Sinal dos Tempos: Idoso espera por cirurgia ortopédica há oito anos no Rio de Janeiro


19.06.2018 -

A fila para quem espera por uma cirurgia ortopédica no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) no Rio de Janeiro reúne 15 mil pessoas. Algumas delas esperam por uma intervenção cirúrgica há anos. É o caso de Carlos Alberto de Abreu e Silva, aposentado por invalidez, que aguarda por uma operação para trocar a prótese da perna há oito anos.

“Eu tenho que pedir ajuda para as pessoas, mesmo com a muleta. Eu sempre preciso da ajuda de uma ou duas pessoas para entrar no carro, para sair do carro. É muita dificuldade”, explicou o paciente, que não tem previsão de quando será atendido.

Em 2010, ele entrou na fila do Into, que é administrado pelo Ministério da Saúde e considerado como uma referência nacional em casos de média e alta complexidade. Naquela época, o número que ele recebeu foi 182.

Porém, algum tempo depois, ele caiu em casa, quebrou o fêmur e deslocou a prótese. Como a instituição não possui emergência, ele teve que esperar na fila.

Em 2011, ele era o número 149. Em 2014, era o paciente 144. Atualmente, Carlos é a pessoa de número 46 esperando por ajuda.

Carlos afirma que o melhor momento do seu dia é quando ele dorme.

n/d

Ele declarou: “Eu só queria que olhassem para mim e para as outras pessoas com um pouquinho mais de humanidade, de respeito e de carinho e de caridade e de misericórdia”.

O problema não é novo. Em 2015, eram 13.612 pacientes na fila. Atualmente, são 15 mil pessoas que esperam.

Visto em: G1 noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará". (São Mateus 24, 12)

"Como se transformou em prostituta a cidade fiel! Antes era cheia de direito, e nela morava a justiça; agora, está cheia de criminosos! A sua prata tornou-se lixo, o seu vinho ficou aguado. Os seus chefes são bandidos, cúmplices de ladrões: todos eles gostam de suborno, correm atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e a causa da viúva nem chega até eles.  Pois bem! Ai de vós! - oráculo do Senhor Javé dos exércitos, o Poderoso de Israel. Eu vingar-Me-ei dos meus inimigos e pedirei satisfação aos meus adversários. Voltarei a minha mão contra ti, para te limpar com soda e tirar a tua impureza". (Isaias 1, 21-25)

"Ouvi a palavra do Senhor, príncipes de Sodoma; escuta a lição de nosso Deus, povo de Gomorra: Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. Ai de vós, que ajuntais casa a casa, e que acrescentais campo a campo, até que não haja mais lugar, e que sejais os únicos proprietários da terra". (Isaias 26)

"Debaixo do sol, observei ainda o seguinte: a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniqüidade ocupa o lugar da justiça". (Eclesiastes 3, 16)

"Pus-me então a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis aqui as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los". (Eclesiastes 4, 1)

n/d

"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12)

"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!" (Amós 8, 4)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne