Bispo Robert McElroy: A nova teologia de Francisco não exige uma mudança de vida (ou seja: viver sempre no pecado)


31.05.2017 - Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Por minha vida - oráculo do Senhor Javé -, não me comprazo com a morte do pecador, mas antes com a sua conversão, de modo que tenha a vida. Convertei-vos! Afastai-vos do mau caminho que seguis; por que haveis de perecer, ó casa de Israel". (Ezequiel 33, 11)

======================================

O ensino do papa Francisco representa uma "nova tradição teológica" que "não exige uma mudança de vida", o bispo de San Diego, Robert McElroy, recentemente disse aos graduados de teologia.

n/d

Em um discurso de início na Escola Jesuita de Teologia na Universidade de Santa Clara em 20 de maio, Bispo McElroy referiu-se à abordagem "pastoral" do Papa Francisco como um novo ramo da teologia que "começa com um abraço do amor divino" e reconhece que as pessoas que enfrentam desafios "esmagadores" são incapazes de seguir o Evangelho.

"Surgiu, nos últimos três anos, um ramo vibrantemente transformado da teologia católica que reivindica legitimamente seu lugar como elemento central da doutrina e prática católica", afirmou o bispo McElroy, "a teologia pastoral contida nos ensinamentos do papa Francisco". "

E, embora "existissem ensinamentos pastorais esplêndidos na tradição teológica católica em todas as épocas", disse o bispo de San Diego , o papa Francisco "aponta para uma compreensão da teologia pastoral, que é muito mais robusta".

"Exige que a teologia moral proceda da ação pastoral real de Jesus Cristo, que não exige uma mudança de vida", disse o bispo McElroy, "mas começa com um abraço do amor divino, prossegue a ação de cura e só então Requer uma conversão de ação em consciência responsável ".

O bispo reconheceu que algumas pessoas são confrontadas com "desafios de vida avassaladores" que os impedem de seguir o Evangelho, observou o relator católico nacional em um relatório sobre o discurso. "A teologia pastoral do papa Francisco rejeita uma noção de lei que pode ser cega à singularidade de situações humanas concretas, sofrimento humano e limitação humana", afirmou.

A Igreja Católica ensina que a salvação pode ser alcançada através do sofrimento, da morte e da ressurreição de Cristo, desde que se arrependa de seus pecados e apresente seu melhor esforço para viver de acordo com a lei de Deus. Ensina também que a graça de Deus está disponível para todos os que se aproveitam dela, recorrendo a Ele.

O bispo McElroy, um nomeado do Papa Francisco em 2015, disse aos participantes de uma conferência patrocinada pelo Vaticano em fevereiro na Califórnia, "Agora todos devemos ser disruptores" em relação a políticas de imigração e saúde propostas pelo presidente Trump.

Após um sínodo diocesano no outono passado, o bispo divulgou uma declaração sobre a implementação da exortação do Papa Francisco Amoris Laetitia em sua diocese, transmitindo uma das interpretações mais liberais do documento entre os prelados dos EUA.

n/d

Nela, ele encorajou a inclusão e o abraço das famílias (casais homossexuais) LGBT e indicou que a Igreja em São Diego estava aberta para permitir que os católicos divorciados e ressurgidos sem anulação recebessem a Eucaristia em alguns casos.

n/d

O bispo disse no verão passado em uma entrevista que o Catecismo da terminologia da Igreja Católica identificando atos homossexuais como "intrinsecamente desordenado" é "linguagem muito destrutiva que eu acho que não devemos usar pastoralmente"

Os comentários do bispo McElroy sobre o massacre terrorista de junho passado em uma discoteca gay de Orlando focada em fanatismo anti-homossexual, dirigida a um ponto dentro da Igreja Católica , como ele chamou de ataque terrorista "um apelo para nós como católicos para combater cada vez mais vigorosamente o anti- Preconceito gay que existe na nossa comunidade católica e no nosso país".

No começo, o bispo McElroy recebeu um médico honorário de grau de divindade. Ele obteve um licenciado em teologia sagrada em 1985 da Escola dos Jesuítas de Teologia da Universidade de Santa Clara, a escola uma faculdade membro da União Teológica de Pós-Graduação de Berkeley.

O decano da escola elogiou a defesa do bispo McElroy para os imigrantes e os pobres, dizendo que "foi vital para o nosso diálogo nacional em um momento de grande mudança".

"Com um profundo intelecto e um coração de pastor, você encarna de várias maneiras como o Papa Francisco nos chama a viver nossa fé de forma pensativa e compativiente em meio às complexas realidades da vida humana". Kevin O'Brien disse.

O bispo McElroy pediu aos professores da escola jesuíta de teologia que se concentrassem na teologia pastoral do papa e colocassem "no centro e na vida desta instituição".

"Será um dos maiores projetos teológicos de nossa época para entender como essa nova tradição teológica deveria ser formada", disse ele, "como pode trazer unidade, energia e percepção da interseção da fé católica e do mundo moderno".

Fonte: www.lifesitenews.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Diocese dos EUA: Francisco guiou nosso trabalho, para permitir que estudantes transgênero e filhos de casais homossexuais, sejam admitidos nas escolas católicas

Padre nomeado por Francisco para Escritório de comunicações do Vaticano, declara: Os católicos podem ter uma surpresa quando eles chegarem ao Céu para serem saudados por homens e mulheres homossexuais. Alguns dos Santos são provavelmente gays

A Nova Igreja modernista, que agrada aos homens e não mais a Deus: Arcebispo de Newark (EUA), Cardeal Joseph Tobin, abençoa peregrinação gay, e convida os fiéis a associarem-se às famílias lésbicas, gays e transexuais nesta peregrinação

Sem limites para apostasia na Igreja, quando blasfemam abertamente: Freira queridinha do papa Francisco, declara em programa da TV espanhola, que a Imaculada Virgem Maria e o Santo São José, tiveram relações sexuais

O Papa, só ou em Concílio, não pode contradizer o que está contido explicita ou implicitamente na Divina Revelação. Nem o que já foi definido ou dado como certo por seus predecessores ou o que foi sempre e universalmente crido e ensinado na Igreja

Papa Pio XII adverte sobre uma Igreja que relaxa a Lei de Deus, adaptando-a ao gosto dos desejos humanos, em lugar de proclamá-la e defendê-la em voz alta

Revelações de Jesus a Santa Brigida: A Igreja tomada de assalto pelos inimigos, que pregam uma falsa misericórdia para justificar a prática do pecado. Com estes falsos católicos será feita Justiça

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne