Surto da Bactéria Legionella, que pode ser mortal, já tem 311 doentes e 7 mortes em Portugal


14.11.2014 - Nota de www.rainhamaria.com.br

PRIMEIRAMENTE....

n/d

A Legionella é um gênero de bactérias naturalmente presentes na água e na terra úmida que pode causar doenças respiratórias, das quais a mas grave é conhecida como o mal dos legionários (pneumonia atípica que pode ser fatal). Elas freqüentemente colonizam sistemas de água, incluindo as redes de água potável, sistemas recreacionais e sistemas de resfriamento.

Seu habitat natural é o ambiente aquático tanto natural quanto artificial. Ela possui boa interação com outros microorganismos, e possui vida livre na água ou, mais frequentemente, vive em biofilms que lhe fornece proteção e nutriente. Além da natureza da água, temperatura e tipo de materiais utilizados na canalização também desempenham um papel importante no seu desenvolvimento.

n/d

Além disso, protozoários (incluindo as amebas) são os hospedeiros naturais da Legionella. A bactéria e seu hospedeiro ter evoluído convergente permitindo que as bactérias adquiridos no gene genética que codifica para a maior parte dos factores de virulência de Legionella. O mecanismo utilizado pela Legionella ao infectar uma ameba é apontado pelos pesquisadores como sendo o mesmo utilizado para infectar glóbulos brancos humanos e é entendido como a chave para o entendimento da virulência dessa bactéria.

n/d

A infecção pela Legionella pode apresentar dois quadros clínicos distintos:
O mal dos legionários: pneumonia grave, distúrbios digestivos, insuficiência renal e requer tratamento com antibióticos (fatal em até 15% dos casos adquiridos na comunidade e até 50% quando em hospitais)

=========================

NOTICIA

14.11.2014 - Surto de Legionella em Portugal: 311 doentes e 7 mortos.

Fonte: Agência de noticias portuguesas Sapo

O surto de doença dos legionários que atinge o concelho de Vila Franca de Xira fez entre quarta e quinta-feira mais nove infeções. No balanço atual, há registo de 311 doentes, 303 dos quais assistidos na região da Grande Lisboa.

Até ao momento, o número de mortes confirmadas continua sem alterações. Há sete óbitos e mais um em investigação.

As autoridades de Saúde adiantam ainda que "um dos casos reportados no Algarve não tem ligação epidemiológica com o atual surto, assim como não se confirmaram, após contra-análise, os dois casos inicialmente suspeitos reportados no estrangeiro [um em Lima, no Peru, e outro em Luanda, em Angola]".

Sobre a origem do surto, é referido que as investigações "continuam a decorrer". Nos arquivos mundiais de epidemiologia só há registos de duas situações com maior impacto.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), no topo da lista está um surto no Reino Unido, em 2002, com 494 infetados e sete mortos. É seguido por uma contaminação em Espanha, um ano antes e com 449 doentes e seis vítimas mortais. No caso inglês, a bactéria propagou-se a partir de um sistema de ar de condicionado instalado num centro cultural em Barrow. Já aqui ao lado, o foco foram as torres de refrigeração de um hospital em Múrcia.

n/d

Portugal surge agora em terceiro lugar, destronando o Japão - que até agora ocupava a posição com 295 infetados e sete óbitos. Neste caso, o surto teve início num spa público em Miyazaki. Por cá, as suspeitas mais fortes sobre a origem do surto recaem na fábrica Adubos de Portugal (ADP Fertilizantes), em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira. A confirmar-se - as análises conclusivas devem estar prontas esta quinta-feira -, os responsáveis pela unidade industrial podem vir a responder por crime ambiental. A sanção pode ir de uma multa de 5 milhões de euros, um a cinco anos de prisão por negligência ou mesmo oito anos de cadeia caso os juízes considerem ter havido dolo.

Apesar dos números sem precedentes, e que os especialistas afirmam que ainda vão aumentar, a resposta foi rápida. Pneumologistas, delegados de saúde ou infecciologistas, entre outros, explicam que a atuação foi muito atempada, quer na identificação do surto, quer na assistência, mesmo tendo sido necessário algum improviso para garantir camas para todos os doentes na região da capital.

Os maiores surtos de legionella ultrapassam o caso zero, que permitiu descobrir a doença dos legionários, em número de doentes mas não de mortes. Trinta e oito anos depois, nenhum surto foi tão mortífero quanto o primeiro. Terá contribuído o desconhecimento da doença e sobretudo do tratamento. Os contágios que levaram à descoberta da doença aconteceram em 1976, nos EUA, e somaram 180 doentes e 29 mortos. Aconteceu num hotel na Pensilvânia durante uma reunião da Legião Americana, a maior organização norte-americana de veteranos de guerra.

Enviado pela amiga Maria Arminda - Portugal

==============================

Nota de www.rainamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)
 

Veja também...

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Esverdeado e seu Cavaleiro Cavalgam

Por que tantas doenças mortais se rompendo em todo o mundo agora em 2014?

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne