Resposta do amigo Nilton Fontes sobre a carta (desabafo) do Padre Leonardo Holtz


05.04.2011 - Caro Dilson Kutscher,
Se volto a lhe escrever é sem dúvida porque tenho em alta estima a sua pessoa e seu trabalho de evangelização pela internet.
Seu site está entre meus favoritos e visito-o frequentemente. No início da minha caminhada ele muito me ajudou no fortalecimento da fé.
Mas vamos ao assunto de hoje....
Li atentamente a carta do Pe. Holtz conforme. você mesmo recomendou na introdução à mesma.
Não tenho dúvidas de que as declarações do autor são autênticas e infelizmente verdadeiras, pois nós temos visto coisas semelhantes e até piores em todos os lugares por onde andamos.
Creio mesmo que a Arquidiocese do Rio de Janeiro ainda é uma das melhores para se viver a fé católica. Você não pode imaginar o que eu vivo aqui. Só para dar um exemplo, estive vendo um curso de Teologia para leigos e fiquei arrepiado...
Sabe quais autores eram referência de doutrina para o curso e cujos livros eram recomendados ?
Leonardo Boff, José Comblin, João Batista Libânio e toda a turma da TL. Estão matando a fé do nosso povo simples... é muito triste.
Mas no caso do Pe. Holtz eu não posso dar minha aprovação. E explico por que....
Em primeiro lugar o Senhor Jesus nos ensinou que seu Reino não é somente de \"puros\", de \"perfeitos\", mas nele há também o joio espalhado.
Parece que o desejo do Pe. Holtz é que o Papa excomungue todo mundo e fiquem somente os impecáveis na Igreja. Ele chega a criticar a atuação do Papa Bento XVI.... e isto é inaceitável para um cristão.
O Santo Padre tem por guia o Espírito Santo e muitas vezes precisa tolerar certos procedimentos, para evitar um mal maior para a Igreja.
Lembra de Moisés que tolerou o divórcio, por causa da \"dureza de coração\" do povo daquela época ?
Quanto à sua opção por abandonar a Igreja e seguir um grupo que apostatou da Igreja, não podemos aprovar.
A Igreja está há muito tempo envidando todos os esforços para o retorno desse grupo à plena comunhão, mas eles relutam na sua soberba em não se \"misturar\" com os impuros.

Veja:
1) Eles pleitearam a Missa Tridentina.... O Papa concedeu (Veja no nosso site dicionariodafe.com o documento Summorum Pontificum).
Hoje qualquer padre, em qualquer lugar pode celebrar LIVREMENTE a missa de São Pio V, sem pedir autorização nem para o bispo, nem para ninguém.

2) Eles pleitearam a retirada da excomunhão dos bispos ordenados por Mons. Lefebvre, sem autorização da Santa Sé..... e o Papa Bento XVI levantou as excomunhões.

E assim muitos outros gestos de boa vontade foram feitos, para que eles pudessem voltar à plena comunhão com a Igreja, mas a vaidade falou mais alto...
Até mesmo um espaço exclusivo para eles o Papa autorizou, a fim que não se sentissem constrangidos no meio dos \"impuros\"... veja o Instituto Bom Pastor, a Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney, etc ...
Se tudo é trevas na Igreja, conforme nos deixam transparecer, nem por isso devemos deixá-la.... Jesus nos enviou para sermos \"luz do mundo\" e sal da terra.
Acho que é a soberba que fala mais alto aos membros da FSPX que rejeitam submeter-se à autoridade do sucessor de Pedro.
Parece que se julgam capazes de emitir juízo até sobre os ensinamentos de Jesus, como disse esse padre na sua carta: \"Nosso Senhor estava absolutamente certo quando disse....\".
Será que existem outras situações em Jesus não estava \"absolutamente certo\" ?
Quem são eles para emitir juízo sobre o ensinamento de Jesus ?
Por isso peço humildemente a todos que lerem estas palavras, que não desanimem, não fujam do combate, não recusem o pastor nomeado por Jesus (o Papa) para apascentar seu rebanho (Jo 21,15-17) e nos confirmar na fé (Lc 22,32), e não se afastem da ÚNICA IGREJA fundada por Jesus, fora da qual ninguém se salva(conf. IV Concilio de Latrão).
Finalmente, caro Dilson, gostaria de que esta carta fosse publicada como \"Resposta ao padre Holtz\".
Obrigado e que Deus abençoe e ilumine a todos.
Nilton Fontes.

Leia: Carta (desabafo) do Padre Leonardo Holtz ao Arcebispo do Rio de Janeiro.

www.rainhamaria.com.br
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne