Irlanda: Ateísmo começa a ser ensinado como disciplina em escolas públicas


27.11.2013 -

n/d

Os alunos do ensino primário na Irlanda, pela primeira vez, irão aprender os princípios básicos do ateísmo como parte do currículo.

Segundo a revista Time, seriam cerca de 16 mil alunos a ouvir sobre os sistemas de crenças seculares ainda este ano. O novo currículo, que falará sobre humanismo e agnosticismo, é um projeto da ONG ateísta Educar Juntos. Fundada a 5 anos, seu site afirma que são um grupo dedicada a “promover o ateísmo, a razão, a ética e um Estado laico”.

As primeiras versões do material contemplam o ensino de crianças dos 4 até os 13 anos. São dez lições, uma por aula, entre 30 e 40 minutos de duração. Além disso, haverá aplicativos para smartphones e atividades interativas no seu site.

n/d

Na Irlanda, 90% dos alunos estudam em escolas pertencestes à Igreja Católica.

Para o co-fundador da Atheist Ireland, Michael Nugent, o fim deste monopólio religioso na educação é necessário. “Se os pais dessas crianças em idade escolar e sob o controle da igreja desejarem, poderão usar o nosso curso como uma alternativa para os seus filhos”.

O grupo lançou uma campanha online para arrecadar os 50 mil euros que acreditam serem necessários para fornecer o material para as escolas e dar treinamento aos professores. Por enquanto, menos da metade do alvo foi alcançado, mas segundo a ONG o dinheiro está vindo de diferentes partes do mundo, o que indica um crescente interesse pelo projeto que poderá se estender a todas as nações interessadas.

Embora em muitos países seja proibido o ensino religioso nas escolas públicas, esta é a primeira vez que ocorrem aulas sobre ateísmo de maneira programática. Contudo, é crescente o número de instituições de ensino superior na Europa e nos EUA que oferecem aulas sobre o pensamento ateísta.

Fonte: Catolicidade  e  blog.comshalom.org

====================================

Diz na Sagrada Escritura:

“Se não se abreviassem aqueles dias, não se salvaria pessoa alguma; porém, serão abreviados aqueles dias em atenção aos escolhidos." (Mt. 24, 22).

"Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniqüidade, o filho da perdição," (2Ts 2,3)

Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?  (Lc 18, 8)

 

VEJA TAMBÉM...

Cartazes com frase Nós confiamos em Deus, são banidos de escola dos EUA

EUA: Motorista de ônibus escolar é demitido por orar com alunos

Nadia Eweida, despedida do emprego por usar crucifixo no pescoço, recebe prêmio

Equipe de atletismo vence prova mas é desclassificada por fazer referência a Deus

EUA: Escola é forçada a retirar retrato de Jesus e pagar US$ 100 mil a grupo ateísta

Menino britânico de 8 anos é expulso de colégio por desejar Jesus Cristo na Cruz

EUA: Professora proíbe que alunos escrevam sobre Deus na escola

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne