Dezoito municípios de Pernambuco estão totalmente sem água. Estado tem 126 cidades em situação de emergência por causa da seca


06.11.2015 -

n/d

Dezoito cidades de Pernambuco estão em colapso -- totalmente sem água -- e outras 32 estão em pré-colapso. A informação é do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, em entrevista no Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (6). De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe), outras 126 cidades estão em situação de emergência.

n/d

"Nós temos 50 cidades que estão sendo apoiadas com carro-pipa. Temos situações no Agreste Meridional, como Jupi, Jucati, são cidades que estão no colapso total, absoluto. As barragens que abasteciam secaram e o abastecimento é exclusivemante por carro pipa", apontou Tavares. Segundo ele, os moradores dessas e de outras cidades em colapso não precisam nem acionar a Compesa. "A gente já faz o atendimento emergencial", explicou.

n/d

A situação é preocupante para as cidades em situação de emergência. A barragem de Jucazinho, por exemplo, atende doze cidades do Agreste do estado e pode armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 2,5% da capacidade. Para retirar o volume morto, a Compesa precisa fazer uma obra, já que as bombas normais já não conseguem captar a água.

n/d

"Investimos no sistema de Jucazinho, nos últimos 60 dias, R$ 1 milhão, de forma a captar todo o restante da água e tentar chegar no próximo período chuvoso", destacou Roberto Tavares, lembrando que o próximo período chuvoso, de acordo com as previsões, será apenas em março de 2016. "Estamos contando que não vamos ter chuva, nos preparando para isso", declarou ainda o presidente.

n/d

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Veja também...

Sul de Minas: Seca no Reservatório de Furnas, fica difícil encontrar os trechos que ainda é possível ver o lago

Com a pior seca em 81 anos, rio Piracicaba está desaparecendo e pode deixar sem água cerca de 1 milhão de pessoas dos 21 municípios abastecidos pelo rio

Forte estiagem que atinge o RJ, levando os reservatórios do rio Paraíba do Sul ao seu menor nível histórico. Em Angra os moradores estão proibidos de regar os jardins

Afluentes do Rio São Francisco secam pela primeira vez na história

A seca no Brasil é pior do que se pensava: Sudeste perdeu 56 trilhões de litros de água, mostram dados da Nasa

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne