Devastação sem fim: Rio Doce sobe por conta de lama e mata animais em Minas Gerais, e seca causa mortandade de peixes em Linhares, Espírito Santo


08.11.2015 -

n/d

Estações telemétricas operadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) registraram um aumento do nível do rio Doce nas últimas 24 horas em parte do centro-leste e leste de Minas Gerais em razão não chuva volumosa que voltou a cair em vários municípios, mas sim pela lama de rejeitos das barragens que se romperam em Mariana.
Entre as 9 horas (Brasília-verão) de sábado (07) e às 9 horas deste domingo (08), a precipitação registrada em pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) chegou a 96 milímetros em Congonhas, 91 mm em Juiz de Fora, 76 mm em Barroso, 57 mm em Conselheiro Lafaiete e 56 mm em Ouro Preto.

n/d

Exceto em Ouro Preto, que escoa a água da chuva pelo rio do Carmo, nos demais municípios, a bacia hidrográfica, por enquanto, não sofreu alterações com a chuva.

O mesmo rio do Carmo, que recebeu o montante de água e lama das duas barragens que estouraram em Mariana, e que não registrou precipitação acumulativa, subiu entre os municípios de Acaiaca e Barra Longa, até o encontro com o rio Piranga, que juntos formam o rio Doce.

Neste domingo, autoridades do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), na altura de Ipatinga, constataram enorme mortandade de aves, peixes e tartarugas, após a chegada das águas do lamaçal.

n/d

n/d

n/d

Além do nível já muito baixo do rio pelo longo período de estiagem e a baixa oxigenação, agora, com a passagem das águas, a morte ocorreu de forma instantânea, relataram as autoridades.
No município de Belo Oriente, o nível do rio Doce que estava em torno de 1,08 metros na última semana, nas últimas 24 horas saltou para 3,76 metros na estação da ANA, valor, inclusive, acima da cota de alerta para extravasamento, mas puramente devido às águas das barragens, segundo a Defesa Civil.

Os reflexos já foram sentidos também nas imediações de Governador Valadares, onde o nível do rio Doce está crítico. Às 10 horas deste domingo, o nível em outra estação da ANA estava em 95 centímetros sendo que antes do rompimento das barragens, o nível era de 84 cm. Ainda assim, abaixo da cota de alerta para vazante, que é de 1,26 metros.

Outro dado interessante foi registrado no mesmo rio Doce, no município de Córrego Novo. A estação da ANA, que vinha mantendo nível de 1,25 metros na última sexta-feira (06), no sábado saltou para 5,53 metros, acima da cota de alerta para extravasamento, que é de 4,47 metros.

A previsão das autoridades é de que o lamaçal que segue matando os animais por onde passa chegue ao Espírito Santo nas próximas 24 horas. O rio Doce sobe nas estações, mas não por conta da chuva!

Calor intenso e estiagem causam mortandade de peixes em Linhares, ES

O grave período de estiagem em que passam praticamente todos os municípios do estado do Espírito Santo tem comprometido não apenas na garantia de abastecimento de água para as cidades e o campo, mas também a sobrevivência dos animais.

n/d

No interior do município de Linhares, no norte do estado, milhares de peixes estão morrendo na lagoa do Martins.

n/d

Fonte: De Olho no Tempo

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Oséias 4, 1-3)

"Para que ainda nos determos? Reuni-vos, e vamos para as cidades fortificadas: lá havemos de perecer. Porquanto o Senhor, nosso Deus, decidiu que pereçamos, fazendo-nos beber água envenenada, já que pecamos contra ele." (Jeremias 8, 14)

"Então, por que não encontrei pessoa alguma quando vim? Por que ninguém respondeu ao meu apelo? Tenho eu realmente a mão demasiado curta para libertar, ou não tenho bastante força para salvar? Contudo, com uma simples ameaça, seco o mar e transformo as ondas em terra firme, de forma tal a faltar água para seus peixes, e seus animais perecerem de sede." (Isaias 50,2)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz." (Apocalipse 12, 2)

 

VEJA TAMBÉM...

A seca no Brasil é pior do que se pensava: Sudeste perdeu 56 trilhões de litros de água, mostram dados da Nasa

El Monstro: Nasa confirma maior El Nino já registrado e o Brasil sofrerá seus efeitos e consequências

Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito (São Lucas 21, 22)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne