Bispo Gaston de Ségur: Todas as religiões são boas? Onde você aprendeu esta doutrina, e quem revelou que todas as religiões igualmente agradam o Ser Supremo?


18.01.2016 - Nota de www.rainhamaria.com.br

Louis-Gaston Adrien de Segur (1820-1881) foi um bispo e um apologista católico francês do século XIX, pioneiro da caridade.

n/d

Diz o incrédulo: Todas as religiões são boas.

Resposta - Quereis dizer definitivamente que todas as religiões são boas, no sentido de que é melhor ter uma, qualquer que seja, do que nenhuma; mas não no que seja indiferente a professar esta ou aquela. Mas pensa que pouco importa ser pagão, judeu, turco, católico, protestante ou supondo que todas as religiões são invenções dos homens e que Deus Nosso Senhor não cuida delas?

Se assim for, diga-me onde você aprendeu esta doutrina, e quem revelou que todas as religiões igualmente agradam o Ser Supremo?

Porque existem falsas religiões você conclui que não há uma verdadeira, e porque você se encontra cercado de impostores você não deve encontrar um verdadeiro amigo?

Você descobriu por acaso, que Deus acolhe com o mesmo amor, o Cristão que adora Jesus Cristo e o judeu que vê nele um impostor; que é bom e permitido nas religiões pagãs, adorar em vez do Deus verdadeiro,adorar Júpiter, Marte, Príapo, Venus; render no Egipto, as honras devidas à Divindade, os Crocodilos e ao touro Apis; entre os fenícios sacrificar seus próprios filhos ao deus Moloque; na Gália e no México imolar milhares de vítimas humanas aos deformes ídolos que ali se veneravam; em outros lugares se prostrando diante do tronco de uma árvore, das pedras, plantas, ossos de animais; em Constantinopla repetir do íntimo dos corações: “Deus é Deus (ele não se refere à Trindade Católica) e Maomé é seu profeta”, e em Roma, Paris e muitas outras partes, aborrecer a  todos esses falsos deuses, desprezando Maomé como um impostor?       

É impossível que creia nisso seriamente, e ainda você diz: “Todas as religiões são boas”.Por que, então você não é sincero e confessa que não quer ter o trabalho de procurar a verdade que, no entanto, você deve considerar por inútil? Ah!  Inútil indagação da verdade! .... Insensato!

A que perigo você se expõe, se pelo contrário, apesar de sua declaração que em nada se funda, Deus tem imposto ao homem certas classes de preceitos determinado? Se entre todas as religiões uma, uma só é RELIGIÃO, a verdade religiosa, absoluta, e toda a verdade, não admite qualquer mistura e exclui tudo o que não seja ELA? Você acha que sua indiferença o desculpará perante o tribunal do Juiz Soberano? Podeis sabiamente desprezar essa realidade terrível?

Que miséria do homem sem uma religião divina! Olhe para ele com os pálidos flashs da razão entregue à dúvida, muitas vezes à ignorância mais lamentável, o mais nocivo sobre as questões-chave de seu destino, seus deveres, a sua felicidade!          

“De onde venho? Quem sou eu? Para onde vou? Qual é meu último fim? Como chegar lá? O que há além desta vida? Quem é Deus? O que Ele quer de mim?”

O que diz a razão desses problemas enormes? Apenas começa a discorrer e emudece; se conforma com as probabilidades, com palavras vagas como pode ser, milhares de vezes mais ineficazes para  que possamos dominar nossas paixões violentas e permanecer no caminho áspero do dever ...

E quereis que o Deus de toda sabedoria, de toda bondade, de toda a luz haja abandonado esta sua criatura racional, o homem, a obra-prima de suas mãos?

Não, não. Ele (Deus) colocou diante dele (homem) uma luz celestial em resposta às necessidades prementes de seu ser, revela com uma evidência divina, a natureza e a justiça, bondade e desígnio desse Deus, seu primeiro princípio e seu último fim; uma luz que mostra o caminho do bem e o caminho do mal, aberto ambos às suas vistas e dirigindo-se, um para a morada eterna de alegria, e o outro para o lugar do castigo eterno; uma luz que fica no meio do falso brilho que rodeia a corrupção humana, com apenas um raio da verdade; luz vivificante, que aperfeiçoa tudo o que penetra ...

E esta luz é a revelação cristã é o cristianismo (Católico), a única religião que tem prova, a única que ilumina o entendimento, que santifica o coração e que guiando toda a nossa perfeição moral ao conhecimento e ao amor de Deus, é digna de Deus e de nós mesmos.

Quem poderá  refutar todas as provas de que o cristianismo oferece a nossa crença?

Vejo certamente voltar para o berço do mundo através das profecias anunciadas pela fé, esperança e amor dos santos patriarcas, e as cerimônias do culto mosaico e primitivo que era uma figura dele.

De fato, tem sido sempre uma e mesma religião, embora tenha sido desenvolvida em três fases.

1) Na religião patriarcal que durou desde Adão até Moisés.

2) Na religião judaica, promulgada por Moisés por parte de Deus, e que durou até a vinda de Jesus Cristo.

3) Na religião cristã ou católica ensinada pelo próprio Jesus Cristo e continuada por seus pregadores apóstolos.

Na primeira, se desenvolve lentamente e com majestade, como todas as obras de Deus; como o homem que atravessa a infância, passando pela adolescência, depois, antes de atingir a meia-idade; como o dia que passa pelo anoitecer e pela aurora antes de brilhar na metade do céu; como a flôr que  primeiro é semente, em seguida, um botão que fechados que não descobriu as riquezas da seu âmago.

Da mesma forma o cristianismo e só ele abraça toda a humanidade; Ele domina tudo, o tempo e os séculos. Vem da Eternidade para entrar na Eternidade; Deus vem de Deus para descansar eternamente em Deus.

Tudo nela é digno do seu autor. Tudo isso é Verdade e Santidade. Aqueles que o estudam falam em uma maravilhosa harmonia, beleza, grandeza, uma evidência da verdade cada vez maior, à medida que examinam mais os seus dogmas ...

Move e purifica o coração, ao mesmo tempo que ilumina a compreensão. Completo, satisfaz plenamente o homem.

O caráter sublime, sobrehumano, incomparável de Jesus Cristo seu único fundador.

A perfeição divina de sua vida; A santidade de sua lei.

A sublimidade prática da doutrina que ensinou.

Sua linguagem seria considerada uma loucura se não fosse divina.

O número e as provas dos milagres reconhecidos até mesmo por seus piores inimigos.

O poder da sua Cruz.

As circunstâncias de sua paixão inefável, todas anteriormente previstas.

Sua gloriosa Ressurreição anunciada aos seus discípulos, em catorze diferentes ocasiões, e a incredulidade de seus apóstolos até que as evidências obrigou-os a crer na verdade da ressurreição de seu Mestre.

Sua ascensão ao céu na presença de mais de cinco mil testemunhas.

O sobrenatural progresso da sua Igreja, apesar de todos os impossíveis naturais, físicos e morais.

Os estupendos milagres na terra confirmando a pregação dos Apóstolos, que de pescadores ignorantes e tímidos de repente tornaram-se médicos e conquistadores do mundo.

A força sobrehumana de seus nove milhões de mártires. (Cifra superior na atualidade)

O gênio dos Padres da Igreja destruindo todos os erros com apenas a manifestação da fé cristã.

A vida santa dos verdadeiros cristãos se opondo à corrupção e às fraquezas naturais dos homens.

A transformação social que o cristianismo causou e ainda está causando hoje, em todos os países onde penetra.

Finalmente, a sua duração, a imutabilidade do seu dogma, sua constituição, sua hierarquia católica: sua unidade indissolúvel em meio aos impérios que caem; das sociedades que se modificam; tudo prova que o dedo de Deus está aqui e que não está no poder do homem nem conceber, nem  preservar obra semelhante.

Então você tem a visão de que existe uma religião verdadeira, uma só, a religião cristã.

É a única religião que é o laço que nos liga a Deus, nosso Criador e nosso Pai.

A única que transmite a verdadeira doutrina religiosa e que Deus nos disse sobre si mesmo, sua natureza, suas obras, de nós, do nosso destino eterno, de nossos deveres morais.

Todas as outras supostas religiões que ensinam  o que o Cristianismo condena e condena o que o cristianismo ensina, tais como o paganismo, judaísmo, maometismo e outras, são todas falsas e, certamente, ruins.

Estas são invenções humanas, enquanto a religião é uma instituição divina. Elas são imitações sacrílegas da religião verdadeira como moeda falsa é imitação criminosa da verdadeira. Não seria loucura dizer: “Todas as moedas são boas”, sem distinguir a verdadeira da falsa?

Ainda seria mais insensato continuar repetindo essas palavras que acabamos de refutar. “Todas as religiões são boas”.

n/d

Isto é uma impiedade enorme ou uma enorme insensatez: uma impiedade se diz pela indiferença; uma loucura se diz por ignorância ou por falta de reflexão.

Fonte: Adelante la Fe - Todas las religiones son buenas? (Por Monseñor de Segur)

Via: Blog Roma de Sempre

======================

Veja também...

Francisco deu mais um passo para a formação da religião ecumênica do anticristo, com um video pedindo a união de todas as religiões, uma mensagem que todos os caminhos levam a Deus, ninguém necessita mais converter-se a Igreja Católica

Os judeus não precisam de Cristo para serem salvos. O Vaticano promove a rejeição de Jesus como Messias Salvador e dá um grande passo para ascensão do anticristo. Francisco, falso profeta, acabou de acelerar esse processo

Francisco na viagem a África: Entrou numa Mesquita, e virado para Meca, reverenciou a Maomé e de fato adorou a Alá. Você que se daclara católico aprova uma apostasia destas?

Papa Francisco: Eucaristia para os Luteranos? Francisco visita Igreja Luterana e ofereceu de presente um cálice para os Luteranos

Francisco reformador ecumenista quer a união de todas as religiões: O Bispo Dom Bernard Fellay, fala do falso ecumenismo

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne