Depois da onda de lama que arrasou o subdistrito de Bento Rodrigues MG, cenário da localidade lembra o de um filme apocalíptico


18.11.2015 -

n/d

Pouco mais de uma semana depois do rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais, o cenário na localidade de Paracatu de Baixo lembra o de um filme apocalíptico. A onda de lama que arrasou o subdistrito de Bento Rodrigues e rumou a Paracatu destruiu as casas e se acumula em blocos de um a dois metros de altura que a chuva é incapaz de desmanchar.

n/d

Quando se caminha pelo local — único ponto devastado possível de percorrer, já que o acesso a Bento Rodrigues foi interditado — só se veem animais perambulando entre os destroços. Cachorros, patos, porcos, galinhas são a única população visível do antigo povoado. Circulam sobre restos de material de construção, peças de roupa e eletrodomésticos retorcidos.

n/d

Mas, quando um cachorro aparentemente faminto começa a uivar, aparece o ajudante de obras José Horta Ramos Gonçalves, 50 anos. Gonçalves se negou a deixar para trás os bichos de Paracatu. Sozinho, toma conta de cinco casas de familiares e amigos e de todos os animais que encontra vagando sobre a lama.

n/d

— Eu não poderia sair daqui e deixar esses bichos para trás. Nos primeiros dias, vivia à luz de vela. Agora, pelo menos, tenho luz. A Samarco traz comida — conta, referindo-se à empresa responsável pela barragem que ruiu.

Como sua casa tem quase um metro de lama no interior, vive na moradia do irmão, localizada em um ponto mais alto.

n/d

Além dessa, somente outras duas casas permanecem habitadas em toda a vila. Apesar do clima de desolação, Gonçalves demonstra confiança no futuro:

— A vila vai voltar a existir, tenho certeza. Eu só saio da minha casa para o cemitério.

n/d

Os 62 milhões de metros cúbicos de lama despejados morro abaixo — suficientes para encher 25 mil piscinas olímpicas — começaram a percorrer um trajeto de mais de 500 quilômetros por vales e rios que deverá desaguar no mar do Espírito Santo.

n/d

Fonte: Jornal Zero Hora

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem". (Oséias 4, 1-3)

"Para que ainda nos determos? Reuni-vos, e vamos para as cidades fortificadas: lá havemos de perecer. Porquanto o Senhor, nosso Deus, decidiu que pereçamos, fazendo-nos beber água envenenada, já que pecamos contra ele". (Jeremias 8, 14)

"Então, por que não encontrei pessoa alguma quando vim? Por que ninguém respondeu ao meu apelo? Tenho eu realmente a mão demasiado curta para libertar, ou não tenho bastante força para salvar? Contudo, com uma simples ameaça, seco o mar e transformo as ondas em terra firme, de forma tal a faltar água para seus peixes, e seus animais perecerem de sede". (Isaias 50,2)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Veja também...

Tragédia em Minas Gerais deve secar rios e criar deserto de lama. Especialistas que conhecem a região descrevem o cenário como assustador

Biólogo André Ruschi: Onda de lama, da barragem que rompeu, se espalhará e atingirá 10 Mil quilômetros de litoral brasileiro. As espécies marinhas estão ameaçadas. Quem sobreviverá?

Sinal dos Tempos: Pescadores convocam operação Arca de Noé para salvar peixes de dilúvio de lama em Minas Gerais e no Espírito Santo

Devastação sem fim: Rio Doce sobe por conta de lama e mata animais em Minas Gerais, e seca causa mortandade de peixes em Linhares, Espírito Santo

Desesperados por água: Em meio à tragédia da lama, que cortou abastecimento, moradores de Governador Valadares buscam água em canal de esgoto da cidade

Cheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta da comunidade de Bento Rodrigues: Foi um tsunami, afirma morador afetado por mar de lama em Minas Gerais

Minas Gerais: Tremores foram registrados antes de rompimento de barragens

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne