EUA dizem que não poderão conter vírus da gripe suína


25.04.2009 - Os responsáveis do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos Estados Unidos alertaram hoje que, apesar do registro de apenas oito casos de gripe suína no país, o vírus pode se propagar facilmente e não poderá ser contido.

"É preciso estar preparado para o pior. A situação é muito séria e estamos muito preocupados", disse hoje durante teleconferência a diretora interina de saúde pública do CDC, Anne Schuchat.

Schuchat alertou que a grave situação vivida pelo México pode chegar rapidamente aos EUA, já que este novo vírus da gripe suína é transmitido com muita facilidade.

"Seria fantástico poder conter o vírus, mas não acho que podemos", disse a diretora, que confirmou por enquanto oito casos de gripe suína nos EUA, dos quais um precisou de tratamento hospitalar.

Seis dos casos foram detectados no estado da Califórnia e dois no Texas, apesar de que há um número indeterminado de casos sob investigação no restante dos EUA.

Entre eles estão 75 estudantes de um colégio na cidade de Nova York, alguns dos quais viajaram recentemente ao México, e que apresentam os mesmos sintomas da gripe suína, como náuseas, febre, enjôos e dores.

Schuchat esclareceu que o desenvolvimento de uma vacina com um novo vírus, como o atual, é um processo que demora meses, mas explicou que as primeiras medidas para tanto já foram tomadas.

Por enquanto, o CDC e os Departamentos de Saúde de todos os estados dos EUA estão atuando de maneira coordenada e "agressiva" para fazer frente ao novo vírus e poder detectar novos casos a tempo.

Segundo Schuchat, esta última ação será difícil, já que há muitos vírus e bactérias que causam doenças respiratórias cujos sintomas são similares aos da gripe suína.

Fonte: Terra notícias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

25.04.2009 - Surto de gripe no México e EUA tem potencial de pandemia

Os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos têm o potencial para causar uma pandemia mundial mas é cedo demais para afirmar se isso vai ocorrer, disse neste sábado a chefe da Organização Mundial da Saúde.

"Ela tem potencial de pandemia porque está infectando pessoas", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

"Contudo, não podemos dizer com a atual base de evidências laboratoriais, epidemiológicas e clínicas se irá ou não ocorrer uma pandemia."

A nova cepa de gripe --uma mistura de vírus das gripes suína, humana e aviária, que matou até 68 pessoas entre 1.004 casos suspeitos no México e infectou oito pessoas nos Estados Unidos-- ainda é pouco compreendida e a situação está evoluindo rapidamente, disse Chan em uma teleconferência.

Um comitê emergencial de especialistas, reunidos rapidamente, irá aconselhá-la sobre questões incluindo possivelmente a mudança no nível de alerta de pandemia da OMS, atualmente em 3 numa escala que vai do 1 ao 6.

É "prematuro demais nesse estágio" para a OMS anunciar qualquer alerta de viagem, uma vez que melhores análises dos casos e outros dados clínicos são necessários, afirmou.

"Ainda não temos um cenário completo da epidemiologia ou risco, incluindo possível disseminação além das áreas afetadas", apontou Chan. "Apesar de tudo, na avaliação da OMS, esta é uma situação séria."

Também é cedo demais para a agência da ONU aconselhar empresas farmacêuticas a mudar para produção de uma nova vacina --a ser derivada a partir do novo vírus-- de sua produção tradicional de vacinas de influências sazonais, explicou.

Fonte: UOL notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne