Catador de papelão foi um dos convidados do Papa para primeira missa


19.03.2013 -

n/d

Sergio Sánchez conhece Jorge Mario Bergoglio há cinco anos e revelou que o agora Papa já participou de protesto em defesa dos trabalhadores.

Sergio Sánchez, um catador de material reciclável das ruas de Buenos Aires, estava sentado junto à elite política - incluindo a presidente argentina Cristina Kirchner - para assistir à missa que marcou o início do pontificado do papa Francisco nesta terça-feira. Sánchez era convidado de honra do Pontífice e vestia o mesmo moletom azul que usa para recolher lixo das ruas da capital da Argentina. 

"Uma presença desejada pelo papa. Os pobres junto aos poderosos" foi o título utilizado pelo jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, para contar que assistiram à missa, além do catador Sánchez, a freira missionária Ana Rosa Sivori, prima do Papa e José María del Curral, diretor do "Escola de Vizinhos".

Membro do Movimento de Trabalhadores Excluídos (MTE), Sanchéz já conhecia Jorge Mario Bergoglio há cinco anos, "quando era mais dura a luta pelo reconhecimento da dignidade dos trabalhadores", contou. "A única pessoa que encontramos e estava do nosso lado foi o padre Bergoglio. Ele também lutava contra as diferentes formas de escravidão à qual nós, trabalhadores, estávamos submetidos, e contra aqueles que tratavam os seres humanos como máquinas de produção", declarou.

O catador de papel também disse que em determinada ocasião, o atual Papa chegou a participar de um dos protestos organizados pelo MTE. "Com ele aprendemos a lutar para melhorar nosso modo de vida", acrescentou Sánchez, que também afirmou que nessa época se tornou amigo de Bergoglio e, por isso, tinha que estar no Vaticano.

Ana Rosa Sivori, da ordem das Filhas de Maria Auxiliadora, é missionária na Tailândia há 46 anos e ajuda crianças carentes no país. Hoje, ela queria estar com seu primo. "Ele ainda não me ligou, mas sabe que estou aqui", disse.

José María del Curral, também não precisou de um convite para assistir hoje à missa, porque antes do conclave disse ao cardeal Bergoglio que já estava com as malas prontas para viajar para Roma, pois tinha certeza de que voltaria a vê-lo, mas como Papa.

Fonte: Terra noticias

=============================

Leia também...

Primeira missa do Papa Francisco: Cuidar das pessoas que estão na periferia do...

Com o Papa Francisco, humor e naturalidade surpreendem o Vaticano

Vaticano divulga brasão do pontificado do Papa Francisco

Papa Francisco telefona para a Cúria Geral dos Jesuítas e causa admiração

Arcebispo Emérito de SP: Papa Francisco segue a linha da Teologia da Libertação

Papa revela que palavras de dom Cláudio Hummes inspiraram escolha do nome

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne