China: Empresas controlam as emoções dos empregados


31.05.2018 -

De olho na produtividade, algumas empresas estão usando sensores cerebrais para monitorar os sentimentos dos funcionários em tempo real

n/d

Bem-vindos ao mundo da transparência total, muito além da visão de George Orwell!

A partir de agora, na China, todas as emoções que os funcionários sentem são detectadas em tempo real por seus patrões. Isso inclui: depressão, tristeza, raiva, estresse, fadiga, excitação…

Doze empresas como companhias de transportes, logística e empresas do setor energético já instalaram o inédito sistema de vigilância. Os equipamentos com sensores cerebrais conectados diretamente a um sistema de inteligência artificial de computadores são capazes de detectar as emoções dos empregados.

Do “espaço aberto” ao “cérebro aberto”

Segundo os idealizadores do programa financiado pelo governo chinês, o controle das emoções deverá fomentar a produtividade dentro das empresas. “Um empregado muito sensível em um cargo chave pode afetar toda a cadeia de produção”, explica ao South China Morning Post o professor Jin Jia, responsável pelo desenvolvimento da novidade.

“Quando o sistema detecta um problema, o gestor pede ao empregado que tire um dia de folga ou trabalhe em uma função menos crítica. Algumas funções requerem uma concentração significativa e não admitem nenhuma margem de erro”, diz o professor.

A nova tecnologia revela cruelmente a ausência de uma lei que limite o uso deste tipo de sistema na China. Infelizmente, as questões de privacidade e exploração de dados pessoais foram absurdamente ignoradas.

Visto em: pt.aleteia.org

 

Veja também...

Inteligência Artificial, novo pesadelo?

Sinal dos Tempos: Robô que abre portas da Boston Dynamics agora luta contra seres humanos

Vídeo mostra futuro com enxame de drones assassinos: Permitir que máquinas escolham matar seres humanos será devastador para nossa segurança e nossa liberdade, declarou professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia

Uma prévia da Marca da Besta? Milhares de suecos implantaram microchips em sua mão para substituir chave, dinheiro e documentos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
http://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne