Francisco abre as portas da Igreja à uma teologia estranha: Seu Consultor do Pontifício Conselho da Cultura, apreciador dos escritos da Irmã Maria Teresa Forcades, que promove a aceitação da homossexualidade e a união gay na Igreja


05.02.2018 -

Bergoglio abre as portas da Igreja Católica para uma "teologia estranha"? A questão surge depois de aprender que para orientar os exercícios espirituais os tradicionais exercícios espirituais de Ariccia endereçados ao próprio Papa Bergoglio e aos membros da Cúria Romana foi chamado o poeta-sacerdote português José Tolentino de Mendonça, conhecido por ser um fã de Irmã Maria Teresa Forcades i Vila, teóloga conhecida por suas posições "estranhas", que nestes dias está na Itália para apresentar seu livro.

Todos somos diferentes! Para uma teologia queer. (Castelvecchi Editore).

n/d

De acordo com o L’Osservatore Romano, os futuros exercícios espirituais da Quaresma programados de 18 a 23 de fevereiro em Ariccia no Maestro da Casa del Divin serão realizados pelo poeta-sacerdote, vice-chanceler da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Pontifício Conselho da cultura, que escolheu o "Elogio da sede" como o tema da sua meditação.

Mas quem é a irmã Teresa Forcades? La Forcades é uma freira clausurada no mosteiro beneditino de Montserrat que viaja pelo mundo para espalhar o verbo homossexual de hoje dentro da Igreja Católica. Neste papel, ela falou na quinta-feira, 1 de fevereiro, em Reggio Emilia, como parte de uma série de conferências sobre o tema "A teologia das mulheres" Destinado a promover a aceitação da homossexualidade na Igreja Católica, da qual, como explicado pelo site dos cristãos LGBT Gionata.org, "as mulheres teólogos são protagonistas que com a sua capacidade de analisar conseguem caracterizar e dar um valor específico para Pensamento teológico, para oferecer um novo ponto de vista, diferente, renovando, inclusivo destinado àqueles que se sentem nas "margens" da igreja. Entrevistado à margem da sua apresentação, a freira espanhola enfatizou como a relação entre a Igreja e a homossexualidade finalmente mudou graças ao advento do Papa Francisco que tentou fazer o possível através do Sínodo sobre a família para sofrer mutações A atitude da igreja em relação à homossexualidade:

"O Papa Francisco penso eu que ele tentou dar um passo em frente neste sentido com o Sínodo da família, não conseguiu fazê-lo, mas não é a mesma atmosfera que quando não havia Papa Francis. Por exemplo, a irmã Gramick, que trabalhou por muitos anos nos Estados Unidos para a aceitação não só da homossexualidade, mas também da atividade homossexual, do amor físico homossexual, disse que desde que o Papa Francis chegou, ela já não tinha a Pressão que ela sofria antes por não fazer este tipo de apostolado.

Assim, Forcades tem apontado como na América do Sul e Oceania, as igrejas locais estão fazendo importantes "passos para a frente" no diálogo com os homossexuais. De uma forma mais rápida do que na Europa, no entanto, admitindo que, nos últimos tempos, precisamente desde a chegada do Pontífice argentino, mesmo no que diz respeito à sua experiência está encontrando muito mais portas abertas: "a minha experiência até à data é que Eu encontrei mais pessoas e pessoas me apoiando, apoiando-me e de pé ao meu lado.

Forcades é consequentemente uma irmã claramente "implantada" que nunca fêz um segredo de suas posições heterodoxas no campo da sexualidade e da "renovação" da igreja e para esta razão é comemorada e carregada na palma da mão pelo mainstream cultural, favorável a uma "revolução queer" dentro da Igreja Católica.

Em 19 de abril de 2015, entrevistada pelo Corriere della Sera, à questão de saber se ela era ou não favorável ao casamento gay, a Irmã Teresa Forcades respondeu o seguinte:

"Sim, porque as identidades sexuais não devem ser consideradas como caixas fechadas que Deus quer complementar entre si e deve permanecer para sempre, fixado em papéis definidos e separados. Eu vivo no mundo e vejo pessoas do mesmo sexo que se amam e me perguntam: "Por que deveria estar errado?". Parecem felizes, eles realmente se amam. Por que então não deveriam ser abençoados? Por que não dentro da Igreja? Porque não devemos nos alegrar na frente do amor, seja qual for a forma que assumam".

Alguns meses depois, em 9 de fevereiro de 2016, La Repubblica havia esclarecido ainda mais seu pensamento sobre o assunto, respondendo a pergunta:

"O que você acha das uniões civis e dos casamentos homossexuais, pode ser considerado um sacramento, pode trabalhar aos olhos de Deus e da sociedade?", ela disse as seguintes palavras:

"Um sacramento é a manifestação do amor de Deus no espaço e no tempo. O amor é sempre o sacramento de Deus".

n/d

"Se ele respeitar a liberdade do outro. O amor possessivo, pelo contrário, mesmo que seja entre um homem e uma mulher, pode não ser sacramental no sentido profundo do termo".

n/d

Quando perguntado sobre seus pensamentos sobre as crianças "adotadas" por uma família homossexual, com dois pais ou com duas mães, o teólogo queer explicou que não via nenhum tipo de problema:"Sim, absolutamente. O que as crianças precisam é um amor adulto, amadurecido e responsável por pais que colocam suas necessidades antes dos seus e que sabem, ao mesmo tempo, estabelecer os limites certos e ajudá-los a crescer. O fato de crescer com duas mulheres ou dois homens não é problema ".

Parece, portanto, inconcebível, se não revelador um "projeto político" preciso dentro da Igreja Católica, a escolha do Vaticano para chamar a liderar os exercícios espirituais de Ariccia, José Tolentino de Mendonça, um sacerdote conhecido por seu vínculo com uma personagem tão "exposta" e discutida como irmã Teresa Forcades. Uma ligação fundada em uma clara semelhança de pensamento atestado por um livro da freira catalã intitulado, a Teologia  Feminista na história, em que o sacerdote-poeta dedicou um prefácio lisonjeiro em que ele tece os louvores das idéias originais da autora dos quais o Ocidente (e a Igreja), como você lê, faria bem e faria um tesouro: Talvez a história do Ocidente teria sido diferente se tivesse sido adotada uma maneira simbólica, aberta e sensível de abordar as gramáticas reais em vez das gramáticas triunfais e inequívocas que conhecemos . Eu repito: talvez a história fosse diferente. E é precisamente aqui que este trabalho extraordinário de Teresa Forcades i Vila, a teologia feminista da história, que o leitor tem em mãos, vem em nosso socorro ".

Tolentino de Mendonça enfatiza então como o apostolado dos Forcades deve ser tomado como modelo para "libertar" o cristianismo dos laços dogmáticos do passado e do presente:

"Teresa Forcades i Vila é um nome que, por muitos motivos, vale a pena ter presente (...) Onde quer que aja, seu método é corajosamente o mesmo: indicar contradições e buscar alternativas de interpretação que apoiem uma quebra de significado e civilização. Uma das convicções com que este livro nos deixa é que o futuro do cristianismo depende muito do processo de despejo que podemos fazer do passado e do presente. Há muito silêncio, há muita vida submersa, há uma repressão cultural que faz a história, na sua versão dominante, esconder o que coloca em questão e movê-la em outras direções. O Evangelho de João diz que "o Espírito sopra onde ele quer" (Jn 3, 8), mas a história nem sempre o conhece. Agora, precisamos ouvir o mesmo dito de outra forma, sinalizado por outras vozes, por palavras incomuns, a partir de outras experiências ".

O mérito da Irmã Forcades, novamente de acordo com Tolentino de Mendonça, seria, portanto, destacar a importância da ética da relação livre de normas rígidas e codificadas: "Teresa Forcades i Vila lembra o essencial: que Jesus de Nazaré não codificou ou regulou. Jesus viveu. Ou seja, ele construiu uma ética do relacionamento; ele somatizou a poética de sua mensagem na visibilidade de sua carne; ele expôs seu corpo como uma premissa ".

Quais os frutos espirituais que os participantes podem obter para os exercícios espirituais de Ariccia com essas premissas? (Lupo Glori)

Fonte: www.corrispondenzaromana.it  via www.sinaisdoreino.com.br

==========================

Lançamento do livro "A Teologia Feminista na História" -  de Teresa Forcades

Prefácio escrito por José Tolentino de Mendonça (Consultor do Pontifício Conselho da Cultura)

 

Nota de www.rainhamaria.com.br

Sempre lembrando do Catecismo da Igreja... ao menos neste momento, enquanto estes "lobos em pele de cordeiro", a serviço do demônio, não "reescrevem" um novo Catecismo adaptado as modas do mundo, que agrada aos homens desta "Sodoma moderna" e não mais a DEUS.

Catecismo da Igreja Católica - Sobre castidade e homossexualidade

2357- “A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (Gn 19,1-29; Rm 1,24-27; 1Cor 6,9-10; 1Tm 1,10), a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados” (CDF, decl. Persona humana, 8). São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados”.

Lv 18, 22: “Não te deitarás com um homem como te deitas com uma mulher. É uma abominação”.

Lv 20, 13: “O homem que se deita com outro homem como se fosse uma mulher, ambos cometem uma abominação, deverão morrer, e o sangue cairá sobre eles”.

Rm 1, 26s: “Deus os (pagãos) entregou-se a paixões aviltantes: suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza; igualmente os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejo uns para com os outros, praticando torpezas homens com homens e recebendo em si mesmos a paga da sua aberração”.

1Cor 6, 9s: “Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos iludais! Nem os impudicos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus”.

2358- Um número significativo de homens e mulheres tem tendências homossexuais profundas. Essa inclinação, objetivamente desordenada, constitui para a maioria deles um teste autêntico. Eles devem ser bem-vindos com respeito, compaixão e delicadeza. Todos os sinais de discriminação injusta serão evitados. Essas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em suas vidas e, se elas são cristãs, unirem ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.

2359- As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Através de virtudes de auto-domínio que educam a liberdade interior, e às vezes através do apoio de uma amizade desinteressada, oração e graça sacramental, eles podem e devem aproximar gradualmente e resolutamente a perfeição cristã.

 

Veja também...

Vaticano contrata empresa que promove ativismo gay para simplicar e unificar suas comunicações

A nova Igreja que serve a Sodoma moderna, que agrada aos homens e não mais a Deus: Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Reinhard Marx, aprova a benção dos casais homossexuais

A face da nova Igreja da (falsa) misericórdia: Bispo Franz Josef, vice-presidente da Conferência Episcopal Alemã, pediu um debate sobre a possibilidade de se abençoar os relacionamentos homossexuais

A face da nova Igreja da (falsa) misericórdia: Bispo Franz Josef, vice-presidente da Conferência Episcopal Alemã, pediu um debate sobre a possibilidade de se abençoar os relacionamentos homossexuais

Padre nomeado por Francisco para Escritório de comunicações do Vaticano, declara: Os católicos podem ter uma surpresa quando eles chegarem ao Céu para serem saudados por homens e mulheres homossexuais. Alguns dos Santos são provavelmente gays

A Fumaça de Satanás na Igreja: Os Bispos da Irlanda usam os ensinamentos de Francisco para promover casais homossexuais, como novo conceito de família no Encontro Mundial de Famílias de 2018

Cardeais do Fim dos Tempos: Cardeal Vincent Nichols, da Grã-Bretanha, acolhe organização homossexualista, que deseja ver a aceitação das relações homossexuais pela Igreja

Bispo Athanasius Schneider: A respeito dos católicos, que dizem estar tudo bem, apesar da situação desastrosa da Igreja, no Julgamento de Deus, será perguntado: Por que você não levantou sua voz para defender a Verdade?

Cardeal Raymond Burke: A confusão e o erro na Igreja Católica em relação ao ensino fundamental sobre casamento e família são tão graves que o final dos tempos pode ter vindo sobre nós

Revelações de Jesus a Santa Brigida: A Igreja tomada de assalto pelos inimigos, que pregam uma falsa misericórdia para justificar a prática do pecado. Com estes falsos católicos será feita Justiça

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne