o escudo da fé, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, na cabeça o capacete da salvação, os pés calçados de prontidão, e instruídos pela Palavra de Deus para anunciar o Evangelho da paz e da salvação". (Ver Efésios 6, 10-20).

 É através deste livro santo - a Bíblia, que os profetas, homens que falam de Deus,  podem propagar a evangelização dos povos cumprindo o mandato de Jesus no que diz:

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém". Mc. 16, 15-20. 

3. Jesus Cristo determinou e estabeleceu aos seus Apóstolos, homens instruídos, ensinados e catequisados por Ele que assumissem a árdua tarefa de ensinar a Sua Doutrina, levando a mensagem da salvação e do Reino de Deus a toda criatura sem distinção de classe, de raça, de crença ou qualquer outra coisa, uma vez que a salvação conquistada na Cruz por Jesus se estende a todos os "HOMENS", ou seja, ao gênero humano. Dando continuidade à missão evangelizadora dos Apóstolos, sucederam os bispos e presbíteros (sacerdotes/padres), em cumprimento às suas obrigações apostólicas de anunciar a Palavra de Deus,  ensinando e pregando o Evangelho da salvação vivido e ensinado por Jesus Cristo. A Doutrina de Jesus, o Cristianismo, está toda voltada para a aceitação da Pessoa de Jesus como o único Salvador e Redentor da humanidade; por isso, a Doutrina de Jesus é o ponto primordial de referência espiritual para conversão pessoal de cada pessoa ou indivíduo. Vale esclarecer que Jesus não pregou o "ecumenismo" onde se aceita as práticas religiosas de todos os credos e religiões (até mesmo as fundadas por homens comuns), mas propagou a Sua Doutrina específica, a única que pode construir o Reino de Deus aqui na Terra e conquistar a glória eterna do Céu.  A Palavra de Deus está toda voltada para instrução, orientação e admoestação do gênero humano e não admite ser misturada e confundida com as ideologias e pensamentos propagados pelos homens comuns, cujas práticas religiosas ou sociais dão origem às seitas, às falsas crenças, às fábulas e dissidências religiosas, gerando por conseguinte, confusões, estragos, prejuízos  e divisões dentro da  Igreja de Jesus Cristo; portanto, a Palavra de Deus não pode e nem deve ser interpretada por pensamentos humanos puramente racionais, uma vez que as Sagradas Escrituras estão fundamentadas nas inspirações divinas do Espírito Santo de Deus, que transmitem uma mensagem pura, límpida e transparente de forma sempre atual para todas as gerações. "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar", Lucas 21, 33.

     4. Jesus foi também um grande profeta que encantava as multidões com suas pregações e ensinamentos. E o povo que O ouviu exclamava admirado: -"Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo". (Lucas 7, 16). 


    "Recebestes de graça, de graça dai!" (Mt 10,8), já dizia Jesus Cristo aos discípulos e Apóstolos. Jesus ensinou aos seus seguidores pelo Seu exemplo de vida, uma forma bem simples de fazer uma catequese e evangelização séria, competente, divina, verdadeira e eficaz sem dispêndios financeiros, nem utilizando o Nome de Deus em vão: - anunciando o Reino de Deus através dos meios mais práticos, simples e transparentes; pregando nos lugares e praças públicas utilizando a própria voz e sendo acessível a todos; divulgando Sua Doutrina em cima das montanhas ou dos montes e à beira-mar dentro dos barcos; indo de casa em casa levando a paz aos seus moradores (Paz a esta casa!); ensinando dentro das Sinagogas ou do Templo já edificado e construído pelo Rei Salomão; assim como, sendo "Presença" viva, ativa e participativa junto ao povo que O ouvia e às multidões que O seguiam, enquanto realizava milagres e prodígios divinos em benefício dos necessitados da misericórdia de Deus, curando, perdoando, libertando, ressuscitando os mortos, etc.. Quanta maravilha é a gente poder refletir sobre Jesus andando sobre as águas..., abençoando... e levitando sobre as multidões, a fim de que todos pudessem vê-LO e chegar perto da Sua Divina-Humaníssima Pessoa! Belíssimo..., genialíssimo... "O nosso Deus é o Deus da salvação" Sl 67, 20. 


    5. Quando JESUS enviava seus discípulos e apóstolos em missão às cidades ou aldeias, para pregar o Evangelho do Reino Ele fazia algumas recomendações, ao mesmo tempo em que outorgava-lhes poder e autoridade de expulsar os demônios, ressuscitar os mortos e curar todos os doentes que eles encontrassem em uma casa, na cidade, aldeia ou povoado. Determinava como eles deveriam andar, o que levar com eles na viagem, como se comportar com as pessoas que encontrassem pelo caminho, como saudar e tratar as pessoas da casa que os receberiam ou hospedariam, assim como, as que quisessem ou não receber o anúncio do Evangelho de Deus. Dava-lhes instruções para que andassem sempre despojados das coisas materiais ou de subsistência, indicando assim, que eles deveriam viver do seu trabalho de serviço a Deus, ou seja, viver da FÉ, cabendo portanto ao  povo assistido por eles, providenciar o sustento daqueles que lhes anunciam o Evangelho do Reino de Deus. "Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento" Mt.10, 9-10.


      6.  As pessoas do lugar ou casa que recebessem os apóstolos ou os discípulos enviados por Jesus, deveriam providenciar sua acolhida, hospedagem, alimentação e o que fosse necessário para eles em missão até a retirada deles daquele lugar. "Quem vos recebe, a Mim recebe. E quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou" Mt 10, 40. A missão de evangelização dos discípulos e apóstolos de Jesus Cristo consistia em anunciar que o Reino dos Céus estava próximo, e por isso eles preparavam de antemão o lugar e as consciências das pessoas para receberem Jesus, que iria posteriormente àquela aldeia, cidade ou povoado. "Quem vos ouve, a Mim ouve; e quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou" Lucas 10, 16.  

          7. Nos dias atuais, a Igreja Católica passa por crises de fé profundas e muito críticas entre seus membros, por isso é mister retomar suas atividades apostólicas de pregações evangélicas por parte do seu quadro de bispos e sacerdotes instruídos, cultos, competentes, doutorados na fé, a fim de que a Igreja de Cristo seja novamente catequisada e evangelizada juntamente com o povo e os "católicos" que a compõe. Por outro lado, a evangelização e catequese poderá se estender também por parte dos seus bispos e sacerdotes instruídos... aos que não foram ainda agraciados com a mensagem da salvação e do Reino de Deus, ou seja, àqueles que vivem à margem da fé, sem conhecimento de Deus e da sua doutrina, desolados, descrentes, inseguros e sem ter a quem recorrer para alcançar a salvação prometida por Jesus. Aos sacerdotes e bispos não basta limitar a evangelização dos in/fiéis somente a fazer um sermãozinho simplório na hora da missa, que muitas vezes vem recheado de expressões e palavrórios que não tem nada a ver com as inspirações de Deus, mas ao contrário, deixando as pessoas mais vazias e frustradas do que quando entrou na Igreja. "Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro. Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna". Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, I Tim 1, 15-16.


     8. Jesus Cristo ao ver o povo correndo atrás d'Ele para ouví-Lo e saciar sua sede e fome de Deus, dizia: "Tenho pena desse povo porque são como ovelhas que não tem pastor". E começou a ensinar-lhes muitas coisas. (Marcos 6, 34). Ou seja, atualmente a catequese e evangelização dos in/fiéis cristãos é confiada e entregue aos  'guias cegos' ou aos estranhos que não foram preparados na escola de formação do Seminário para aprender o exercício da missão apostólica da Igreja de Cristo, nem assumiram nenhum compromisso de fé com Deus no sentido de pastorear e salvar as almas, pois são apenas colaboradores esporádicos que já tem seus interesses e compromissos pessoais  assumidos com a sua profissão/emprego, sua família, sua escola, seu lazer, etc.. Talvez fosse mais oportuno, proveitoso e mais econômico que os Pastores Eclesiásticos ensinassem a doutrina da fé aos cristãos e colocassem em prática seus talentos e dons naturais, fazendo cultos e mais cultos espirituais evangelizadores da Palavra de Deus, da Doutrina da Igreja e da catequese do Santo Papa dentro do seu recinto de trabalho vocacionado, o Templo de Deus, a exemplo dos grandes santos pregadores do Evangelho de Cristo, a fim de que os in/fiéis cristãos, os incultos e os incautos da fé fossem mais instruídos, catequisados, evangelizados e firmados na verdadeira fé cristã.  


     9. Por um lado não faz muito sentido a alegação de que "a messe é grande e os operários são poucos" para ir cuidar da evangelizaçãoporque existem muitos "talentos bons" dentre os membros do Clero da Igreja, mas que  estão, digamos, obsoletos e enterrados. É chegada a hora e é agora em que se faz necessário que a Igreja Católica mude suas "rotinas" e 'projetos'  para estimular seu quadro de bispos e sacerdotes para a prática diária e constante de evangelização e catequese, no âmbito de suas atividades apostólicas e religiosas. É preciso que a Igreja Católica com seu 'quadro de eclesiásticos' adotem novas posturas em suas atividades apostólicas e religiosas, a fim de que possam atingir um maior grau de satisfação e qualificação da missão de fé e salvação a que foram chamados e se propuseram diante de Cristo. Já deu para se entender que a falta de assistência por parte da Igreja Católica aos menos assistidos e favorecidos, não está exatamente na falta de cooperados eclesiásticos, mas essencialmente por uma, digamos, falta de "organização espiritual", de mais interesse, de responsabilidade e de entusiasmo pela vocação assumida. Se faz necessário que as atividades apostólicas como catequese, evangelização e outras... sejam movidas de forma mais prática e de presença ativa no meio do povo por parte do Clero, pois os burocratas apenas transmitem ordens e instruções; ou seja, deve assumir a missão de 'pastores e guia do povo', posicionando-se em seus devidos lugares e funções à frente da Igreja de Cristo.


     10. Ainda que todos os cristãos ou católicos possam, conforme suas possibilidades e capacidades, dar sua contribuição em favor da evangelização e catequese, vale lembrar que Jesus Cristo não confiou nem entregou a missão apostólica da Igreja dEle às donas-de-casa e pais de família, às senhoras e senhores, aos desocupados ou ocupados, aos esporádicos ou turistas da Igreja, às comadres e compadres, aos incultos e incautos da fé, etc., que na sua pretensa ingenuidade e insipiência acreditam e esperam que serão assistidos e iluminados diretamente por Jesus ou pelo Espírito Santo assoprando-lhes no ouvido o que devem dizer ou fazer em suas tarefas para Deus, uma vez que não tiveram a oportunidade [(coitadinhos)] de estudarem e se instruírem como um sacerdote ou um bispo, a fim de levar a evangelização e a catequese adiante para os outros; e em consequência, a salvação conquistada e oferecida por Jesus Cristo na Cruz.        


 "A erva seca e a flor fenece, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente". Isaías 40, 8.


Colaboração Teresinha de Jesus Carvalho


Site: A LUZ DO SENHOR. http://geocities.yahoo.com.br/aluzdosenhor


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne