Minas Gerais registra 54 novos casos suspeitos de dengue por hora, quase um registro por minuto


02.03.2016 -

n/d

Minas Gerais concentra mais de 1/4 dos casos suspeitos de dengue no Brasil. Do total de 170.103 registros, 48.098 foram dentro do território mineiro, o que corresponde a 54 notificações por hora ou quase uma por minuto. Minas é também o Estado com o maior número de suspeitas de dengue neste início de ano, bem na frente do segundo colocado, São Paulo, que tem 32.453 casos.

Os dados estão no último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde e levam em conta as cinco primeiras semanas do ano.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o Estado apresenta uma alta de 638% nas notificações (antes eram 6.517), o que faz a própria Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmar que esse pode ser o pior ano de sua história no combate à doença. E a tendência é que as suspeitas continuem aumentando.

n/d

O infectologista Carlos Starling afirma que, como há um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, os casos da doença devem manter uma crescente. “Uma vez que sabemos que não conseguimos ter um controle da infestação do mosquito, vai ser difícil fazer com que esses números recuem”,avaliou.

O especialista pondera que as epidemias de dengue também variam a cada ano em função do tipo de vírus em circulação. A suspeita é que o surto deste ano em Minas esteja relacionado ao vírus tipo 1 da dengue. No ano passado, São Paulo liderou o ranking de notificações no Brasil, causadas justamente por esse tipo de vírus.

“Como o vírus tipo 1 circulou em São Paulo e fez um número alto de contaminações, é natural que o Estado paulista tenha uma redução no número de casos neste ano, uma vez que uma grande parte da população já vai estar imune à doença. A suspeita é que o vírus 1 agora esteja circulando mais fortemente em Minas, o que não ocorreu nos últimos anos. Nesse caso, o Estado vai ter um grande número de pessoas que não têm imunidade a esse vírus”, explicou Starling.

n/d

Outra preocupação do especialista é a chegada da dengue tipo 2 em Minas. Hoje, esse vírus circula com maior incidência apenas no Nordeste. “Ele é mais agressivo e apresenta um maior número de complicações, o que pode aumentar o número de mortes”, disse.

Incidência. Minas também aparece entre os Estados com o maior número de casos proporcionalmente ao tamanho da população. O Estado registrou 230 notificações para cada 100 mil habitantes, atrás somente de Tocantins (248) e do Mato Grosso do Sul (284).

O assessor da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Fernando Avendanho, afirma que vários fatores influenciam no aumento do número de casos da doença. “O índice de chuvas, população suscetível, desastres naturais, baixo envolvimento da população na rotina de vistoria de suas casas, irregularidade no abastecimento de água, além de vários fatores imensuráveis”.

Segundo ele, a dengue é uma doença sazonal, e o número de casos tem oscilações ao longo dos anos em qualquer Estado. 

Casos graves

Alta. O número de casos de dengue com complicações também teve alta em Minas neste ano. Até agora foram 71 registros. No ano passado foram 41, o que representa um aumento de 73%.

Ranking. Minas Gerais lidera a lista de Estados com o maior número de notificações por dengue; foram 48.098 nas primeiras cinco semanas de 2016. Em segundo lugar aparece São Paulo, com 32.453, seguido por Paraná (12.255), Goiás (10.918) e Pernambuco (10.059).

Proporção. Minas e São Paulo juntos são responsáveis por metade das notificações no Brasil. Os casos em Minas representam 28% do total, e São Paulo tem 19%. Os dados levam em conta as suspeitas de dengue entre o dia 1° de janeiro e 6 de fevereiro.

Fonte: Jornal O Tempo

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8

 

Veja também...

Brasil deve se preparar para chegada de novas doenças, dizem cientistas

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne