Premier marfinense estima em 400 milhões africanos sem água potável


18.02.2014 -

n/d

Pelo menos 400 milhões de pessoas são privadas de acesso à água potável na África, afirmou nesta segunda-feira, em Abidjan, o primeiro-ministro marfinense, Daniel Kablan Duncan, um fator que detém o desenvolvimento e o crescimento do continente.

"Todos devemos ser conscientes de que fornecer água potável e saneamento às nossas populações (...) é impulsionar o desenvolvimento do nosso continente", reforçou Duncan, na abertura de um encontro pan-africano sobre água e saneamento.

Segundo ele, a consequência de uma situação como essa é que "mais de 70% dos leitos hospitalares na África são ocupados por pessoas que sofrem de doenças evitáveis, ligadas à qualidade da água e do saneamento".

n/d

Em um relatório publicado em 2012, a ONG Save the Children avaliou em 450 milhões o número de crianças ameaçadas de desnutrição nos 15 anos seguintes. De acordo com a organização, cerca de 2,6 milhões morrem a cada ano.

A água potável, que provoca doenças fatais para as crianças, é um dos principais fatores causadores de desnutrição.

"Esse déficit limita a plena valorização do potencial humano da África", condenou Duncan, enquanto o continente abrigará "25% da população mundial em 2050, ou seja, 2,4 bilhões de habitantes".

Organizado pela Associação Africana da Água (AAE), o encontro de Abidjan reúne até quinta-feira 1.200 profissionais vindos de 40 países.

A má distribuição da água e os problemas de infraestrutura impedem o acesso a esse recurso, embora seja presente em quantidade suficiente na África, que dispõe de 5,4 bilhões de metros cúbicos de água nos lençóis freáticos, explicou o secretário-geral da AAE, Sylvain Usher, à AFP.

n/d

Apenas oito dos 53 países africanos deverão atender aos Objetivos do Milênio fixados pela ONU em questão de acesso à água, o que significa reduzir à metade até 2015 o percentual de sua população sem acesso a um sistema de depuração, avaliou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em 2012.

Estes países são Argélia, Marrocos, Tunísia, Líbia, Botsuana, Angola, África do Sul e Egito.

Fonte: Terra noticias   -  imagens www.rainhamaria.com.br

===========================

Veja também...

Fome e sede são as principais armas de destruição maciça dos mundialistas

A Voz da Rússia: Humanidade em disputa pela água?
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne