Seca no Rio Piracicaba: Apenas 15% dos peixes vão reproduzir e ecossistema será prejudicado


06.02.2014 -

n/d

A falta de chuvas durante o período da piracema (reprodução dos peixes) no Rio Piracicaba deve causar prejuízos ao ecossistema da região por pelo menos cinco anos, de acordo com o pesquisador Paulo Sérgio Ceccarelli, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Tropicais (Cepta). A estiagem fará com que apenas 15% dos peixes consigam se reproduzir, segundo estimativa do biólogo. A época de reprodução vai até o dia 28 de fevereiro

Ainda conforme Ceccarelli, devido à baixa quantidade de água nos rios, os cardumes não conseguem desovar. "Os peixes até chegam à cabeceira do rio, mas percebem que há pouca água e acabam sem fazer a desova, já que sabem que os filhotes não vão sobreviver", explicou o pesquisador à reportagem da EPTV.

Os problemas na piracema refletem na falta de peixes, o que atrapalha a pesca e também toda a cadeia alimentar, segundo o biólogo. "É como se uma geração inteira de peixes não nascesse e isso vai afetar o ecossistema por pelo menos cinco anos. Os filhotes atingiriam a maturidade daqui a três anos para a reprodução, mas a cadeira será quebrada", afirmou Ceccarelli.

n/d

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto do Estado (Daee), o nível do Rio Piracicaba está em 0,92 metros, quando o normal é de dois metros para o período. Esta situação faz com que a temperatura da água aumente, o que também afeta a reprodução, segundo o pesquisador.

Ainda conforme o biólogo, os peixes que não conseguiram desovar nesta piracema só irão se reproduzir no novo período, que começa em outubro deste ano.

"A água muito quente pode matar os ovos que forem depositados e pode até fazer com que nasçam mais machos do que fêmeas, desequilibrando mais ainda o ecossistema", explicou o especialista. Segundo Ceccarelli, a única solução para amenizar o problema seria a chuva.

Fonte: G1

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

 

Veja também...

Se não chover nas cabeceiras dos rios em 40 dias vai ficar difícil extrair água dos reservatórios de SP

Morte de sardinhas em massa na costa oeste dos EUA deixa cientistas perplexos

EUA: Massiva morte da vida marinha na Costa Oeste está se acelerando

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne