O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: não desprezes o ensinamento de tua mãe. (Provérbios 1, 7-8)


08.09.2017 -

A mãe segundo a vontade de Deus – por Padre J. Berthier

n/d

"O temor de Senhor é o princípio da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: não desprezes o ensinamento de tua mãe" (Provérbios 1, 7-8).

«Ensinai à criança desde a sua mais tenra moci­dade, escrevia Bossuet, e por assim dizer, desde o berço, o santo temor de Deus.» Com esta virtude, vir-lhe-ão ao mesmo tempo, todos os outros bens.— «Não é efetivamente, pergunta Mgr. Dupanloup, este temor religioso que inspira à criança o amor do trabalho, a pureza dos costumes, a docilidade, o respeito para convosco, e o respeito para com ele próprio? Que é o pudor, tão belo e tão puro na fronte da mocidade, tão santo e tão nobre nos olhares da idade madura, tão venerável sob os cabelos brancos do velho, senão a mais elevada deli­cadeza do respeito, e do temor de Deus?… Sejam quais forem os defeitos, direi mesmo os vícios natu­rais de uma criança…. se nós pudermos abrir o seu coração ao amor e ao temor de Deus, tudo se torna fácil, com o tempo e com a paciência, e então es­pero tudo, não só pelo presente, mas especialmente pelo futuro.»

Lê-se nos livros santos que o patriarca Tobiasy tendo tido um filho a que deu o seu nome, ensi­nou-lhe a temer a Deus, desde a infância, e a abs­ter-se de todo o pecado.» Mais tarde, este santo velho julgando a morte próxima, chamou o filho e disse-lhe: «Escuta meu filho, as palavras do teu pai: conserva Deus no teu espírito todos os dias da tua vida, e guarda-te de consentir em algum pecado e de violar os preceitos do Senhor. Passamos, é ver­dade, uma vida pobre, mas teremos muitos bens, se temermos a Deus, e fugirmos de toda a iniqui­dade.»

n/dn/d

Não é assim que raciocinam hoje alguns pais indiferentes. Conservando por seus filhos, não sei que solicitude, preservando-os com cuidado do cer­tas desordens, que o próprio mundo sabe exterminar, nada lhes dizem, acerca do respeito que devem a Deus e à Sua lei. Insensatos! edificam sobre areia, vêem menosprezada a sua autoridade, que só o temor de Deus pode fazer respeitar, e deixam os seus filhos, sem defesa, contra os ataques do demônio, do mundo e da carne !

«Ai das educações, exclama o ilustre bispo de Orleans, a que não preside o santo nome de Deus, e onde raras vezes se fala nele.» Ai das mães que não sabem inspirar o temor de Deus a seus filhos! Preparam para si próprias um cálice de amargura bem cheio de lágrimas e de dores!

Devem, pois, as nossas leitoras aproveitar a oca­sião de falar muitas vezes a seus filhos na grandeza de Deus, no Seu poder, na Sua glória e na Sua infi­nita majestade.

«Oh! meus filhos, lhes dirão, Deus é o rei imortal dos séculos. Ouvindo o Seu nome, todos os joelhos se dobram, nos Céus, na terra e no inferno. Milhões de anjos obedecem, tremendo, às Suas ordens; com três dedos sustenta a terra. Criou tudo com uma só palavra, e com uma só palavra, tudo pode destruir. A Sua imensidade enche o universo.»

n/d

Como nada há que seja mais capaz de imprimir no coração o temor de Deus como o quadro do juízo final e a descrição dos suplícios eternos do inferno, uma mãe cristã, reunindo os filhos sobre os joelhos, ou em volta dela, dir-lhes-á com a força, que só a fé viva sabe inspirar: «No fim do mundo, meus filhos, ao som estrepitoso da trombeta final, ressus­citarão todos os homens.  Aí aparecerá Jesus Cristo, o Filho de Deus, feito homem, que virá sobre as nuvens com grande poder e majestade, assentado sobre um trono brilhante e cercado de todos os anjos que lhe farão cor­tejo.

n/d

Ao lado de Jesus Cristo se assentarão, para julgar com Ele o mundo os doze Apóstolos que anun­ciaram o Seu Evangelho. Então serão abertos os livros, em que estão escritas todas as ações dos homens, todas as suas palavras, todos os seus pen­samentos. Os justos verão todas as suas boas obras manifestadas aos olhos do universo, e ouvirão essa feliz sentença, que fixará a sua felicidade eterna: «Vinde benditos de meu Pai, possuir o reino que vos foi preparado desde o princípio do mundo».

«Mas qual não será a confusão dos maus, quando virem desvendados aos olhos dos anjos e dos ho­mens todos os crimes da sua vida, até os cometi­dos em segredo, os pensamentos e os mais re­cônditos sentimentos! O Senhor revelará a sua vergonha às nações e a sua ignomínia aos rei­nos! Serão um objeto de horror para os anjos, para os homens, e até para eles próprios. Não sa­bendo como fugir ao olhar irritado de Jesus Cristo, que não terão forças para impedir, gritarão às mon­tanhas: Caí sobre nós e escondei-nos, sepultai-nos sob as vossas ruínas. Será tudo em vão, porque a terrível sentença: Retirai-vos de mim, malditos: ide para o fogo eterno que foi preparado para o demônio e seus anjos, os sepultará para nunca mais morrerem, e para sofrerem sempre, nos abis­mos do inferno.

«Ó meus filhos, o inferno  Sabeis o que é o inferno? O inferno é a privação de todos os bens, e o conjunto de todos os males. A criança que tiver a desgraça de cair neste golfo, onde habita um eterno horror, estará privada de seus pais, de sua mãe que ela amava, de seus amigos, de todos e de tudo que lhe poderia trazer alguma consolação. Estará separada de Deus, o soberano bem das almas, separada de Maria, sua mãe do Céu. Só terá por sociedade os demônios, seres degradados e horríveis à vista, que o atormentarão sem cessar, e se encarniçarão em fazê-lo sofrer. E aí, com todos os malvados do mundo, que morreram sem fazer penitência, com os blasfe­mos, os sacrílegos, os assassinos, os ladrões, apenas será rodeado de trevas, e verá um fumo espesso misturado com chamas. Ouvirá blasfêmias, choros e ranger de dentes; e sentirá cheiros insuportavelmente fétidos. De todos os lados será cercado de cha­mas; nadará num tanque de fogo, donde nunca poderá atingir as extremidades exteriores; este fogo o devorará sem o consumir; viverá sempre e nunca ninguém lhe irá levar uma gota de água, para miti­gar uma sede ardente, de que será atormentado. Meus filhos, temei a Deus, e os Seus julgamentos. Quem poderá habitar com esse fogo devorador? Quem resistirá à cólera de Deus?

Estas lições, repetidas com unção, e a propósito, incutirão no ânimo das crianças o temor da justiça divina. É bom, porém, evitar, que à mais leve tra­vessura, à mais desculpável desobediência, se ameace logo a criança com os suplícios do inferno; porque isso seria contraproducente. E seria falsear a cons­ciência duma criança, ameaçando-a, do que por uma leve falta, atraía sobre si os castigos eternos de Deus. Só o pecado mortal é que abre o inferno à alma.

Fonte: http://catolicosribeiraopreto.com

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra..." (Deuteronômio 31, 13)

"Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar". (Provérbios 22, 6)

n/d

"Convertei-vos às minhas admoestações, espalharei sobre vós o meu espírito, ensinar-vos-ei minhas palavras". (Provérbios 1, 23)

“Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (São Mateus 19, 14)

n/d

 

Veja também...

Carta aberta a um pai cansado: É da natureza humana os filhos imitarem os pais. Para o melhor ou para o pior

Defendei valorosamente a plena liberdade que a Igreja tem de ensinar, em virtude de sua missão divina! Reivindicai também a plena liberdade dos pais de dar a seus filhos uma educação e instrução católicas

Lembrando uma mensagem de Deus aos corações, nas palavras de uma menina cristã de 10 anos, refugiada iraquiana, fugindo dos que perseguem os cristãos

Exemplo de amor ao próximo a ser seguido: Menina faz 6 anos e troca presentes de aniversário por doações para asilo

Em Santa Catarina, menino ganha alimentos para doar as familias carentes, em vez de presentes no aniversário

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne