Papa Francisco retira latim como língua oficial em sínodo no Vaticano


07.10.2014 -

n/d

Em uma ruptura com o passado, o Papa Francisco decidiu que o latim não será a língua oficial de um encontro mundial de bispos no Vaticano.

Um cardeal fez o anúncio nest domingo, o primeiro dia de trabalho da assembleia de duas semanas, conhecida como sínodo, onde cerca de 200 bispos católicos de todo o mundo discutem temas relacionados à família.

O italiano, a língua no Vaticano, vai se tornar a língua oficial no sínodo, disse ele.

Em sínodos passados, o latim era a língua oficial de documentos para as reuniões e alguns dos participantes escolhiam falar em latim. O Papa decidiu fazer a mudança a fim de agilizar o processo, disseram autoridades.

n/d

O movimento foi uma ruptura com o antecessor de Francisco, o Papa Bento 16, que há dois anos criou um novo departamento no Vaticano para promover o estudo e o uso do latim na Igreja Católica Romana.

O latim continua sendo a língua oficial da Igreja universal. Ele é usado como língua de referência para tradução de documentos importantes para as línguas modernas.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Santa Catarina escreveu o seguinte aos Bispos maus: “Não sois flores que lançam perfume, mas mau cheiro que empesta o mundo todo (...) Fostes escolhidos como anjos terrestres, para nos libertar do demônio do inferno (...) e, no entanto, quereis o ofício dos demônios. Esta não é cegueira da ignorância (...) Não: porque vós sabeis qual é a verdade (...) Ah! Como sois loucos! (...) Digo-vos isto sem reverência alguma, porque estais privados da reverência. Ai! Insensatos, dignos de mil mortes! Como cegos não vedes o vosso mal”.

"Se um futuro Papa ensinar algo contrário à Fé Católica, não o sigam." - Papa Pio IX, Carta ao Bispo Brizen, citado em "In His Name", E. Christopher Reyes, 2010

Declarou o Arcebispo  francês Marcel Lefebvre

Em Homilia proferida em Lille, em 29 de agosto de 1976.

"Não somos contra ninguém. Não somos destacamentos. Não desejamos mal a ninguém. Queremos somente que nos deixem professar nossa fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. E por causa disso nos expulsam de nossas igrejas, expulsam esses pobres padres que dizem a missa tradicional pela qual todos os nossos santos e nossas santas foram santificados: Santa Joana d’Arc, o Santo Cura d’Ars, Santa Teresa do Menino Jesus.

E é por isso que não estamos no cisma, somos os continuadores da Igreja católica. São aqueles que fazem as novidades que estão no cisma. Nós continuamos a Tradição, e é por isso que devemos confiar, não devemos nos desesperar mesmo diante da situação atual, devemos manter, manter nossa fé, manter nossos sacramentos, apoiados sobre vinte séculos de tradição, apoiados sobre vinte séculos de santidade da Igreja, de fé da Igreja.

Alguns jornalistas me perguntaram por vezes: “Monsenhor, o senhor se sente isolado?”. “De modo algum, de modo algum, não me sinto isolado, estou com vinte séculos de Igreja, e estou com todos os santos do céu!”

 

VEJA TAMBÉM...

Francisco deu um recado aos conservadores: Ou vocês se curvam a Nova Igreja, ou rua!

Frei Clemente Rojão: Comando de caça aos conservadores tem como líder o próprio Papa

São Pio X denunciou o movimento modernista que se infiltrara nas fileiras católicas

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne