Zika causa dano fetal em qualquer fase da gravidez, diz estudo cientifico


07.03.2016 - Zika Vírus é uma infecção causada e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

n/d

O vírus da zika pode causar danos ao feto em qualquer período da gestação, aponta um estudo realizado com gestantes do Rio de Janeiro e publicado no sábado (5) na revista científica "The New England Journal of Medicine". Até então, a hipótese era de que o risco fosse concentrado no primeiro trimestre, quando há mais chances de o vírus ultrapassar a barreira placentária e atingir o feto.

n/d

Feito por pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da Universidade da Califórnia, o trabalho mostrou que, na amostra estudada, de cada dez mulheres infectadas por zika, três tiveram bebês com defeitos congênitos. Entre os problemas, morte do feto, restrição de crescimento, danos na placenta e lesões no sistema nervoso central.

O estudo selecionou 88 gestantes que apresentaram sintomas de zika - como manchas avermelhadas. Dessas, 72 tiveram a doença confirmada por exame molecular no sangue e/ou na urina. Duas abortaram no início da gravidez. Das 70 restantes, 42 foram acompanhadas com ultrassonografia na gestação (as outras não aceitaram essa etapa). Elas tiveram infecção pelo zika entre a sexta e a 25ª semana de gestação. Nesse grupo, 29% dos fetos apresentaram problemas como restrição de crescimento intrauterino e alterações no sistema nervoso central.

n/d

Dois casos de morte fetal foram registrados após a 30ª semana de gestação. Num deles, a mulher foi infectada pelo zika durante a 25ª semana de gravidez. Em outro, na 32ª semana da gestação. "É um trabalho rigoroso e muito bem conduzido. Sugere fortemente que o zika pode comprometer o feto em qualquer período da gestação", diz o obstetra Thomaz Gollop, especialista em medicina fetal. "Mesmo que possa ter havido viés na seleção dessas mulheres, é um número muito alto de alterações fetais. Nas infecções por rubéola ou toxoplasmose não costumamos ver alterações tão avassaladoras", diz o infectologista Esper Kallas, professor da USP.

n/d

Para Kallas, o trabalho serve de alerta para outras más-formações, além da microcefalia, que ainda não estão sendo correlacionadas ao vírus. "É um estudo ainda pequeno, mas é a primeira evidência de associação [entre o zika e os casos de microcefalia]. É original, de relevância", diz o médico Luis Correa, professor na UFBA (Universidade Federal da Bahia). Segundo os autores, todas as mulheres estudadas eram saudáveis, com nenhum outro fator de risco ou complicações na gestação.

Fonte: www.bemparana.com.br

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo". (São Lucas 21, 23)

n/d

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

 

Veja também...

Colômbia: um país em pânico por causa do Zika, com aumento significativo no número de casos da rara síndrome de Guillain-Barré, que pode causar paralisia grave

Zika vírus: Governo de El Salvador pede para população não ter filhos até 2018

Brasil deve se preparar para chegada de novas doenças, dizem cientistas

Minas Gerais registra 54 novos casos suspeitos de dengue por hora, quase um registro por minuto

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne